Produtos para cuidar da barba: o que usar depois da barbearia?

E aí, barbudo, tudo certo? Manter esse visual aí não é fácil não é mesmo? Só as visitas regulares à barbearia não são suficientes! Por isso, os produtos para cuidar da barba são essenciais para que ela fique no esquema.

Cuidar da barba é como qualquer outra preocupação que você tenha com a higiene e a aparência, como escovar os dentes, cortar a unha, aparar o cabelo, tomar banho… Mas o negócio é o seguinte: quais cuidados um barbudo precisa ter além de ir ao barbeiro?

Quer saber? Então se liga no que este post vai trazer!

A importância do cuidado diário

Não importa se você quer ser um lenhador, viking, Kratos (essa é para os gamers) ou qualquer personagem que tenha uma barba impactante, a história é a mesma: é preciso tirar um momento diário para se cuidar!

Você deixa de tomar banho algum dia? Se deixa, finja que nem leu essa parte — o que queremos dizer é que os cuidados da barba não podem ser feitos só quando dá na telha! Na verdade, funcionam como qualquer outro cuidado básico: precisa haver regularidade.

Se você não escovar seus dentes diariamente, com certeza a sua saúde bucal vai ser prejudicada. Com a barba acontece a mesma coisa! Se você não adota uma rotina regrada e cuidadosa, a tendência é que a saúde dos fios seja prejudicada gradativamente.

Barba mal cuidada é barba feia

Barbudo, me conte aqui: há sensação melhor do que sair da barbearia bonitão, com a barba na régua, certinha e bem tratada? É claro que ali há profissionais competentes e preparados para deixar os fios da melhor forma — só que esse não é o único momento em que a sua barba pode ficar bonita!

Quando você não adota os cuidados diários básicos, a tendência é que as impurezas, a oleosidade e os fatores relacionados ao clima interfiram diretamente na saúde dos fios. E a consequência é a pior: barba feia!

Seus pelos ficarão com um aspecto ruim, parecendo que a sua barba está sempre bagunçada, sem vida. Aí você terá o claro sinal de uma barba que não é levada devidamente a sério. Assim como o seu cabelo, seus dentes e suas unhas, ela é uma parte do seu corpo que precisa de cuidados.

Os hábitos que você precisa deixar de lado

Tão importante quanto conhecer os produtos para cuidar da barba é entender como você pode evitar que ela esteja suja ou com a saúde ruim.

Por exemplo: você costuma passar a mão na barba durante o dia? Saiba que esse hábito é péssimo! A mão está sempre cheia de impurezas, levando tudo isso diretamente para a sua barba, que vira um depósito de germes e bactérias. Isso faz com que ela fique suja, feia e bagunçada.

Outro hábito prejudicial é coçar a barba. Nós sabemos que, às vezes, isso é difícil evitar — mas a coceira pode acontecer, justamente, por falta de cuidados adequados.

Como os pelos estão sempre crescendo, a tendência natural é a pele ficar irritada, já que esses fios são mais finos. Então, um bom balm para a barba é o produto ideal para evitar essas reações incômodas.

Esqueça os produtos gerais

O shampoo que você usa para o seu cabelo serve só para o seu cabelo, certo? Da mesma forma que o seu sabonete corporal é feito só para corpo! Eles podem ser cheirosos e cumprir bem seus respectivos papéis, mas não são indicados para a barba.

Use só produtos para cuidar da barba totalmente dedicados a esse cuidado. Outros podem ressecar seus fios e interferir na oleosidade da pele.

A manutenção dos fios

O barbeiro é o cara na hora de manter os fios no tamanho ideal e delimitar a linha da barba com perfeição.

Por mais que você consiga fazer a manutenção em casa, dar um pulo na barbearia é indispensável, pelo menos, 1 vez ao mês. Agora, se você tiver maior disponibilidade de tempo e grana, ir a cada 15 dias ajuda a manter a sua barba ainda mais certinha!

