Antes de começar esse texto, queremos deixar claro que é importante seguir as regras de cada estado para o funcionamento das barbearias em tempos de pandemia. Para ajudar o setor de beleza, o SEBRAE criou um guia de retomada segura das atividades.

Saber como aumentar o lucro da sua barbearia é sempre um desafio, não é mesmo? E com o aumento de concorrentes e da exigência dos clientes, então, você tem que equilibrar esses fatores para conseguir boas margens de ganhos mensais. Não existe uma receita para conseguir faturar mais, porque isso depende de um trabalho de esforço e melhorias constantes, mas neste post vamos mostrar algumas idéias e meios de você maximizar seus resultados na barbearia. Confira!

Use produtos de qualidade e faça revenda

Em uma barbearia, é muito comum o uso de uma série de produtos, desde aqueles voltados para a barba até os que são focados no cabelo. Muitos barbudos esperam mais do que somente um tapa na barba e um corte legal; eles querem que a experiência seja agradável por completo para que saiam de lá com uma aparência melhor e até — quem sabe — fazer outro programa logo em seguida.

Por isso, o uso de bons produtos está associado a isso. Um trato na barba não é completo sem um óleo, por exemplo. Então, ao ver o cuidado com todo o serviço, a tendência é que esse cliente barbudo dê valor à barbearia e, com isso, você já consegue fidelizá-lo e ainda justificar o custo-benefício do tratamento total.

É importante que os próprios funcionários saibam orientar o cliente com a explicação do motivo de uso de cada um dos produtos para deixar claro os seus benefícios para a pele, para a barba ou para o cabelo. Isso sim é um atendimento completo!

Revenda o que você usa

A revenda de produtos é uma maneira muito prática de como aumentar o lucro de maneira simples. Tudo o que for usado pelos profissionais da barbearia pode estar disponível para venda porque, assim, o cliente pode levar parte da experiência vivenciada ali para casa.

Quando essa revenda acontece, a prática de explicar a utilidade de cada produto faz ainda mais sentido, já que ao entender isso a tendência é que o cliente veja como é necessário ter aquilo em casa. Assim é possível lucrar ainda mais no valor de revenda!

Ofereça vários serviços além da barba

A era do homem desleixado ficou para trás e agora os barbudos querem ir além disso e ter uma pele legal, um cabelo bem cortado e uma aparência bem-cuidada. Essa tendência de maior preocupação é uma ótima oportunidade para as barbearias, já que podem estender ainda mais a variação de serviços que oferecem.

Além dos clássicos de barba e cabelo, por que não ajudar o cara a acertar a sobrancelha? Existem vários homens que queriam ter mais cuidado com essa área, mas alguns deles ainda podem ficar constrangidos de ir em centros de estética.

Sobrancelha

Já imaginou como será confortável para ele poder dar um trato na sobrancelha junto com cabelo e barba? Quando é oferecido dentro de um ambiente que foca no bem-estar estético dos homens, o cliente vê esse serviço como algo básico e fundamental para sua aparência.

Pé do cabelo

E o “pezinho” do cabelo? Ele realmente cresce antes e nem sempre é necessário retocar todo o corte, mas só essa área. Essa questão é uma ótima oportunidade para oferecer somente esse serviço pontual. Pode ser que o cliente chegue na barbearia querendo só ajeitar o pé e resolva fazer a barba. Novos serviços geram sempre lucro e mais oportunidades!

Pele e corpo

Sua barbearia tem boa estrutura e capacidade de contar com mais funcionários? Se sim, aí fica melhor ainda. Você pode oferecer limpeza de pele, serviço de manicure e pedicure, além de massagem, por exemplo. A proposta é oferecer seleção variada de serviços e uma experiência completa para o visual dos barbudos!

Tenha um programa de fidelidade e faça ofertas

Que não está fácil para ninguém não é novidade, mas você já pensou que você consegue melhorar a situação dos seus clientes se ajudar eles a economizar? Os programas de fidelidade são um modelo de atividade antigo e você deve ter eles sempre em mente quando pensar em como aumentar o lucro da sua barbearia.

Esses sistemas tratam de descontos e ofertas especiais para aqueles clientes que apresentam fidelidade ao seu negócio, ou seja, estão sempre por lá dando aquele trato na barba e um tapa no cabelo — além dos outros serviços que falamos!.

Ganhos por fidelidade

Esse programa funciona da seguinte forma: você mantém um cadastro dos seus clientes, registra suas idas à barbearia e os premia após um determinado número de serviços pelos quais ele pagou.

Como exemplo, você pode oferecer uma fidelização que vai premiar o cliente com um corte de cabelo grátis após ele ter ido à barbearia e ter pago pelo mesmo serviço por um determinado número de vezes. Seria como, a cada 10 cortes, ganhe 1.

Essa possibilidade não precisa necessariamente se limitar a oferecer serviços gratuitos, mas também pode proporcionar descontos. O interessante é fazer algo atrativo e que crie, de fato, essa fidelidade — tudo para fazer com que a sua barbearia seja sempre referência por qualidade e por oportunidades como essa.

