Olá, meu caro confrade! Você chegou aqui motivado pelo pensamento “quero ter barba” e está decidido a aprender como cultivar um visual maneiro, não é mesmo? Temos uma ótima notícia para dar: está no lugar certo.

Nós da BARBA BRAVA não somente vamos ensinar a você como ter uma barba de respeito e cuidar bem dela, como também trazer todo o material e os produtos necessários para deixá-la do jeito que você quer: sempre apresentável e forte!

Primeiramente, vamos aos 8 pontos muito importantes que você deve saber e que compõem o que chamamos de “O Gênesis da Barba”. A seguir, mostraremos desde os cuidados mais básicos no início do processo até os passos que deverão ser dados quando o rosto já estiver preenchido com uma camada de fios.

Preparado para embarcar nessa com a gente? Boa leitura e mãos à obra!

1. Ignore a coceira

homem com coceira na barba

É logo aqui que vamos separar quem está pronto de verdade e quem ainda não está preparado para carregar o estandarte dos bravos: uma lustrosa Barba Brava. Fique tranquilo porque sabemos que você pertence ao primeiro grupo.

Cultivá-la requer, além de tudo, persistência. Assim que ela começar a crescer, vai coçar — o que é normal. Isso acontece porque o canal folicular (aquele que leva o pelo do folículo, seu ponto de origem, para fora da pele) fica obstruído com gordura ou queratina depois que nos barbeamos.

O fio fica todo enrolado lá dentro, pressionando a pele para fora, gerando inflamação e, às vezes, até dor. Quanto mais você coçar, mais vai ferir a pele ou provocar alguma irritação. Então, resista e relaxe; essa é só a iniciação!

2. Deixe a barba crescer livremente no início

É natural ter o impulso de modelar a barba assim que ela começa a crescer. Afinal, você vai querer que ela fique com um formato que tenha a ver com o seu rosto e personalidade. Mas o que poucos sabem é esse erro pode custar semanas para ser corrigido.

Então, independentemente se você deseja ter uma barba curta ou profética, no começo deixe-a crescer livre por algum tempo. Não se esqueça de penteá-la para que fique sempre arrumada e apresentável.

Espere ela ter de 2,5 a 3,5 cm para, então, começar a moldá-la. Isso vai garantir que toda a barba fique mais uniforme e cheia possível.

3. Aposte na limpeza da barba e da pele

A barba faz parte da personalidade do homem. Então, meu amigo, não deixe os cuidados diários de lado, para que os poderosos fios cresçam fortes e cheios de vida.

Para começar, separe uns minutos do seu dia para fazer a limpeza — duas vezes é o suficiente: uma pela manhã e outra à noite. Não será preciso nem de muito tempo e nem de tanto esforço, mas é importante incluir o hábito na rotina sem se descuidar.

Quando você lava o rosto, a gordura e as impurezas acumuladas na barba dão no pé. Além disso, células mortas são eliminadas. Ó, aqui vai mais uma dica de ouro: água e sabão não dão conta do recado.

Os sabonetes tradicionais tiram toda a oleosidade da região, que é necessária para a proteção, deixando a pele ressecada. Nós, que entendemos de barbas de respeito, indicamos as pastas esfoliantes e os shampoos específicos, que abrem os poros e permitem que os fios cresçam de forma saudável. Como os produtos levam óleo vegetal na composição, a irritação e a coceira não terão vez.

Antes de começar a limpeza, entenda o que é melhor para o seu tipo de pele:

  • normal ou mista: fique à vontade para escolher entre o shampoo ou a pasta esfoliante;
  • oleosa: vá de pasta com leve ação esfoliante uma vez por dia e de shampoo na outra;
  • seca: invista no shampoo diariamente e, duas vezes por semana, use a pasta.

Experimente fazer a limpeza e aguarde por resultados impecáveis. Por meio dela, você estimulará o crescimento de fios sedosos e cheios de brilho. Ah, e lembre-se de lavar o rosto com água fria, ok? Ela alivia a coceira e é melhor para a pele.

4. Hidrate a barba

A hidratação está longe de ser só coisa de mulher. O processo repõe a água e os nutrientes perdidos durante o dia, deixando a pele e a barba saudáveis. Para conseguir um efeito irresistível, é necessário que você faça o processo uma vez ao dia.

Quando há falta de proteínas na região, os fios de pontas duplas crescem com fartura e a barba fica com aspecto ressecado. Também sem o devido cuidado, o rosto acumula óleo, provocando a queda dos pelos.

A partir do momento em que você disse “quero ter barba”, assumiu a responsabilidade de deixá-la responsa — afinal, o objetivo não é ter qualquer barbinha. Então, não dispense a hidratação.