Fora isso, em casa é só seguir a linha que o barbeiro fez, reforçando as marcações do design da barba utilizando a navalha, para retirar os pelos excedentes. Uma tesoura também ajuda a aparar o volume da lateral do rosto e no queixo.

Os produtos que fazem toda a diferença

Achou que não ia ter dica sobre os melhores produtos para cuidar da barba? Achou errado, barbudo! Dá uma olhada nesse dream team para a barba e veja como, juntos, esses produtos podem fazer toda diferença para você!

Óleo

óleo é o inimigo número 1 do ressecamento dos fios, especialmente no inverno! Ele é muito recomendado para quem já está com a barba bem grande, especificamente com os fios maiores do que 3 cm.

Usar o óleo mantém os fios hidratados e bem alinhados, além de garantir a saúde deles, evitando que fiquem quebradiços. O ideal é usá-lo 1 vez ao dia, especialmente se a sua pele já for naturalmente mais oleosa. Exagerar no uso pode agravar isso — algo que não queremos, certo?

O óleo pode ser usado logo pela manhã, dando aquela assentada nos fios e ajudando a penteá-los. Foque em aplicá-lo mais nas pontas da barba, deixando o balm (que veremos a seguir) cuidar da raiz.

Balm

balm é figurinha carimbada nos kits dos barbados que sabem da importância dos cuidados diários. Ele é fundamental em qualquer rotina, tendo grande valor em algo específico: no crescimento dos fios. Quer passar por esse período sem coceira? Então não abra mão do balm!

No dia a dia, ele é o melhor produto para dar aquele volume na barba, deixando ela bem robusta e certinha. Também é fundamental para deixar os fios bem alinhados e modelados da forma que você quiser — além de deixar a barba cheirosa e com um brilho bem controlado.

Você pode usar o balm diariamente, inclusive combinando com o óleo! Quanto à ordem de uso, depende do aspecto que você prefere na finalização dos seus fios.

Uns preferem uma aparência brilhosa, enquanto outros gostam do aspecto mais natural, com o efeito matte (seco). Para obter esses resultados específicos, aplique os produtos na seguinte ordem:

  • para uma barba com mais brilho: primeiro o balm, depois o óleo;
  • para uma barba com aspecto mais fosco: primeiro o óleo, depois o balm.

Shampoo

Assim como para o cabelo, o shampoo é um dos mais fundamentais produtos para cuidar da barba. Ele é essencial, pelo menos, duas vezes ao dia. Sua função é a de higienizar e fortalecer mesmo os fios, nutrindo-os com tudo o que é necessário para que eles cresçam fortes e bonitos.

Outra função importante é que o shampoo para barba tem a função anti-inflamatória, perfeita para evitar a irritação dos fios crescendo, especialmente depois que a sua pele passou pela navalha do barbeiro. Então, não se esqueça: lave a sua barba, no mínimo, duas vezes ao dia!

Pasta esfoliante

Os produtos para cuidar da barba também dão aquela moral para a pele, você sabia? Afinal, se ela não está saudável, os fios não conseguirão se manter fortes e bonitos! Por isso, a pasta esfoliante é um desses produtos indispensáveis.

Você pode usar a pasta 3 vezes na semana, já que ela oferece um processo de renovação celular, como se você realmente trocasse a pele. Além de higienizar e remover células mortas, a pasta abre os poros, ajudando os novos fios saudáveis a crescer da maneira certa. Não dá para dispensar, certo?

Enfim, não se esqueça de que os produtos para cuidar da barba devem ser usados diariamente, sendo combinados como vimos aqui. Utilizar produtos da mesma linha ajuda a potencializar os efeitos, deixando a sua barba bonita, cheirosa e com aquele impacto que você busca!

E aí, gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato com a gente e dê uma olhada nos produtos da BARBA BRAVA!

Newsletter