pe na estrada 5 roteiros pra quem gosta de dirigir

Pé na estrada: 5 roteiros no brasil para quem gosta de dirigir

Vamos falar a verdade: poucas coisas são mais prazerosas em nossa vida do que colocar o pé na estrada e conhecer lugares novos e excitantes. Seja sozinho ou acompanhado, este tipo de viagem pode trazer lembranças únicas.

O Brasil é repleto de roteiros desse tipo. Com litoral e mata riquíssimos, além da geografia diversificada, existem inúmeras oportunidades ao longo do país.

Observando as condições das estradas, as nuances que o clima pode oferecer e a distância a ser percorrida, confira aqui 5 dicas de viagem e qual combina mais com o seu estilo.

1. TranspantaneiraTranspantaneira

Esta é, com certeza, uma das rotas com a natureza mais impressionante. Ela cobre uma antiga estrada de terra batida, com cerca de 165 quilômetros, ligando as cidades de Poconé a Porto Jofre, exatamente na divisa dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No caminho, você irá se deparar com garças, capivaras e jacarés, além de toda a biodiversidade do local. Como a estrada é dura e existem mais de cem pontes de madeira no percurso, o ideal é fazer esta viagem em um veículo 4×4 e com a duração de cerca de três dias para o melhor aproveitamento.

2. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Este é outro lugar deslumbrante com uma natureza de tirar o fôlego. Com clima subúmido e média anual de 26 graus celsius, encontra-se distribuído pelas cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Nesta rota encontram-se 70 quilômetros de dunas. Esta é uma viagem muito versátil com a opção de se pegar um avião de São Luís e alugar um carro ou, dependendo do local de partida, ir subindo e desbravando o nordeste. Aproveite as inúmeras piscinas naturais no caminho.

3. Rio de janeiro a Petrópolis

Um dos roteiros mais procurados por quem quer pôr o pé na estrada, reúne duas cidades históricas e cheias de atrativos. A rota de 70 quilômetros, inaugurada em 1928, foi a primeira ligando estes lugares tão importantes para o Brasil.

Sobre o Rio, pouco precisa se comentar. Seu agito e sua beleza são famosos no mundo todo. Descendo a serra, uma belíssima vista aparece com uma temperatura amena e curvas fechadas.

Petrópolis ainda conserva os ares de cidade imperial, com belos edifícios que remetem ao tempo da monarquia. A estrada é muito bem conservada e de ótima dirigibilidade.

4. Porto Alegre a Gramado

Também conhecida como Rota Romântica, esta estrada de 100 quilômetros é indicada para quem curte um friozinho e uma viagem a dois.

O percurso é repleto de flores e belas árvores, fornecendo um clima europeu, muito reforçado pelos costumes dos imigrantes alemães, suíços e italianos que povoam essa região. A estrada é ótima e se prepare para um agradável frio.

5. Ilhéus a Itacaré

Partindo de Ilhéus, cidade conhecida pela produção de cacau e charutos, pega-se a primeira estrada ecológica do Brasil com destino a Itacaré, perto de Porto seguro, e de enorme importância histórica.

Nos 65 quilômetros bem conservados do percurso, cachoeiras, mata fechada, praias praticamente selvagens e uma fauna e flora inesquecíveis.

Antes de conhecer estes roteiros maravilhosos, lembre-se de checar as condições de seu carro para pôr o pé na estrada com segurança e tranquilidade.

Gostou do nosso post e quer conhecer mais dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Newsletter