Jogos de baralho: 5 opções para curtir com amigos no happy hour!

E aí, barbudo, tudo certo? Tem coisa melhor que os jogos de baralho na hora de reunir a rapaziada? A resenha corre solta enquanto o pessoal joga, além da competitividade sadia que acontece. Qualquer ocasião é válida: churrasco de família, happy hour, ou outro momento em que a galera está junta só para passar o tempo e colocar o papo em dia.

Se você está sempre arrumando um jeito de jogar baralho, este post vai ser muito útil! Separamos algumas opções de jogos para você aumentar seu repertório e animar as reuniões com os parças. Bora lá?

1. Poker

O Poker tem se popularizado muito ultimamente, com vários caras famosos jogando. Inclusive, há cada vez mais gente se profissionalizando, já que os grandes torneios pagam muito bem. Mas, vai com calma! Primeiro jogue com os seus camaradas!

No Poker, cada jogador recebe duas cartas, enquanto cinco são abertas para cada um, porém, somente sobre a mesa. A proposta é simples: vence quem combinar a melhor mão, usando suas cartas e as comunitárias. O jogo se desenvolve em quatro rodadas em que todos apostam.

O jogo gira em torno da interpretação da situação de cada jogador. Já viu aqueles caras que jogam de óculos escuros? A intenção é tentar ao máximo disfarçar suas reações e, muitas vezes, até mesmo blefar sobre elas. O Poker é muito maneiro pra jogar com a galera. Vale sempre uma apostinha que fique boa para todos.

Barbudo, aproveite para checar todas as regras desse jogo, em detalhes, e aprender certinho para ensinar ao pessoal.

2. Buraco

Fala aí, barbudo: algum dos jogos de baralho que você conhece é mais clássico do que o Buraco? Ele é tradição naquela reunião da família, em que o pessoal faz aquele churrasco, toma uma cerveja gelada e se reúne pra jogar. A competitividade sadia entre os amigos é o diferencial, pois cria a vibe ideal pra galera passar bastante tempo jogando.

No Buraco, o objetivo é somar o maior número de pontos, e o mais legal é que ele é disputado em duplas. Você e seus amigos podem definir antes qual placar dá a vitória: 1.500, 3.000 ou 5.000 pontos. Essas são as pontuações mais comuns e que deixam o jogo divertido. Aliás, influenciam também na duração de cada partida.

Se tiver bastante gente para jogar, a pontuação menor torna a dinâmica mais legal, sem fazer a rapaziada esperar muito. Todas as cartas do jogo valem pontos, e são as sequências (chamadas de canastras) que vão determinar o quanto você conseguiu somar em cada mão. O desenvolvimento de uma partida é simples, o que ajuda a tornar o Buraco ainda mais interessante.

3. Truco

Outro jogo muito tradicional, o Truco é bem antigo e tem uma dinâmica muito particular. Ele é ainda mais legal porque só se joga em duplas ou em dois trios, ainda que a primeira alternativa seja a mais recomendada. Antes de começar, você precisa retirar algumas cartas do baralho (8, 9, 10 e os curingas), para totalizar 40 cartas.

Essa adequação é para atender ao modelo de baralho antigo, de quando esse jogo foi criado. Fazendo isso, você está pronto para começar. A ideia é tentar somar 12 pontos, em 12 turnos. Naturalmente, o turno vale 1 ponto.

Cada um dos turnos é composto por três rodadas, e quem se der melhor em duas já é considerado o vencedor do turno. O nome do jogo é utilizado na hora em que uma das duplas ou um dos trios está em vantagem. Aí, basta falar: “Truco!”. É nesse momento que a zoeira rola solta, principalmente se o grupo estiver tomando uma cerva.

O desenvolvimento das partidas é bem leve e divertido, em um jogo simples e que se torna perfeito para reuniões familiares ou entre amigos.

4. Sueca

Sucesso entre os jogos de baralho, a Sueca é um clássico! Cara, ela é capaz de trazer horas de diversão, em que você e os outros jogadores vão perder até a noção do tempo. Um conselho: nem marque compromisso depois, porque certamente você vai se atrasar.

O fato de a Sueca ser tão popular é sua dinâmica simples de jogo. Cada jogador recebe dez cartas, em vários turnos, até que o baralho seja encerrado. Joga-se sempre com quatro pessoas, divididas em duas duplas. Assim como no Truco, as cartas 8, 9 e 10 ficam de fora da brincadeira.

Os jogadores precisam colocar cartas dos determinados naipes na mesa, e quem colocar a mais alta leva as cartas de todos os jogadores. Isso soma pontos para a dupla, que fica mais próxima de tomar a frente na disputa.

Toda essa disputa acontece em dez rodadas, em que cada uma delas há quatro jogadas (uma para cada jogador da mesa). Ao final das rodadas, a dupla que tiver somado mais pontos vence a partida.

5. Mau-mau

O Mau-mau está entre os jogos de baralho mais engraçados e divertidos. Seu principal diferencial é permitir um número maior de jogadores — cada um joga por si. Com até seis, a partida fica show! Dá até para fazer duas mesas se tiver muita gente reunida, e realizar uma espécie de final entre os vencedores.

O jogo é simples: cada participante recebe sete cartas e precisa descartar uma a cada rodada. É preciso casar em número ou naipe com a que estiver na mesa. Caso você não tenha em mãos, precisa comprar no monte que fica à disposição. Quando há muitas pessoas, o monte acaba rápido, então as cartas descartadas se transformam no novo monte.

Algumas cartas têm funções especiais, como o Ás. Quando alguém a descarta, automaticamente o próximo jogador da mesa perde a vez. Cara, você não tem ideia de como isso gera rivalidade no jogo. A galera cai mesmo na pilha e a disputa se torna engraçada. Há outras regras que fazem esse jogo ser, de longe, o mais leve e divertido entre todos.

Barbudo, esses são alguns dos melhores jogos de baralho para você colocar em prática com a rapaziada. Dá para passar horas dando muitas risadas e zoando quem mandar mal. Pode ter certeza de que sua reunião com os amigos ou com os familiares ficará ainda mais agradável.

Conhece algum outro jogo que não está aqui neste post? Conta aí nos comentários!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!