barba comprida

Barba comprida: como estimular o crescimento da barba?

Hoje, a barba consegue mostrar bastante estilo e virou moda entre os homens. O problema é que, da mesma forma que o cabelo pode encontrar dificuldade para crescer, a barba também pode. Se você já disse “minha barba não cresce” ou “quero ter uma barba comprida”, então você está no lugar certo.

Estamos aqui para ajudar a resolver esse pequeno probleminha e fazer a sua barba bater no pé! Brincadeiras à parte, nas próximas linhas vamos dar dicas que você precisa seguir se quer ter a barba comprida que sempre sonhou!

Capriche nos cuidados diários

É muito importante procurar produtos específicos para aplicar na barba, afinal, não pode sair passando qualquer coisa nos fios, sem se ligar se o produto tem componentes químicos, se faz bem à pele e aos fios e, principalmente, se o produto é feito, de fato, para a barba.

Shampoo de cabelo é um erro clássico, porque muitos acham que não compensa comprar o produto específico. Cilada máxima, meu caro! O shampoo de barba é feito justamente com ingredientes e composições para atender às necessidades e características do rosto e dos pelos.

Os produtos de cabelo visam controlar muito mais a oleosidade, que por sinal é muito maior no couro cabeludo, e a hidratar fios mais finos, o que já não é o caso da barba. Então, sem mais desculpas esfarrapadas ou economias desnecessárias! Separe logo um espaço para os produtos específicos na nécessaire.

Tenha uma boa alimentação

Nós somos o que comemos. Essa frase clássica, apesar de antiga, é a mais pura verdade. Você pode encontrar na alimentação todos os nutrientes necessários para fazer a sua barba crescer de forma rápida e saudável. Veja alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta.

  • Proteínas: uma vez que os fios são constituídos de diversas proteínas como a queratina, a presença desse grupo alimentar está diretamente ligada ao crescimento dos cabelos em qualquer parte do corpo.
  • Vitaminas específicas: nós devemos consumir todo s os tipos de vitaminas, mas se você quer ter uma barba comprida, deve investir mais nas B3, B5, B6, B12 e A.
  • Evite açúcar: alimentos que têm grande quantidade de açúcar, como o pão, devem ser evitados.

Antes que você pergunte, ninguém é obrigado a deixar de comer aquele X-tudo da esquina ou abrir mão dos churrascos com os brothers. A questão aqui é: dá para fazer de tudo sem exageros. É possível equilibrar as coisas e, principalmente durante a semana, focar numa dieta mais bacana e saudável!

Faça massagens no rosto

Uma ótima maneira de estimular a circulação da face é fazendo massagem, esfoliando pele e barba. Com o aumento do fluxo sanguíneo na região, mais nutrientes serão levados para os fios, fazendo com que eles cresçam mais rapidamente.

O ideal é massagear o rosto todos os dias, entre 10 ou 15 minutos, para obter uma barba comprida e benefícios duradouros. Você pode fazer essa massagem em casa, sem a necessidade de conhecer uma técnica específica de massagem facial.

Por fim, vale ressaltar que nenhum outro produto a não ser o esfoliante facial consegue limpar a pele de forma tão profunda, meio que “abrindo os caminhos” para que novos fios venham a se desenvolver.

Limpe bem a peleágua na cara

Muitas vezes os poros do nosso rosto ficam tampados pela poeira a que são expostos todos os dias. Isso acaba impedindo muitos fios de crescerem. Uma pele que está sendo limpa frequentemente e bem hidratada é um local saudável para a sua barba se desenvolver melhor.

Uma dica bem importante é sempre evitar água muito quente! Sendo assim, opte por uma temperatura natural ou, no máximo, morna. O calor pode causar o ressecamento da pele e a quebra dos fios mais sensíveis, prejudicando diretamente o visual que você sempre buscou cuidar.

Durma bem

O sono é um dos grandes aliados de uma barba comprida e bonita. É nesse momento que o nosso organismo repõe as energias, e dormir pouco pode dificultar o crescimento dos fios. Portanto, nada de virar as noites acordado — a não ser que tenha um bom motivo, como aquela festa, uma noitada maneira ou a companhia de alguém especial. Fora isso, qualquer dificuldade para dormir precisa ser levada em consideração e deve-se buscar a ajuda de um médico.

Dormir mal vai tirar sua disposição, desequilibrar seu organismo e estimular o estresse — isso sem contar naquela olheira maldita que nunca é bem-vista no rosto de ninguém, concorda?