Para isso, indicamos os balms (para a raiz dos pelos) e os óleos (para as pontas). Eles podem ser usados em conjunto, mas sem exagero. A sugestão é investir em produtos com fórmula concentrada para que não seja necessário usar grandes quantidades. Além de auxiliar muito na vitalidade dos fios, eles vão durar por meses.

O balm tem textura cremosa e reúne uma série de ingredientes de primeira, como óleos essenciais, manteiga de karité e óleo de argan. Ele é completo porque limpa, refresca, tonifica e controla os fios. Não dá para ignorar, não é mesmo?

Já o óleo, por ser líquido, é absorvido mais facilmente. Enquanto hidrata e dá brilho, o produto também afasta as caspas e deixa a sua barba bem apresentável e organizada. Tudo isso com um perfume que deixará um rastro inesquecível por onde você passar!

5. Alimente-se de maneira equilibrada

Parceiro, você sabe do que a sua barba é feita? Não? Relembrando as aulas de Biologia, entendemos que a composição do estandarte dos bravos leva duas substâncias: proteínas (a queratina é um exemplo) e gordura. Com essa informação, na hora do rango tenha atenção com que o for comer, procurando incluir alimentos equilibrados e que estimulem o crescimento dos fios de forma saudável.

A aparência física é influenciada pela alimentação — e isso inclui a barba. Então, monte um cardápio variado, incluindo, principalmente, as vitaminas A e do complexo B (B3, B5, B6 e 12), os combustíveis dos pelos faciais. Elas estão presentes em folhas verdes, leite, nozes, carnes magras, cenoura e gema de ovo.

Também recomendamos que você diminua o consumo de açúcar porque ele aumenta o processo de envelhecimento da pele e a flacidez, prejudicando a formação de pelos faciais vistosos.

6. Penteie os fios

penteie a barba

Quando o seu desejo de ter barba começar a tomar forma e os primeiros resultados aparecerem, não pense que os cuidados terminaram. É justamente nessa fase que você deve intensificá-los.

Além de continuar com a limpeza e a hidratação normalmente, será necessário adquirir um pente de madeira para o seu kit para barba. O material foi criado exclusivamente para alinhar os pelos faciais. Com maior resistência que o plástico, o produto ainda conta com a ação antiestática que ajeita os fios de maneira uniforme, com muito estilo.

Depois de aplicar o balm, experimente modelar a barba com o pente. A diferença será percebida facilmente até mesmo por aquela pessoa que você está tentando impressionar há algum tempo.

7. Aprenda a aparar a barba

Com o tempo, você vai perceber a importância de cuidar do desenho da barba. Os pelos das laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rapidamente do que o restante da composição. Tem também os fios nas bochechas, no pescoço e os que nascem isolados. Ao apará-los, você vai começar a dar forma ao visual imaginado desde o início, mais precisamente na data em que disse “quero ter barba” para si mesmo.

Em um grande dia, chega o momento de usar as ferramentas do barbudo: pente de madeira, tesourinha e máquina de barbear. Vá com calma, fazendo movimentos suaves e precisos. Nada de desespero, porque ele pode prejudicar tudo o que você construiu.

As lâminas geralmente irritam a pele e devem ser evitadas. O ideal é começar tirando o excesso com o pente e a tesoura e finalizar com a máquina. Tudo será mais fácil se a pele estiver hidratada, porque o procedimento evita puxões e cortes e não deixa a região irritada, com vermelhidão.

8. Permita-se mudar de estratégia

Se você já está há uns dois ou três meses nesse processo e os pelos não se desenvolvem (a área continua com grandes falhas e crescimento desigual), talvez seja a hora de mudar de estratégia. Afinal, a barba cheia não é a única opção!

Não é culpa sua e nada foi feito errado — muitas vezes, é puramente uma questão de genética. Mas não fique triste, já que isso abre um grande leque de possibilidades. Já pensou em um elegante cavanhaque?

Que tal um par de possantes costeletas alongadas? Quem sabe um bigode imponente? Ou até aquele aspecto galanteador de barba curta ou por fazer que traz uma legião de fãs?

Então, meu caro amigo, saiba trabalhar com aquilo que a vida lhe dá e faça o seu melhor! A barba grande e volumosa está em alta, mas não é a única alternativa. Ter seu estilo próprio, cheio de atitude e personalidade, conta muito mais no fim das contas.

Fique ligado que em breve tem a continuação deste artigo, em que vamos trazer a segunda fase do projeto “quero ter barba”: vamos falar sobre o gerenciamento do visual!