Combos

Os combos também são ótimas ideias! Tem muito cara que vai à barbearia para fazer mais de um serviço, o que às vezes pode pesar um pouco no bolso deles. Então, por que não oferecer uma suavizada nesse preço aí? Você pode oferecer combos para quem for, por exemplo, fazer barba e cabelo.

Se sua barbearia cobra R$ 40 o cabelo e R$ 30 a barba, naturalmente ambos juntos sairiam a R$ 70, mas você pode oferecer o combo com os dois serviços saindo a R$ 65. Isso estimula o cliente a sempre optar por fazer os dois, já que ele vê que é vantajoso. E sua barbearia? Só tende a ganhar!

Crie eventos semanais e mensais

Que tal dar uma animada nessa barbearia? Uma ótima maneira de como aumentar o lucro do estabelecimento é oferecer atrativos a mais e, para isso, os eventos são ideais. O que a rapaziada que frequenta seu estabelecimento curte? Você pode, por exemplo, fazer um dia do chopp duplo, em que na compra de um o cara ganha o outro. Boa ideia, não?

Você também pode promover competições divertidas como campeonatos de sinuca, caso sua barbearia tenha uma, ou também um torneio de videogame. O ideal é fazer com que esses eventos sejam atrativos e que tragam ao estabelecimento os caras que ainda não frequentam ele, mas que chegando lá podem achar uma boa ideia dar um trato no visual.

Algumas barbearias já promovem happy hours semanais em um dia específico da semana, geralmente quinta-feira, e vendem cerveja e drinks mais baratos para, assim, criar um clima de pub — onde a rapaziada pode trocar uma ideia, relaxar e, por que não, cortar o cabelo.

Flash day de tatuagens

A figura do barbudo tatuado não é só mais um estereótipo, afinal, muita gente ama barba e tattoo, não é mesmo? Que tal unir esses dois rolês e fazer um flash day mensal de tatuagens na sua barbearia?

Esse é um evento que bomba sempre, independentemente do local, e você pode usar esse dia para chamar a atenção para o seu estabelecimento e, de quebra, que muita gente o visite.

Para fazer acontecer, feche parcerias com artistas renomados e que mandem muito bem. Você pode cobrar uma comissão pelo trabalho que eles realizarem, assim pode lucrar bem com esse dia. Fora isso, coloque uma música legal e venda cervejas, assim a galera vai aparecer, nem que seja só para trocar uma ideia.

Proporcione uma experiência diferenciada

Como aumentar o lucro sem proporcionar uma experiência diferente de tudo que seu cliente já viu? A barba ele faz até mesmo em casa e o cabelo ele corta em qualquer lugar.

Já parou para pensar que você pode subir de patamar e melhorar muito seus ganhos por meio de um momento único e completo proporcionado para seus clientes? Isso é tão importante quanto ter funcionários que mandem bem com a máquina, a tesoura e a navalha!

O atendimento

Tudo começa pelo atendimento, porque ninguém quer relações frias e profissionais ao extremo, em que só seja visado como mais um cliente. Receba sempre todos eles com um bom astral, com muita educação e preze para que seus funcionários estejam sempre solícitos e dispostos a entender exatamente o que o cliente quer.

O atendimento é um diferencial muito grande porque ninguém quer sair de casa, pagar por um serviço e ser tratado de qualquer jeito. Preocupe-se sempre com o bem-estar do cliente e, principalmente, com a satisfação dele com os serviços prestados. Sempre questione se ele curtiu o corte e se a barba ficou boa. Até mesmo se a resposta não for positiva, esse trabalho vai ajudar a melhorar.

A espera

O momento de espera pode ser bem chato se a única distração do cliente for a TV e o papo sobre a rodada do futebol no final de semana. A tradição de uma boa conversa não se perde, mas ela pode estar acompanhada de outras coisas.

Um videogame, um totó (ou pebolim) e uma mesa de sinuca são algumas das possibilidades para tornar a experiência rica e que fazem com que seu cliente queira voltar lá várias vezes — o que melhora ainda mais suas margens de lucro.

Também mantenha um café no ponto, uma água gelada e uma boa seleção de cervejas estalando! Você pode, por exemplo, oferecer a primeira como cortesia e ir cobrando as outras, para deixar o cliente à vontade para consumir conforme sua vontade. Nessa possibilidade, você ganha em atendimento e ainda abre espaço para lucrar com a venda da bebida.

Envolva seus funcionários na proposta

É fundamental que seu estabelecimento, além de ter um modelo de negócio que visa como aumentar o lucro também se preocupe com funcionários que entendam qual é a sua proposta. Dessa forma, tudo bem alinhado com as melhores práticas e os valores de seu negócio, a tendência de desenvolvimento é muito maior.

Viu como aumentar o lucro da sua barbearia não esconde nenhuma missão impossível? Essas dicas vão melhorar sua visibilidade, fidelizar clientes, explorar oportunidades de serviços e negócios e fazer com que entre mais grana.

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