Saúde do homem: 4 cuidados além da barba

[uam_ad id="1008"]

A saúde do homem é um assunto que deve ser abordado constantemente e de maneira ampla, desde os cuidados com a aparência até questões mais sérias, que envolvem o bem estar masculino a longo prazo.

Ter cuidados especiais com a barba, cabelos, pele e saúde do corpo é muito importante para ter mais qualidade de vida, longevidade e uma boa aparência.

Que tal vermos quais devem ser esses cuidados? Confira o post a seguir e veja 4 dicas de como ser um homem saudável e com uma ótima aparência!

1. Dê atenção especial ao seu cabelo

Estamos acostumados a ver as mulheres dando bastante atenção aos cabelos, mas por que os homens às vezes não têm esse cuidado? Se você não liga muito para isso, deve mudar por dois motivos: higiene e aparência.

Para homens que têm cabelos mais curtos, o uso do shampoo uma vez ao dia é o suficiente. Nesse caso, o condicionador deve ser feito com a quantidade mínima de produto, visto que ele pode causar uma aparência de oleosidade indesejada.

Há também um cuidado básico com pomadas e outros produtos modeladores. Eles podem causar ressecamento dos fios se usados em excesso. Sendo assim, aplique somente nas pontas e não desde a raiz.

O corte também faz diferença

O corte de cabelo também é fundamental! O comprimento é uma questão de escolha e cada homem se sente bem com um estilo. O mais importante é manter o penteado sempre em dia.

Por mais que o corte ainda esteja no ponto, o pé do cabelo pode já ter crescido e acaba dando aquele aspecto de desleixo, por isso, esteja sempre atento a esse detalhe. O ideal é visitar o barbeiro quinzenalmente. Você apara a barba e aproveita para dar um trato no pé ou renovar o corte!

2. Cuide da pele do seu rosto

A saúde do homem requer cuidados especiais, assim como a pele. Mesmo que você sinta que ela está mais protegida pela sua barba, o que é verdade! O fato de ter pelos no rosto aumenta ainda mais a necessidade de cuidar da área, pois isso influencia diretamente no crescimento dos fios.

O primeiro passo é identificar qual é o tipo da sua pele, se ela costuma ser muito oleosa ou ressecada. Cada uma dessas características demandará um cuidado específico especialmente na limpeza, feita pela manhã e à noite.

Os homens têm uma tendência maior a ter maior oleosidade na pele, então muito provavelmente esse será seu quadro e você terá facilidade de encontrar produtos para essas características.

É importante usar sabonetes específicos para lavar o rosto, pois eles oferecerão os nutrientes que a região precisa, levando em conta qual é a necessidade da sua pele. Uma consulta ao dermatologista é importante, visto que ele recomendará o que você deve usar.

Frequência de cuidados

O primeiro cuidado deve ser feito após acordar ou no primeiro banho pela manhã. Lavar bem o rosto remove a oleosidade adquirida durante a noite de sono e renova a pele para o resto do dia.

Em seguida, um hidratante deve ser utilizado! Esse recurso é importante pois, após lavar o rosto com um sabonete específico, a tendência é que a pele fique ressecada. Dessa forma, o organismo entende que deve produzir mais oleosidade para compensar a situação.

Para evitar que o organismo reaja assim, o hidratante é fundamental para repor nutrientes e não causar essa falsa impressão para o corpo.

Também é importante fazer a limpeza seguida da hidratação antes de deitar, visto que durante o sono a pele se renova, corrigindo todos os danos causados durante a exposição ao sol e a impurezas durante o dia.

Outro cuidado fundamental é o protetor solar! Mesmo nos dias em que o sol não aparece é importante passar o produto antes de sair de casa, pois mesmo nessas ocasiões os raios UV permanecem incidindo sobre a pele.

3. Vá ao médico com frequência

Infelizmente, fugir dos médico ainda é um hábito comum entre os homens. Afinal, as consultas regulares ajudam a manter a saúde masculina em dia e a obter longevidade.

É importante fazer um check-up, no mínimo, uma vez ao ano. Eles são importantes para se certificar que está tudo correndo bem com o seu corpo.. Além da consulta geral, é fundamental visitar especialistas quando perceber que algo está diferente com a sua saúde.

Prevenindo doenças graves

Há uma série de exames comuns e que podem detectar doenças sérias em estágios iniciais, o que é um ganho enorme no tratamento em uma fase em que as chances de curas são ainda muito grandes.

Essa situação costuma ser muito comum com tumores, deixando claro como a frequência de visitas ao médico deve rotineira, especialmente com o passar do tempo, afinal, a saúde não é a mesma na velhice.

Câncer de próstata é um assunto importante

O alerta para os riscos do câncer de próstata mobiliza instituições por todo o mundo. Movimentos como o Novembro Azul visam conscientizar sobre a doença que, no Brasil, é a segunda maior causa de mortes entre homens. O problema é real, mas pode ser contornado com tranquilidade.

Para isso, mais uma vez a figura médica e a importância das consultas são colocadas em evidência. O exame de toque, para homens acima de 40 anos, é uma maneira rápida e eficaz de saber se há algum sinal da doença.

Entretanto, o trabalho de conscientização ainda passa pela quebra do preconceito em relação ao procedimento. A propósito, algo totalmente retrógrado e pouco inteligente para os dias atuais. Portanto, livre-se desse pensamento e, quando chegar sua vez, faça o exame de toque pela sua longevidade e bem estar!

4. Trate sua barbacomo pentear a barba de forma correta

Não tem como falar de boa aparência e saúde do homem sem passar pela barba! Ela protege seu rosto, te deixa com um visual em alta e ainda proporciona expressividade.

Assim como os cabelos, os fios da barba precisam de cuidados bem específicos visando hidratação, limpeza e fortalecimento. Desse modo, é possível cultivar a sua com qualidade, mantendo-a muito saudável e bonita.

Tenha sempre um kit de cuidados com a barba à disposição. Ele traz produtos como o balm, óleo, shampoo, pasta esfoliante e pente, tudo especificamente desenvolvido para os pelos da face.

Outro cuidado importante é com o aparo dos fios, de modo que eles tenham sempre uma aparência uniforme, bem cuidada e limpa. Para isso, é importante visitar o barbeiro ou usar a máquina aparadora semanalmente ou quinzenalmente.

Com essas dicas você vai manter sua saúde em dia, colaborando também para estar sempre com uma ótima aparência! São cuidados comuns, rotineiros e que não demandam muito tempo ou dinheiro.

Agora que você sabe informações importantes sobre a saúde do homem, nos siga nas redes sociais e veja outros posts interessantes como esse! Facebook | Instagram | Twitter

[uam_ad id=”1008″]

[uam_ad id="1012"]

Newsletter