Enquanto isso, e você? Tem alguma sugestão ou dúvida sobre o processo de crescimento da barba? Fale para gente nos comentários que vamos nos ajudar =)

Este artigo foi enviado como contribuição por um barbudo da nossa comunidade. Se você também gostaria de contribuir, envie e-mail para [email protected].

Samuel Falcão é publicitário e diretor executivo da agência Studio 42, em Brasília. Tatuagens, boa cerveja, música e frases de efeito o definem bem, além de ser jogador de F.A. pelo Brasília Alligators. A barba o escolheu para ser seu portador ainda em 2008, e de lá pra cá, vem cultivando este estandarte dos bravos. “Com grandes barbas vem grandes responsabilidades”.

Dicas de produtos:

24 thoughts on “Quero ter barba. Como fazer?

  1. Jhon Lucas says:

    Olá pessoal, meu nome é Jhon Lucas, tenho 20 anos e vivo um dilema, pois, meu pai tem barba, meus tios tem barba, meus irmãos tem barba e até meus amigos que são adolescentes já tem barba e eu não tenho nenhuma barba. O que faço? Poderiam falar mais a respeito de casos como o meu? Obg a tds.

    • barbabravaclub says:

      Olá Jhon, boa tarde!

      Cara, o que podemos dizer é: não tenha pressa. Alguns homens começam a desenvolver barba aos 14 anos, outros aos 30. Realmente depende de vários fatores como genética, hormônios, alimentação… até a atividade física pode influenciar.
      Nossa sugestão é: você é novo e é cedo pra se desesperar porque a barba não cresceu ainda. Em 1, 2 ou 3 anos ela pode te alcançar =)

      Abraço!

    • lukas ferreira vasconcelos says:

      Poxa, a minha tá crescendo agora! Meu pai disse que só começou a desenvolver a dele com 25 anos!
      Já meu irmão da parte de Pai foi ter com 15~16 anos.
      eu tenho 20… a minha começou com 19 mas ficava apenas fiozinhos… eu dizia que ia deixar crescer mas sempre rapava quando ficava aquele bigodinho de “Alfredinho” huwhauwhuauwhaw
      Enfim, agora com 20 (quase fazendo 21) que está crescendo de verdade . . . E não faz nem um mês mas ela já estão bem visiveis e digo o seguinte
      TODA A NOITE ISSO ARDE PRA CARAMBA!
      Mas agora deixarei crescer e fica bem cheia! sempre quis ter barba mas não tinha paciência! Mas enfim logo logo nasce isso vai de genética cara…
      Tenho amigo de 14 anos com cara de 25 anos e eu com 20 com cara de 15. é incrivel esse mundo rsrs…
      Uma dica que te dou amigo, é está lavando seu rosto com Shampoo Sem SAL, em todo o banho! em menos de 2 meses você ja começa a sentir as penicadas! quando sentir as penicadas, “NÃO COÇA,NÃO ALISE COM A MÃO, MELHOR NÃO FAÇA NADA, SO DEIXE PENICAR E RELAXE…”. Tem até um artigo aqui no blog relacionando a isso!

    • Abel Eduardo says:

      Rapaz, o que vou te falar é verdade, aconteceu comigo. Meu caso foi o contrário do seu: meu pai não tinha barba, meu irmão não tinha, meu tio, idem. Há 6 anos atrás descobri que meu pai biológico era outro, barbudo e meus irmãos, idem.

  2. Willian Carvalho says:

    Boa tarde!

    Minha barba está crescendo. Está cheia, como gostaria que ficasse, porém está enrolada. Existe algo que eu poderia fazer para alongar os fios? Deixa-los mais lisos?

  3. lukas ferreira vasconcelos says:

    = Uma dica para quem não tem barba, lave seu rosto com “SHAMPOO SEM SAL”, em todo o banho! em menos de 2 meses vai começar a penicar!
    Quando começar a penicar;
    – Não coçar
    – Não alisar
    – Não faça nada, apenas deixe ela coçar e relaxe! se distraia jogando um joguinho de celular/PC/Video Game/ UNO e ou Cartas/ TV/ ou vir musica, qualquer coisa para se distrair, apenas não faça nada, Rs.
    Bem a minha no caso, começou a crescer com 19, porém eu ficava revoltado, sem paciência porque ela só crescia um pouquinho e ficava aquele bigodinho de “Alfredinho(modinha antiga sabe?risos…)”, enfim… Eu rapava ai demorou muito tempo para nascer de novo… esse ano ela estava começando a aparecer e como eu estava de viajem decidi rapar de novo e nesse mês ela começou a crescer só que mais agressiva! Sim agressiva, ela não coçava quando estava em crescimento, então eu pensei bem… Usar Shampoo deu certo! E pronto to usando em todo o banho lavo meu rosto com shampoo, e estou vendo o resultado! procurei na internet um pouco sobre shampoos e todos sabem que ele tira a oleosidade e tem vitaminas! enfim, tenho certeza que em menos de 2~3 meses já vai tá dando resultado! boa sorte a todos!

