A barba, uma característica que nunca sai de moda, exige, assim como os cabelos, alguns cuidados para estar sempre bonita e chamativa. E, nesse sentido, um dos principais quesitos é a limpeza, principalmente porque a higiene da barba requer alguns procedimentos que devem ser realizados diariamente. A regra é simples: quanto maior a barba, de mais atenção ela necessita. Ainda mais porque fios longos e espessos podem acumular restos de alimentos, poeira e demais impurezas. Tendo tudo isso em mente, para ajudá-lo a zelar por sua querida barba, separamos algumas sugestões de métodos higiênicos e dicas de produtos eficientes.

Faça a higiene da barba com cuidado

Somente deixar a água cair sobre a face durante o banho nem sempre é suficiente para remover a sujeira. É necessário lavar o rosto cuidadosamente, usando um shampoo neutro. E, se possível, realizar esse procedimento após as refeições, pois ao contrário do que muitos homens pensam, os pelos podem reter sujeiras que vão se acumulando na pele durante o dia.

Apare sempre que possível

Deixar a barba crescer é muito bom! No entanto, também vale a pena se preocupar com o comprimento dos fios e se ele está de acordo com o que se deseja, verificar se o alinhamento está correto e evitar que os pelos comecem a entrar na boca. Por isso, cuidar do crescimento da barba e dar-lhe alguns retoques é de grande importância, afinal, nem sempre ela aumentará de maneira uniforme. Assim, uma máquina elétrica, uma tesoura e um pente dão conta do recado. Mas se tiver dificuldade, procure um barbeiro.

Cuide das espinhas

É um erro adotar o visual barbado para esconder as espinhas, pois a barba costuma tornar a pele ainda mais oleosa, e isso contribui com o desenvolvimento da acne. Caso tenha esse problema, o ideal é manter o rosto sempre limpo, como foi dito, com mais de uma lavagem por dia e com o uso de cremes que ajudam no tratamento. Se o número de espinhas aumentar, procure um dermatologista.

Trate corretamente a descamação

A caspa, muitas vezes causada pela oleosidade excessiva, também pode afetar a barba. A dermatite seborreica afeta muitos homens, e a primeira ação que eles precisam tomar é tratar a pele com hidratantes indicados para conter a descamação. O uso de shampoo anticaspa, creme ou esfoliante na barba também é aconselhado.

Nunca deixe de hidratar

Alguns produtos são indicados para a hidratação e são fáceis de serem encontrados tanto em casas especializadas quanto na internet. Conheça os principais:
  • Shampoo para barba: Responsável por limpar os fios e iniciar a hidratação da pele.
  • Balm: Minimiza coceiras e irritações. É indispensável para os pelos que estão crescendo.
  • Óleo de barba: Dá a sensação de maciez, facilita o barbear. Sua composição também hidrata, refresca e lubrifica os fios e torna a barba mais macia e homogênea.
  • Pasta Esfoliante: Esfolia e atua também na revitalização da pele e na absorção da oleosidade.
Pensar que basta um sabonete e uma lâmina para aparar a barba é completamente errado. O cuidado ideal se dá por meio de produtos específicos, como os listados acima. Sabonetes, nesse processo, ressecam a pele, não permitem que a lâmina deslize com eficiência e ainda podem irritar a pele. Portanto, colha os frutos de uma barba adequadamente limpa e bem cuidada! Este conteúdo que você leu foi útil? Aproveite para comentar abaixo o que você achou sobre a importância da higiene da barba e de seus cuidados necessários, para que possamos criar mais posts interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *