Novembro Azul: como conscientizar os amigos e a família

[uam_ad id="1008"]

E aí, barbudo, tudo certo? Você já deve ter visto por aí que já se iniciaram as campanhas do Novembro Azul. Falar desse assunto é sempre importante, já que ele trata de algo fundamental: a saúde. No Brasil, 1 homem morre a cada 45 minutos em decorrência do câncer de próstata.

Os números são preocupantes, assim como a possibilidade de perder um querido amigo ou familiar. Só que você pode fazer sua parte, barbudo! Com informação e um bom diálogo é possível conscientizar quem está perto de você sobre a importância de se cuidar.

Este post vai falar mais sobre o Novembro Azul e mostrar como ele é importante. Que tal entender mais sobre o assunto e transmitir sabedoria? Você pode ajudar a salvar vidas. Confira mais a seguir!

A origem da campanha Novembro Azul

Mundialmente, novembro é oficialmente o mês de conscientização do combate ao câncer de próstata. Esse é um assunto delicado, mas que precisa ser abordado. A doença é a segunda maior causa de morte entre os homens, então não dá para brincar e vacilar na prevenção.

Diante desse cenário, a campanha de Novembro Azul é uma forte ferramenta de ampliação do assunto. É fundamental falar sobre e, quanto mais essa pauta for propagada, maior será o número de homens que poderão realmente entender a gravidade do problema.

Hoje as campanhas de prevenção já são muito conhecidas, mas você sabe como elas surgiram?

No Shave November: o pontapé inicial

Há quem diga que algumas das melhores ideias da humanidade surgem enquanto as pessoas estão no bar tomando uma cerveja. Essa teoria até faz sentido, não? Bem, o que importa é que os australianos Travis Garone e Luke Slattery estavam nessa situação quando tiveram a ideia de deixar o bigode crescer. Isso em 1999.

A ideia ficou ainda melhor quando a causa passou a ser humanitária. Inspirados na mãe de um amigo, que na época fazia campanhas sobre o câncer de mama, Travis e Luke resolveram transformar o ato do bigode em uma campanha de conscientização do câncer de próstata, e deram até um nome: No Shave November (novembro sem se barbear).

A onda pegou e eles fizeram o seguinte: cada amigo e conhecido que aderisse ao bigodão teria que contribuir com US$10, e posteriormente o valor arrecadado seria doado para fundos de combate à doença. A partir dali, o movimento só cresceu e tomou proporções mundiais!

Novembro Azul: a versão brasileira

O câncer de próstata ganhou visibilidade no Brasil com a campanha “Um toque, um drible”, lançada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Em 2012, a organização fez parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e fortaleceu a abordagem do assunto no país.

Foi assim que surgiu o Novembro Azul, inspirado também no Outubro Rosa, que já existia e que trata sobre o câncer de mama. Desde então, o sucesso é grande e muitos caras estão sendo ajudados. Entretanto, a luta segue, principalmente porque há um fator que atrapalha muito na hora de salvar vidas: o preconceito.

O que você precisa saber sobre o câncer de próstata

A informação salva vidas. Conhecimento é a chave de um mundo melhor e também mais saudável. Nesse Novembro Azul, vamos ajudar você a entender melhor sobre o câncer de próstata. Dê uma olhada em alguns detalhes fundamentais que você deve saber sobre a doença.

Causas

As causas ainda não são um ponto exato para a medicina, mas há fatores associados à incidência da doença. Estão mais suscetíveis, além de quem tem histórico familiar, quem leva uma vida sedentária, tem má alimentação, fuma e está em situação de sobrepeso.

A partir dos 40, naturalmente a próstata tende a aumentar, e nesse movimento uma célula cancerígena pode surgir. A doença geralmente acomete homens a partir dos 50 anos, mas pode acontecer mais cedo, aos 45, se já houver casos na família.

Sintomas

A fase inicial do câncer nem sempre é marcada por sintomas, o que representa um risco. Por isso o acompanhamento médico regular é tão importante. Quando os sintomas aparecem, os principais são:

  • demora para iniciar e terminar de urinar;
  • urina com presença de sangue;
  • jato de urina mais fraco;
  • aumento da frequência da necessidade de urinar.

Formas de prevenção

As melhores formas de prevenir o câncer é ficar bem longe dos fatores de risco. Basicamente, você deve levar uma vida equilibrada. Evite o abuso de álcool e do cigarro, pratique sempre alguma atividade física, adote uma alimentação saudável e frequente o médico regularmente.

Exames de identificação

Há dois exames importantes na detecção do câncer. O primeiro é o de toque, em que o médico consegue entender o tamanho da próstata e saber se há o risco da doença. O segundo é o PSA, que colhe amostras de sangue para detectar os níveis de proteínas produzidas pela próstata.

Idade para iniciar os cuidados

A faixa de idade ideal é a partir dos 40 anos. As consultas devem ser feitas com um urologista, que vai designar o paciente para os exames e os procedimentos necessários.

Tratamento

Caso o câncer seja detectado, há três caminhos: cirurgia de retirada da próstata, radioterapia ou terapia hormonal. Geralmente, a escolha é feita diante de uma análise profunda e pessoal.

O papel dos amigos e familiares na conscientização

O Novembro Azul é uma importante campanha também para que o assunto seja estimulado. É muito mais fácil estar informado se o câncer de próstata, por exemplo, é tema no happy hour, na mesa de bar, no churrasco de família ou naquela reunião cotidiana com a rapaziada.

Muitos homens sabem quando devem realizar o exame de toque, só que infelizmente deixam que o preconceito fale mais alto. Fala sério, barbudo, ainda há espaço para esse tipo de pensamento?

Passar longe ou lidar com essa doença de maneira forte só depende de você! Entender mais é o primeiro passo, mas você deve usar o conhecimento para ajudar outras pessoas. Conversar com o pai, com amigos e com familiares ajuda a difundir a ideia da necessidade de prevenção.

Ficar atento é ainda mais importante se houver histórico familiar. Portanto, não dá para perder tempo quando chegar a idade adequada para fazer o exame de toque. Se diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de próstata são de 90%. Fale sobre o assunto com os caras que você ama e respeita!

O Novembro Azul tem um papel fundamental na preservação da vida dos homens. Barbudo, este post tem muito conteúdo útil, fala aí! Agora você já sabe como preservar sua saúde e como pode ajudar outros homens a se manterem fortes e saudáveis.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que seus amigos e parentes não vacilem nos cuidados com a saúde!

[uam_ad id="1012"]

Newsletter