    = Há, só mais uma coisa! o shampoo é de qualquer marca viu?! ou seja, pega da sua mãe ou da sua irmã emprestada que já serve, ou compra um para você,risos..!

    = Também tem as opções a parte que não provei viu? é a própria loção especialmente para barba; Shampoo barber/condicionadores, etc.

    = Só mais um pouco vai acabar viu? risos… Bem meu amigo começou a usar aqueles sabonetes Asepxia – Ant Oleosidade & Esporos, ta dando resultado também, tá ficando cheia a barba!
    Bem, não to dizendo aqui que você DEVE comprar da marca ASEPXIA!
    Você pode está comprando um Sabonete de outra marca também para fazer o processo!

    tenho 20 anos (quase 21), e não tenho uma barba BEM CHEIA, mas pretendo!
    #ProjectBarbaCheia

  4. Pablo Rangel says:

    Olá futuros companheiros “Barbudos”!!!!
    Futuros, pois eu decidi que vou deixar a barba crescer e me juntarei a esta confraria!!!
    Depois de quase 20 anos, fazendo a barba todos os dias… E de modo “contra o fio”…. Confesso que não sei se é a maneira mais correta de se fazer a barba…só sei que aprendi assim… E sempre o fiz desta maneira, porém fiquei de saco cheio e resolvi virar um barbudo!!! Rs

    Lendo essa matéria, sobre dicas para deixar a barba crescer, me deparei com a dica de não se tentar moldar um padrão para a barba, ataque o fio atinja um tamanho entre 2,5 a 3,5 cm….

    Minha dúvida é: Diariamente eu visto roupas sociais, pois minha atividade profissional requer isto. Deixar a barba sem “modelar” um formato neste inicio, me passa um aspecto de desleixo com a aparencia…. é possível deixá-la crescer, modelando-a, sem atrapalhar seu crescimento? Ou seu desenvolvimento?

    Abraços
    Pablo

    • barbabravaclub says:

      Olá Pablo!
      Obrigado pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência com a gente. Seja bem-vindo ao time =)

      Quanto à sua dúvida, é possível sim, porém os resultados serão mais lentos se você aparar sua barba constantemente antes de que ela atinja um certo volume, afinal sua barba terá que crescer numa velocidade maior do que a que você apara para poder efetivamente ver o progresso. De qualquer forma, neste período de crescimento para ajudar a manter os fios mais alinhados e com unidade visual, recomendamos que utilize nosso balm para barba que vai ajudar justamente com isso: ficará mais fácil de manter os fios sob controle e uma aparência como se tivesse ido ao barbeiro.
      Se quiser saber mais sobre o balm: https://www.barbabrava.com.br/categoria-produto/produtos-para-barba/balm-para-barba/

      De qualquer forma já te adianto, se você se veste com roupas sociais já tem uma vantagem pois as pessoas tendem a ter uma aceitação maior a uma barba mais comprida (ou até mesmo com aparência menos alinhada) quando o barbudo usa roupas sociais. Experiência própria 😉

      Deixa crescer e conte com a gente por aqui.
      Abraços!

  5. Claudio says:

    Boa noite. Faz uns 2 meses q venho só aparando a barba com a máquina, porem ela não cresce parelha, continua com muitas falhas e demorandova crescer. Devo cortar tudo com lâmina e começar do zero ou se deixar como está, parar de cortar, só ir lavando e aguentando a coceira, vai realmente crescer?? Já tenho 27 anos, porém barba mais cheia só no cavanhaque e bigode.

    • barbabravaclub says:

      Olá Claudio,
      Nossa dica é deixar a barba crescer por dois meses *sem apara-la* de nenhuma forma, seja com máquina, tesoura ou só as pontas. Depois deste período você pode aparar as pontas para dar alinhamento de modo que fique com o estilo desejado.
      Quando você apara a barba com frequência durante o período de crescimento inicial pode acabar tendo a impressão de que a barba não está crescendo ou ainda erros milimétricos na hora de aparar a barba podem jogar seu progresso pelo ralo (literalmente).
      Claro que há diversos fatores que implicam no crescimento da barba, como genética, alimentação, atividade física, stress, etc. Mas se fizer sua parte, junto com estas dicas, certamente estará no caminho certo.
      Abraços!

