no shave november

No Shave November: que tal se preparar desde já e deixar a barba crescer?

Você conhece o movimento No Shave November? A proposta tem finalidades estéticas, mas também um propósito muito nobre: ajudar quem tem câncer de próstata.

Para participar, você precisa deixar sua barba crescer! Fácil, né? Nem tanto para quem não gosta de deixar os pelos passarem de um certo nível e volume. Mas que tal entender melhor a causa para saber porque é tão legal aderir à campanha?

Nesse post, vamos contar tudo que você precisa saber sobre o No Shave November, além de fornecer dicas muito legais para que sua barba cresça bonita e saudável para o período. Boa leitura!

no shave november

Conheça o No Shave November

O movimento surgiu para conscientizar o mundo a respeito do câncer de próstata, doença que afeta homens no mundo inteiro. A proposta original é muito interessante: todo homem deve deixar sua barba crescer, e o dinheiro que gastaria no barbeiro e com cuidados com a barba deve ser direcionado para instituições que ajudam homens com a doença.

Novembro foi o mês escolhido pois o período é internacionalmente utilizado para a divulgação de campanhas de conscientização do câncer de próstata, assim como o outubro rosa trata sobre o câncer de mama.

A grande popularização acabou fazendo com que muitas vezes o conceito original do movimento se perdesse, com homens apenas preocupados com o crescimento de sua barba e com o fato de poder ostentar uma aparência legal.

Lembre-se do sentido da campanha

É importante sempre lembrar que este movimento visa um determinado esforço, ainda que pequeno, em função da ajuda a pessoas que têm a doença. Para algumas pessoas, deixar a barba crescer é complicado por conta de críticas quanto ao tamanho dos pelos. Esse seria então o esforço, em nome da caridade e da ajuda.

Além de chamar a atenção, o movimento também propõe uma solidarização entre os homens. Uma das questões mais marcantes de um câncer é o tratamento à base de quimioterapia, que entre seus efeitos colaterais, faz com que o paciente acabe perdendo os pelos.

Nesse sentido, adotar o cultivo da barba nesta campanha é uma demonstração de força e conscientização para que seus pelos (e sua saúde) estejam sempre intactos. Para isso, o cuidado e os exames preventivos do câncer de próstata devem sempre estar em pauta.

Prepare sua barba para a chegada de novembro

Então, vamos adotar uma bela barba para o mês de novembro que já está chegando? A barba bem cheia neste período é sinônimo de engajamento e do alerta para os homens, que nem sempre mantêm os cuidados com a saúde.

A proposta é que você a deixe crescer durante novembro, mas por que não começar a prepará-la desde já? Entrar o mês já com uma barba de respeito vai causar muito impacto e mostrar seu comprometimento com a campanha.

Começar a cultivar o crescimento dos fios 1 mês antes é ideal para conseguir isso. Com os cuidados específicos, é possível entrar novembro com o resultado desejado. Vamos ensinar como fazê-lo!

Saiba como preparar sua barba para a campanha

Assim como os cabelos, os pelos da barba precisam de cuidados especiais para crescerem saudáveis e bonitos. A higiene diária também é importante para manter a barba forte e com uma aparência boa.

Pode parecer trabalhoso, principalmente para os homens que possuem rotinas muito intensas e atarefadas, mas acredite, os resultados são ótimos: uma barba de respeito e a colaboração para uma campanha muito nobre e importante.

A seguir, vamos apresentar cuidados básicos para você passar o No Shave November como um representante de respeito, motivando seus amigos e familiares a também adotarem a causa.

Não coce a barba

Sabemos que pode ser difícil de seguir esta dica, mas tenha em mente que ela é muito importante para o crescimento dos pelos.

A vontade é grande, principalmente para quem não está acostumado, mas saiba que a ação das unhas pode causar pelos encravados, além de transmitir sujeiras para a barba. Resista!

Usar hidratantes ou óleos para a barba pode ajudar a aliviar essa sensação e permitir que os pelos do seu rosto cresçam de modo saudável.

Mantenha cuidados com higiene

Sua barba ficará suja ao longo do dia, especialmente se você passa muito tempo na rua, da mesma forma que acontece com o cabelo. Assim, os pelos ficarão feios e fracos se você não tiver um cuidado especial com a higiene.

Lave sempre a barba após as refeições, práticas de atividades físicas e depois de longas jornadas da sua rotina. Essa higienização deve ser feita, pelo menos, 2 vezes ao dia, com produtos específicos para barbas, como shampoos e óleos.

Penteie a barba

Este hábito pode parecer bobo, ou até óbvio. Ainda assim, o fato é que não é tão comum para alguns homens. Pentear a barba deixa ela bonita, alinhada e até dá uma motivação a mais para quem está deixando crescer, pois o homem pode perceber o desenvolvimento dos pelos.

Ande sempre com um pente para barbas em suas coisas. Eles são pequenos e discretos, podendo ser guardados dentro de bolsas, mochilas, necessaires e até mesmo no seu bolso!

Não deixe a barba crescer desenfreadamente

Nenhuma barba cresce da maneira que você queria que ela fosse! Alguns pelos nascem maiores que outros e isso causa um desalinhamento, formando uma verdadeira bagunça! Visite seu barbeiro ou apare a barba em casa para que a aparência fique de pelos bem cuidados.

Está achando estranho falarmos sobre ir ao barbeiro, já que isso vai contra a ideia original do No Shave November, não é mesmo? Mas saiba barbudo, aparar os fios ajuda no crescimento saudável dos pêlos.
Além de deixar a barba crescer, você pode doar ainda assim o valor para instituições.

O importante é colaborar e se mostrar engajado para a conscientização sobre o câncer de próstata. Fazendo isso tudo um mês antes, como sugerimos, você gastará menos dinheiro em novembro e doará a quantia que puder, estando dentro do seu orçamento.

Gostou de saber mais sobre o No Shave November? A campanha é divertida e muito útil, aliando uma causa nobre a uma atividade que amamos: o cultivo e cuidado com a barba! Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este!

Newsletter