Quais são os serviços de barbearia essenciais para se oferecer?

Fala, brother! Tudo na paz? Você já deve ter reparado como cada vez mais os marmanjos querem ter uma barba que os deixe com uma aparência melhor e muito mais estilo. Como resultado disso, também aumentou o número de caras que montam uma barbearia para atender a esse público, que só cresce.

Porém, não basta só ter um bom atendimento e um local da hora para ter sucesso. É preciso investir em uma cartela diversificada de serviços de barbearia, para conseguir fidelizar a rapaziada. Por essa razão, a gente resolveu dar aquela ajuda marota nessa sua caminhada profissional.

Acompanhe o post até o fim e fique por dentro de quais são não só os serviços indispensáveis que um negócio nesse ramo deve ter, como também os principais diferenciais que vão colocá-lo para frente!

Serviços de barbearia essenciais

Para começar, a gente vai direto ao ponto: ter clientes não é difícil. Mantê-los e fazê-los divulgar a sua marca é que requer jogo de cintura e talento, meu amigo!

Não é à toa que uma barbearia de responsa sabe que oferecer diferentes serviços — sempre pensando no público que se deseja atingir — é muito importante para conseguir um bom faturamento, atrair a clientela, estabelecer uma relação de parceria entre o freguês e o estabelecimento e, consequentemente, se manter competitiva no mercado. Dito isso, fica ligado em quais são esses serviços:

Barba

O primeiro serviço é o cuidado com a barba. Lembrando que não estamos apenas falando de aparar o volume ou cortá-la, mas também da manutenção do desenho, da hidratação, da esfoliação e da camuflagem dos fios brancos.

Isso, sem falar, é claro, da barbaterapia, que tem se popularizado nos últimos anos por ser um tratamento que esfolia a pele e hidrata a barba, dando uma renovada nela e, de quebra, proporcionando minutos de relaxamento e descanso.

Basta ter em mente que quem quer ser barbudo precisa dessa rotina de atenção com os pelos faciais e, em especial, de um local que os deixe com um visual bacana e que se destaque em qualquer ambiente.

Corte e tingimento de cabelo

Assim como a barba, o cabelo é parte essencial do visual de um homem. Por isso, é interessante dispor não só do serviço de corte (com tesoura e máquina) e tingimento, mas também de cobertura dos fios brancos (porque, sim, eles aparecem cedo ou tarde!), modelagem de penteado, hidratação e por aí vai.

Manicure e podologia

Além de fazer barba, cabelo e bigode, é importante que a manicure e a podologia estejam presentes entre os serviços da barbearia. A razão disso é que os homens estão cada vez mais atentos ao aspecto e, principalmente, à saúde das mãos e dos pés e não querem que ambos fiquem com uma aparência descuidada, pois isso pega mal no namoro, no trabalho, na família etc.

Venda de produtos de qualidade

Por último, vale muito a pena ter uma boa gama de produtos de qualidade para vender à rapaziada que frequenta a sua barbearia. Afinal, essa turma quer cuidar dos pelos faciais, mantendo a aparência e a saúde deles. Logo, nada melhor para eles do que comprar shampoosóleos e pentes/escovas para barba direto de sua barbearia de confiança.

Isto é, no local em que eles dão um tapa no visual e que até já consideram uma segunda casa! Inclusive, você pode começar a chamar a atenção dos marmanjos mostrando a vantagem desses produtos a partir da oferta de amostras/testagens grátis, por exemplo.

Diferenciais para dar um up no seu negócio

Até aqui, a gente deu dicas de serviços de barbearia que são fundamentais para o seu negócio. Porém, se você quer crescer, aumentar a clientela e faturar mais, a verdade é uma só: não dá pra ficar na zona de conforto. É preciso se reinventar, meu parceiro! Por isso, faça uma análise da sua concorrência e identifique quais são os pontos fracos dela.

A partir daí, você pode investir em diferenciais que vão dar um status à sua barbearia e fazer a marca dela se tornar popular no mercado. Para inspirá-lo, reunimos alguns exemplos de ações que podem ser adotadas. Veja:

Área de convivência

A primeira delas é sair daquela mesmice do espaço onde o cliente espera para ser atendido. No lugar, crie uma área de convivência onde a galera possa dar uma zapeada nas séries e filmes da Netflix, acompanhar os últimos combates do UFC ou os jogos do Brasileirão, experimentar bebidas artesanais, disputar uma partida de game em um console etc. Enfim, as possibilidades são inúmeras!

Miniestúdio de tattoo e piercing

Se a sua barbearia estiver com espaço sobrando, é possível ir além da área de convivência e montar um miniestúdio de tattoo e piercing que funcione durante o horário em que ela está aberta. Assim, quem está à procura de se tatuar, por exemplo, pode conhecer os serviços do seu negócio e passar a frequentá-lo também (e vice-versa). Com isso, meu brother, você tem duas fontes de lucro que se complementam.

Faxina na cara

Fora as dicas anteriores, que tal ampliar a oferta de serviços da barbearia? Uma sugestão simples é a faxina na cara. Sim, isso mesmo que você leu. Afinal, cá entre nós: não é todo homem que tem paciência de tirar os pelos da sobrancelha com pinça em casa!

Portanto, quando o camarada for fazer a barba e o cabelo, dá um trato nas taturanas com aparação e alinhamento. Prático, não? Inclusive, dá para emendar e fazer também a remoção de pelos do nariz e das orelhas. O famoso 3 por 1!

Depilação

Tem homens que só aparam os pelos do corpo, enquanto outros preferem depilar. Vai do gosto de cada um, porém não há como negar: retirar tudo na cera se tornou comum, ainda mais quando o cara pratica esportes como natação e futebol. Por isso, é uma boa ideia contar com serviço de depilação, seja ela desportiva, seja ela comum.

Massagem

Para fechar com chave de ouro: que tal ter uma massagem relaxante entre os serviços da barbearia? Isso porque parte do seu público muitas vezes chega ao estabelecimento já cansado depois de um dia puxado de trabalho. Logo, nada melhor do que sentar em uma cadeira, fechar os olhos e relaxar por alguns minutos, não é mesmo?

Como você viu, sabendo investir nos serviços de barbearia adequados ao seu público, as chances de sucesso do seu negócio duplicam. Por isso, não marque bobeira: tome nota das nossas sugestões e as adote no seu local de trabalho!

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