Você conhece o Dia Nacional do Café?

[uam_ad id="1008"]

E aí, barbudo, tudo certo? Você sabia que em 24 de maio se comemora o Dia Nacional do Café? Essa bebida, tão apreciada em todo o mundo, tem uma data especial só para ela, adotada no calendário brasileiro em 2005. A escolha do dia é uma homenagem à data em que a colheita se inicia.

O café foi muito importante para o desenvolvimento econômico do Brasil nos séculos XIX e XX, tendo sido, na época, a maior riqueza do país e principal produto de exportação. Aqui, o consumo da bebida é uma tradição, mas o grão também é utilizado com outras finalidades, em virtude aos nutrientes que possui.

Neste post você vai conhecer mais sobre o café e sua importância, entendendo por que ele tem um dia só dele. Confira!

A origem e a história do café

A relação do Brasil com o café é tão forte e intensa que muita gente pensa que ele se originou aqui. Na verdade, a planta que dá origem à bebida surgiu no continente africano, na Etiópia, sendo de lá transportada para a Arábia e, então, iniciando sua distribuição pelo mundo.

O café chegou ao Brasil pelo estado do Pará, em virtude da proximidade com a Guiana Francesa, onde havia vastas plantações. Aqui, naturalmente, houve um desenvolvimento maior, devido ao clima favorável, e, em 1820, nosso país se tornou um exportador oficial de café.

O café na mesa do brasileiro

Mas por que o café é tão aclamado em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil? Bem, há várias óticas para essa análise, mas há um ponto que é consenso geral: o sabor. O café é uma bebida muito tradicional, e por aqui ela é indispensável logo cedinho, no café da manhã. Quem resiste a um café quentinho e um pão fresco?

A tradição de consumir a bebida de manhã também está muito associada ao aumento de disposição que ela proporciona. Isso também faz muita diferença em qualquer lugar do mundo, especialmente nas regiões mais frias, tendo em vista que o café é bebido quente.

Harmonizando com guloseimas

Tão bom quanto beber um café é fazer isso comendo algo. Desde o pão até as guloseimas, dá para fazer harmonizações deliciosas, especialmente com os doces da nossa culinária.

Não tem muito segredo: doces mais leves, como um bolo de laranja e um biscoito caseiro, combinam bem com um café coado, enquanto doces mais fortes, como um pão de mel, um brigadeiro e um quindim, harmonizam perfeitamente com um café expresso.

O café como base de produtos para a barbadia nacional do café

Sim, além de ser delicioso, revigorante e deixar você pronto para um dia de trabalho, o café também pode trazer ótimos benefícios para a sua barba! Ele tem o poder de hidratar e fortalecer os fios, além de ter função renovadora para a pele quando utilizado em cosméticos esfoliantes.

Hoje, os produtos para a barba que têm café em sua composição são os shampoos e as pastas de limpeza para o rosto, além de uma linha completa pros apaixonados por café. Além de oferecerem os benefícios que citamos, ainda possuem o aroma inconfundível da bebida.

O Dia Nacional do Café, de fato, é uma data para ser lembrada e comemorada. Além de ter sido o principal produto de exportação da economia brasileira por mais de um século, hoje faz a nossa alegria, seja em nossas mesas, seja em nossas barbas.

Aposto que você ficou com vontade de beber um cafezinho após ler este post, certo? Aproveite e confira os principais segredos para preparar um café de qualidade!

[uam_ad id="1012"]

Newsletter