pontas duplas na barba

Pontas duplas na barba: porque surgem e como prevenir

Os cuidados com a barba vão muito além da limpeza. É importante ter em mente que ela exige um tratamento com ações simples, que podem ser tomadas no cotidiano. Dessa forma, é possível prevenir alguns problemas, como ressecamento dos fios, pontas duplas na barba, entre outros.

Neste post, vamos elucidar o porquê do surgimento de pontas duplas na barba, como preveni-las e como tratá-las. Acompanhe!

Por que aparecem pontas duplas na barba?

Assim como o cabelo, os fios da barba também podem ter pontas duplas, que são mais aparentes nas barbas com fios mais longos. Os fios são formados, principalmente, por queratina, uma proteína que constitui diferentes estruturas do corpo, como unhas, pelos e pele, além de lipídios (gorduras).

A proporção é de 80% queratina e 20% lipídios. Juntos, eles proporcionam maior maleabilidade, maciez e força aos fios. Ocorre que a falta de cuidados, o tempo, o sabonete ou shampoo comum, além de outros fatores, aumentam o ressecamento dos fios. Como consequência, ficam fracos, quebradiços e daí surgem as pontas duplas.

Quais são os cuidados com a barba que tem pontas duplas?

Uma barba com pontas duplas geralmente apresenta falta de nutrientes no folículo dos fios. Daí a necessidade de um tratamento que inclui higienização adequada, esfoliação, nutrição e hidratação. Acompanhe a fundo cada um desses itens:

Higienizar adequadamente

produtos para barba
Produtos específicos para barba

Tudo começa com a higienização diária. Pelo menos uma vez ao dia (preferencialmente após as refeições), lave a barba com shampoo específico. Os fios da barba são diferentes dos cabelos e, por isso, não se deve utilizar shampoo para cabelos ou sabonete. Além de ressecar, eles podem irritar a pele, coçar e até ocasionar a queda dos fios.

Entre as vantagens dos produtos destinados especificamente para barba estão a limpeza profunda (da raiz às pontas) e a hidratação dos folículos pilosos.

Nutrir e hidratar

Óleos para barba e balms hidratam os fios, fortalecem a raiz e protegem contra agentes como bactérias e fungos, que podem acometer a barba. Geralmente, possuem formulações naturais, que nutrem e ajudam na proteção contra o sol, diminuem pontas duplas e ajudam a controlar o frizz. O ideal é aplicar após a higienização, com o rosto ainda úmido.

Esfoliar o rosto

A esfoliação do rosto, em especial da região da barba, mantém os poros limpos e sem cravos, além de hidratar a pele. Ela pode ser feita a cada 15 dias ou menos. Em poucas esfoliações, já é possível notar a pele mais saudável e a barba mais bonita.

Posso aparar os fios?

Sim, deve! Em alguns casos, lavar, hidratar e esfoliar pode não ser o suficiente para alguns fios mais rebeldes ou danificados. Nesses casos, o indicado é aparar os fios, porque além de manter a barba alinhada e bem desenhada, ajuda a proporcionar o crescimento saudável dos fios. Se não tiver prática, procure um profissional, para um resultado mais interessante.

Os cuidados com a barba são  indispensáveis, uma vez que seus fios são tão sensíveis como os cabelos. Como visto, não são necessárias ações muito complicadas, nem muito tempo para serem realizadas, mas os benefícios são imensos. Vale a pena o esforço!

Resolvemos suas dúvidas? Aproveite e veja 6 erros de quem usa o aparelho elétrico de barbear!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!