Fuja do estresse

Você sabia que o estresse pode prejudicar diretamente o seu visual, inclusive sendo um fator crucial para a queda de cabelo? Pois é, irmão, tem que relaxar sempre e buscar a melhor qualidade de vida possível! Senão, bye bye barba comprida ou qualquer tentativa de ostentar um volume no rosto!

Por mais estressante que esteja a rotina ou a vida, recorra a alternativas que ocupem a sua mente com atividades agradáveis, como esportes, uma trilha, aquela trip de final de semana com os amigos ou um camping selvagem para apagar os problemas da cabeça. Mova-se e não deixe o estresse consumir você!

Pratique atividades físicas

Aproveitando o gancho do último tópico, manter o corpo em movimento também ajuda na aparência e no cultivo de uma barba comprida. Não acredita? Então, vamos lá! Para quem não sabe, a questão hormonal está ligada diretamente ao desenvolvimento da barba, dos cabelos, da pele etc.

O hormônio masculino fundamental para definir esses traços é a testosterona. Nesse complexo repleto de detalhes, células e nutrientes, tem uma parada chamada DHT, que é uma subcategoria da testosterona e é, basicamente, quem define se o cara vai ser barbudo ou não, se a barba será cheia ou falhada, se vai ser careca ou cabeludo.

A gente já nasce com isso, e até hoje a medicina não conseguiu alterar muita coisa. No entanto, o funcionamento desse sistema pode ser estimulado, e o principal “fator de propulsão” é a atividade física. Portanto, levanta desse sofá aí e bora suar!

Invista também em acessórios

Às vezes o cara já tem um volume considerável no rosto, mas não dá pra chamar de barba comprida simplesmente porque o visual tá meio desleixado e bagunçado! Qual é, né barbudo? O que custa dar aquele “tapa” final depois do banho e, com um pente de madeira, desembaraçar os nós e escovar os fios para que eles estiquem ao máximo?

Para isso, conte com estes acessórios: pente ou escova! Nada de aproveitar os itens que usa no cabelo também! Afinal, como já falamos, cada coisa tem suas funções! Imagina que péssimo seria pegar caspa na barba só porque você não separa os equipamentos de cabelo e barba?

Ah, e aproveitando o gancho, não esqueça sempre de enxugar o pente e nunca guardá-lo úmido. Afinal, ninguém quer criar fungos no armário, não é mesmo?

Aposte em um balm

Barbudo que não tem balm nem é gente! Caraca, pegamos pesado agora, né? Brincadeira, mas entre todos os cosméticos essenciais na vida do cara que ostenta o mínimo de volume no rosto, o balm é o mais indispensável.

Estamos falando de um produto bem completo, que hidrata, perfuma, dá brilho e, de quebra, ajuda a modelar de uma forma muito mais natural. Quem quer ter uma barba comprida não pode abrir mão de uma parada dessa!

Por isso, separe também um espacinho no nécessaire para o balm e passe a utilizá-lo todos os dias! Já na primeira “engomada” você vai perceber a diferença que faz e ainda proporcionar uma sensação incomparável e refrescante ao rosto!

Capriche na hidratação

Mesmo que o balm já cumpra essa função, dependendo do ambiente e até da qualidade dos seus pelos e da pele, a barba tende a ressecar. Afinal, ela vai ficar mais exposta ao sol e ao vento, também correndo o risco de quebrar as pontas por causa do tamanho, entre outros fatores.

Por esse motivo, é preciso redobrar a atenção e os cuidados, especialmente no que tange à questão da hidratação. Em primeiro lugar, você precisa sempre lembrar de beber água e ingerir líquidos durante o dia, depois não abrir mão de nenhum produto ou dica que citamos acima. Para complementar e garantir a barba mais hidratada possível, recorra a produtos específicos para esse fim, como é o caso dos óleos.

Além de serem compostos naturais, nada é mais efetivo do que esse produto para manter os fios sempre hidratados e brilhosos praticamente o dia inteiro. Anote mais essa dica para o “arsenal” perfeito para a barba comprida!

Em resumo, com todas essas dicas infalíveis, ter uma barba comprida pode se tornar mais fácil do que você imaginou. No geral, podemos reforçar que não há segredo e muito menos fórmulas mágicas para ter um volume legal, bonito e saudável no rosto! A estratégia estará sempre ligada aos cuidados essenciais, a bons produtos e principalmente ao equilíbrio e à manutenção de um organismo saudável. Invista nesses pontos e ostente o visual perfeito para você!

CM Product Recommendations