  6. Jony Lopes says:

    Encontrei um Vídeo que Revela Métodos para ajudar quem sofre de Ejaculação Precoce.
    Através dos métodos, você aprende como controlar sua ejaculação por até mais de 20 minutos, tecnicas e dicas para melhorar o desempenho na cama, Outras formas de alcançar o Orgasmo, sem necessariamente ter que ejacular, por exemplo.

    Vou Deixar O Link Do Vídeo Logo Abaixo.

    ASSISTIR O VÍDEO >>> http://bit.ly/Ejaculando_ComControle

    • barbabravaclub says:

      Olá Hugo! Obrigado por comentar.
      É difícil dizer se um dia terá a barba cheia. As chances são de que sim, mas isso depende da pré-disposição genética, hormônios, alimentação, saúde corpo/mente, dentre outros fatores.
      O fato é que é cedo para julgar pois muitos homens atingem o potencial completo de crescimento da barba até os 30 anos, isso varia muito de pessoa para pessoa.
      Nossa dica é deixar crescer, e fazer sua parte para ajudar a mãe natureza. Neste artigo aqui damos algumas dicas: https://blog.barbabrava.com.br/como-deixar-a-barba-crescer-do-zero/

      • Geninho says:

        Meu caso é parecido com o do Hugo, tenho pelo no queixo, no bigode e agora ta crescendo bastante perto do queixo e no pescoço, e no rosto tem aqueles pequenos que alguns crescem mais, outros demoram pra desenvolver. Será que vou ficar com barba fechada algum dia?

  7. Tiago Mafra says:

    Bom dia ! Procurei em muitos sites e blogs e não vi nada a respeito mas no meu caso somente de um lado do rosto ela tem uma falha bem no meio da bochecha. No outro lado cresceu normal e “fechou”. Já faz 3 meses que estou deixando crescer e não sei se o lugar que apresenta a falha é pq demora mais para os pelos crescerem ou se não vai nascer pelo mesmo. Mas tem hora que da vontade raspar as bochechas só pros dois lados ficarem iguais. https://uploads.disquscdn.com/images/7bde71579984bc4f2dbddd0767239f4d56d364ea49a48151e527a294a63cb2ad.jpg

  8. onlyrapha says:

    Eu tenho 23 anos de idade e atualmente a minha barba anda muito rebelde mas ligeiramente cheia. Ainda há um furo um tanto grande na parte de baixo do queixo e o lado direito do rosto ainda não está uniforme. De resto, ela teve um boom de crescimento nos últimos 3 anos. Ainda tenho esperanças de ter uma barba cheia e maneira? hahaha

  9. Marcello Soares says:

    Olá, preciso que me tire uma dúvida.
    Eu fiz uma esfoliação no rosto com um sabonete esfoliante, mas não sei o que ouve, eu notei que uma parte do meu rosto diminuiu os pelos da barba.Quero saber se esses pelos voltaram a crescer normalmente ou teri que passar algum produto ou esses pelos não iram mais crescer.

    • Judson says:

      Olá.Realmente os pelos na face te transforma com passar do tempo…
      Aos 12 nasceu o bigode;aos 14 início dá barba( costeletas). Agora aos 18 finalmente a barba está se unindo ao bigode,mandíbula e bochecha.😎
      Não vejo a hora de estar fechada e sem falhas.

      Para quem deseja cultivar a mesma,siga em frente e tenha paciência!.

  10. ... says:

    Tenho 18 anos, ja fazia o bigode e aparava uns pelos avulsos no rosto desde os 13.Hoje com 18 ja tenho varios pelos no rosto uns mais grossos que outros porém bem falhada (comecei a deixar crescer), tenho vontade de ter barba mas o problema é minha familia, moro com minha mãe e me sinto extremamente incomodado pq ela me trata muito como uma criança e eu acabo ficando meio retraido

    • BARBA BRAVA says:

      Opa brother! Deixar a barba crescer ajuda a passar a impressão de maturidade, certamente. Claro que o comportamento conta bastante também 😉 É natural que a barba só atinja todo o seu potencial de crescimento lá pelos 20 e poucos anos, então continua deixando crescer e logo vai ter uma barba de respeito!

  11. Judson says:

    Olá.Realmente os pelos na face te transforma com passar do tempo…
    Aos 12 nasceu o bigode;aos 14 início dá barba( costeletas). Agora aos 18 finalmente a barba está se unindo ao bigode,mandíbula e bochecha.😎
    Não vejo a hora de estar fechada e sem falhas.

    Para quem deseja cultivar a mesma,siga em frente e tenha paciência!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *