Shampoo para barba: por que e como usar?

E aí, barbudo, tudo certo? Cultivar esses pelos no rosto deixam você bonitão e com aquela aparência imponente, mas também requer cuidados básicos e importantes. Nessa rotina, os produtos adequados são fundamentais. Dentre eles, o shampoo para barba é de grande relevância.

Não adianta querer deixar sua barba crescer se você não nutre e higieniza ela da forma certa. Sendo assim, tá na hora de aprender mais sobre como esse shampoo faz toda a diferença. Confere aí!

Por que não usar shampoo comum?

Barbudos, viemos salvar vocês dessas dúvidas! Reparamos que nas últimas vezes em que abrimos o espaço de perguntas no Stories do nosso Instagram (@barbabravaclub), muitos brothers tiveram dúvidas sobre o uso de shampoo comum na barba. Então, vamos lá entender mais sobre isso!

O shampoo para cabelo, naturalmente, é desenvolvido para cuidados com outro tipo de fio, bem diferente da barba. Por mais que isso não pareça importante, barbudo, faz sim uma grande diferença.

A primeira grande necessidade da barba é de hidratação adequada. Especialmente nos fios mais longos, essa necessidade só é atendida pelo shampoo específico para barba, beleza?

O shampoo comum também pode ser agressivo aos fios do rosto, causando um ressecamento desagradável, que pode causar até mesmo caspa de barba. Imagina que problema!

O que causa esse ressecamento são os tipos de tensoativos usados no produto, sendo inadequados para barba. Isso promove a remoção da camada natural (e fundamental!) de oleosidade da pele, a que serve para hidratar.

Brother, se você negligenciar o uso do shampoo para barba e trocar ele pelo comum, sentimos muito, mas o resultado será:

  • barba ressecada;
  • pele descamando;
  • fios grossos e opacos;
  • fios fragilizados, sem os nutrientes adequados.

Quais as vantagens do shampoo para barba?

Barbudo, agora que você entendeu como pode ser ruim usar shampoo de cabelo na barba, é hora de você entender como o produto adequado pode trazer benefícios. Desde a estética até a saúde dos fios, as vantagens são inúmeras.

A seguir, veja por que usar shampoo para barba é fundamental para uma rotina de cuidados apropriada!

Faz uma limpeza profunda

A higiene, além de seu papel fundamental, também interfere muito na saúde e na maneira como sua barba cresce. Fios limpos são fortes e bonitos, do jeito que todo barbudo curte!

O shampoo para barba é capaz de fazer a limpeza profunda e adequada, removendo as impurezas a que esses pelos estão expostos no cotidiano. Isso tudo é feito nutrindo e hidratando os fios.

Reduz irritação e coceira

Brother, se a sua barba tem coçado demais, abre o olho! Isso pode ser um sinal de que você não está cuidando dela da maneira certa. Além de incômoda, essa sensação também pode prejudicar a estrutura da barba e o crescimento, causando as tão temidas falhas.

O shampoo mantém a barba livre das impurezas que podem causar a irritação. Se você transpira, fuma, passa a mão nos fios e está em contato com impurezas da rua, é necessário higienizar da maneira certa. Assim, você se livra da coceira chata que pode detonar sua barba!

Dá sensação de refrescância

Fala aí, barbudo: tem sensação melhor do que aquela barba recém-saída do banho? Cuidar dos fios é bom demais e, para manter essa sensação prolongada, o shampoo para barba adequado é fundamental.

Essa sensação de frescor vai muito do uso de produtos que trazem esse efeito. Uma boa pedida é usar o shampoo da linha fresh woods, que prolonga esse efeito, graças ao uso de cedro, tea-tree, menta e patchouli na sua composição.

Tem aroma único

Sabe aqueles momentos específicos em que você estará com o rosto mais perto de alguém? Você sabe do que eu tô falando, barbudo! Até na hora do romance o shampoo para barba te dá uma moral, já que ele tem um aroma diferenciado!

Nada melhor do que se sentir cheiroso! Isso é bom demais para a autoestima. O shampoo adequado deixa sua barba ainda mais atraente e com aquela sensação de higienizada. Só escolher o aroma que você mais curte e aproveitar o cheirinho que ele vai deixar no seu rosto.

Como usar esse produto?

Brother, anota aí na sua agenda: o shampoo para barba precisa estar na sua rotina. Você não pode esquecer de usá-lo, colocando em risco a saúde e a higiene dos fios do seu rosto. Sendo assim, confira a seguir como você deve usar esse produto no cotidiano, seguindo algumas dicas valiosas!

Frequência ideal

A sua barba está o tempo toda exposta às impurezas e ao velho hábito de alisar os fios, o que transfere a oleosidade e a sujeira das mãos para eles. Ou seja, teoricamente você estará sempre sujando a sua barba.

Para que a barba se recupere dessas agressões e esteja limpa, é importante que você mantenha a rotina certa. É fundamental que você lave-a com o shampoo, pelo menos, 1 a 2 vezes ao dia.

Foque sempre nos momentos após volta do trabalho ou da rua, de uma forma geral. Após a prática de atividades físicas também é fundamental! Adéque essa recomendação de 2 vezes ao dia à sua rotina, lavando no melhor momento pra você.

De acordo com a pele

A pele do homem tem características mais específicas, como a oleosidade. Entretanto, pode ser que o seu rosto seja mais ressecado do que o normal. Essas diferentes condições interferem diretamente na sua barba, o que demanda de um cuidado específico com o shampoo.

Barbudo, o importante é que você busque o produto adequado ao seu caso. Pele oleosa? Shampoo voltado a essa condição. Pele ressecada? Shampoo que ajude na hidratação.

Combinando com outros cuidados

Barbudo, não é só o shampoo que vai manter sua barba bonita, limpa e cheirosa! Ele é somente parte de uma rotina de cuidados indispensáveis aos fios. É indispensável que você combine o uso dele com a pasta esfoliante de limpeza, para potencializar a higienização dos fios e a restauração da pele do rosto.

A nutrição e a saúde da barba também contam com outros produtos fundamentais, como o óleo para barba e o balm. Eles ajudam a hidratar, fortalecer e modelar os fios de acordo com a sua preferência. Busque usar sempre produtos da mesma linha, para assim potencializar os resultados, beleza?

O shampoo para barba vai fazer muita diferença na sua rotina, barbudo! Adote esse produto no seu cotidiano e você vai ver como seus fios estarão cheirosos, bonitos e limpos o dia todo!

A BARBA BRAVA oferece 3 opções de shampoos: Fresh Woods, Citrus Wood e Coffee Blend! Visite nosso site e confira!

 

Newsletter