tipo de barba para cada formato de rosto

Qual o melhor tipo de barba para o formato do meu rosto?

A barba é considerada um ponto marcante para o rosto masculino. Porém, assim como outros aspectos do visual masculino, os pelos faciais podem tanto valorizar quanto desvalorizar um visual.

As barbas complementam o estilo e demonstram a personalidade de um homem, portanto, acertar na mão é importante. Nem todos tamanhos e desenhos combinam com você, então descubra agora qual é o melhor tipo de barba para cada formato de rosto:

Rosto redondotipo de barba para rosto redondo

O rosto redondo tem as medidas da altura e largura bem próximas e geralmente apresenta as maçãs do rosto mais largas do que a testa e o queixo. Homens com esse formato de rosto devem evitar as costeletas e muita barba na bochecha.

As melhores barbas para esse tipo de rosto são o cavanhaque e a barba em camadas com as laterais bem alinhadas, deixando mais volume na frente.

 

Rosto triangulartipo de barba para rosto triangular

Para rostos com forma triangular, recomenda-se bigode ou barba cheia (mas curta), pois esse rosto tem como pontos marcantes a testa mais larga e, conforme as linhas descem, o rosto vai se estreitando — parecendo um triângulo invertido.

Nesse formato não são indicados os cavanhaques longos ou barbas grandes, pois a dica é esconder parte do queixo, deixando os pelos sobressaírem mais nas laterais. Com a barba desenhada, você pode aparar os fios com tesoura e fazer a marcação com a máquina. Barbas volumosas pedem mais cuidados estéticos, como o uso de um óleo ou balm.

Rosto quadradotipo de barba para rosto quadrado

O homem com esse formato de rosto tem um maxilar quadrado bem demarcado, praticamente com a mesma largura da testa e linhas laterais mais retas. A indicação pra esse rosto, é um tipo de barba que dê um pouco mais de comprimento ao rosto, acrescentando largura e peso. Desenhos mais arredondados também favorecem. Se você tem o rosto quadrado, o tipo ideal é a barba tradicional, mais cheia e por fazer, bem como os cavanhaques.

Você pode investir também em costeletas mais retas e longas, que têm a proposta de demarcar bem as linhas do rosto. Já se a barba for maior e você deseja suavizar um pouco sua expressão, deixar mais volume na parte debaixo pode ser uma opção. As barbas tradicionais quadradas devem ser evitadas aqui.

Rosto oval ou retangulartipo e barba para rosto triangular

O rosto oval ou retangular é visivelmente mais longo do que largo. Se sua linha da mandíbula é quadrada, a forma é retangular, já se sua linha da mandíbula é curvada, a forma é oval. Homens com esse formato têm mais facilidade para combinar qualquer tipo de barba e corte de cabelo.

Se você tem esse formato de rosto experimente usar variados tipos de barba para saber qual lhe agrada mais. A barba por fazer é o estilo perfeito para reduzir a impressão de que seu rosto é muito comprido e borrar linhas angulares cortantes. Já se seu queixo for mais longo, o cavanhaque também pode ser interessante se usado com costeletas em uma altura próxima à orelha. Se seu queixo é mais fino, invista no volume na lateral da barba.

Ms se desejar alongar seu rosto, deixe mais volume abaixo do queixo ou também uma pequena quantidade de pelo no pescoço — porém, saiba que esse tipo é menos atraente para o rosto longo.

Depois de escolher o melhor tipo de barba para o formato do seu rosto, é preciso ter os devidos cuidados com a barba e a pele, escolhendo e usando corretamente os melhores produtos de acordo com sua finalidade. Agora, se você ainda não tem barba e esse post despertou seu desejo de deixá-la crescer, tenha paciência e persistência antes de passar para os próximos passos!

Ainda tem dúvidas sobre tipos de barba e os produtos ideais? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!