pensando em deixar a barba crescer

Quero ter barba. Como fazer? Parte 1

Olá meu caro confrade que chegou aqui decidido a aprender como cultivar uma bela barba. Tenho uma ótima notícia para te dar, você está no lugar certo!

Nós aqui da BARBA BRAVA não somente vamos te ensinar como ter uma barba e cuidar bem dela, como vamos também trazer até você, todo o material e produtos necessário para deixa-la sempre apresentável e forte!

Este artigo foi enviado como contribuição por um barbudo da nossa comunidade. Se você também gostaria de contribuir, envie email para blog@barbabrava.com.br

Quero ter barba!

Olá meu caro confrade que chegou aqui decidido a aprender como cultivar uma bela barba. Tenho uma ótima notícia para te dar, você está no lugar certo!

Nós não somente vamos te ensinar como ter uma barba e cuidar bem dela, como vamos também trazer até você, tudo o que é necessário para deixa-la sempre apresentável e forte!

Mas primeiro, vamos à 3 pontos muito importantes que você deve saber e que compõem o que chamamos de “O Gênesis da Barba”.

1. Vai coçar, e muito.

coceira na barba crescendo

É logo aqui que separamos quem está pronto de verdade ou não, para carregar consigo o estandarte dos bravos, uma lustrosa Barba Brava.

Cultiva-la requer além de tudo, persistência, pois assim que ela começar a crescer vai coçar, o que é normal, isso é porque o canal folicular (aquele que leva o pelo do folículo, seu ponto de origem, para fora da pele) fica obstruído com gordura ou queratina depois que barbeamos e o fio fica todo enrolado lá dentro, pressionando a pele para fora, gerando inflamação e as vezes até dor. Escrevemos um pouco mais neste artigo como tratar a coceira na barba.

Quanto mais você coçar, mais vai ferir a pele ou provocar alguma irritação, portanto, resista e relaxe, essa é só a iniciação!

2. Deixe-a crescer.

É natural querer modelar a barba assim que ela começa a crescer para deixá-la com um formato que tenha mais a ver com o seu rosto ou sua personalidade, porem o que poucos sabem é que isto é um erro! Um erro que pode custar semanas para que seja corrigido!

Então independente se você quer ter uma barba curta ou profética, inicialmente deixe-a crescer livremente por algum tempo, penteando-a para que ela fique sempre arrumada e apresentável.

Espere ela ter de 2,5 à 3,5cm para então começar a moldá-la, isso garantirá que toda a barba fique o mais uniforme e cheia possível.

3. A hora de mudar de estrategia.

Se você já está a uns 2 ou 3 meses neste processo e sua barba não se desenvolve (continua com grandes falhas, desigual, etc)… Talvez seja a hora de você mudar de estratégia. Afinal, a barba cheira não é a única opção!

Não é culpa sua e tão pouco fizeste algo de errado, muitas vezes é puramente uma questão de genética, mas não fiquei triste pois isto abre para você um leque maior ainda de possiblidades. Já pensou em elegante cavanhaque? Um par de possantes costeletas alongadas? Quem sabe aquele bigode imponente? Ou até aquele aspecto galanteador de barba curta ou por fazer que carrega consigo uma legião de fãs?

Portanto meu amigo, saiba trabalhar com aquilo que a vida te dá e faça o seu melhor! A barba grande e volumosa está em alta, mas não é a única opção, ter seu estilo próprio cheio de atitude e personalidade conta muito mais no fim das contas.

Fique ligado que em breve tem a continuação desse artigo: gerenciando!

Enquanto isso, e você? Tem alguma sugestão ou dúvida sobre o processo de crescimento da barba. Diga nos comentários e vamos nos ajudar =)

Samuel Falcão é publicitário e dir. executivo da agência Studio 42 em Brasília. Tatuagens, boa cerveja, música e frases de efeito o definem bem, além de ser jogador de F.A. pelo Brasilia Alligators. A barba o escolheu para ser seu portador ainda em 2008, e de lá pra cá, vem cultivando este estandarte dos bravos. “Com grandes barbas vem grandes responsabilidades”

Newsletter