hidratação da barba

Hidratação da barba e higienização: guia para deixá-la impecável

[uam_ad id="1008"]

E aí, barbudo, tudo certo? Farta ou bem aparada, com uma pegada retrô ou em uma versão mais moderninha, não importa o formato ou estilo, a barba faz parte da vida de muitos homens e passou a ser até uma extensão da personalidade masculina.

Só que para manter o estilo que você quer, antes de tudo, é fundamental hidratar a barba, certo? A limpeza e a estética andam juntas nos cuidados dos fios e hoje há cada vez mais produtos para você manter seu visual nos trinques.

Então se prepara, barbudo, porque neste post você vai ver boas dicas para deixar sua barba limpinha e hidratada, mantendo cuidados indispensáveis no seu dia a dia. Chega mais!

A importância de usar produtos adequados

Higienizar e a hidratar a barba são fundamentais para ostentar fios imponentes e sedosos. E para um visual saudável, esqueça definitivamente os produtos unissex!

Não por questões de gênero ou de masculinidade. Isso é bobeira, brother! A questão é que a pele masculina tem características únicas. Só para você ter uma ideia, ela é bem mais espessa e áspera que a feminina. Sendo assim, não dá para abrir mão de cuidados específicos.

Barbudo, a pele do homem também apresenta um número maior de glândulas sebáceas e de testosterona, e produz duas vezes mais sebo que a das mulheres. Isso gera excesso de oleosidade e, consequentemente, mais cravos e espinhas. O pH da pele do homem também é mais ácido, o que exige produtos específicos.

Pasta esfoliante

Uma ótima opção que vai manter a pele saudável e renovada é a pasta esfoliante. Com uma aplicação simples, por cima da barba, ela esfolia de forma suave e desobstrui os poros, permitindo que novos fios cresçam de forma saudável.

Como proporciona limpeza seca e sem espuma, a pasta esfoliante não agride as peles mais sensíveis e ajuda também quem tem fios mais ressecados. É um cuidado especial e dedicado para quem quer uma barba mais bonita e saudável.

A limpeza diária da barba

Barbudo, você deixa de escovar os dentes no dia a dia? Então, por que deixaria de limpar diariamente a sua barba? O cuidado e a limpeza dos fios devem ser diários, o que não requer muito tempo ou esforço. Lavar o rosto é necessário para remover as células mortas, além do excesso de gordura e de impurezas.

O ideal é que a pele do rosto e a barba sejam limpas ao menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Para os barbudos no estilo lenhador, o ideal é lavar a barba após cada refeição. Fórmulas de alto rendimento permitem que se use pouca quantidade de produto e garantem a eficácia da limpeza.

Mas se engana quem pensa que só água e sabão dão conta disso! Por serem tensoativos, os sabonetes retiram toda a oleosidade presente na pele, necessária para sua proteção, deixando-a ressecada e até irritada. Além de limpar, produtos à base de óleos vegetais hidratam e diminuem a possibilidade de irritações e coceiras.

As loções de limpeza devem ser evitadas! Por serem produtos com excesso de álcool, aumentam a oleosidade da pele, causando o chamado “efeito rebote”, quando a derme produz ainda mais oleosidade. Por isso, o ideal é lavar a pele e a barba com um shampoo específico.

Shampoo para barba

Limpar e hidratar a barba são processos que passam diretamente pelo uso do shampoo. Se você pensa que basta usar qualquer sabonete que você tem em casa ou até mesmo o shampoo para o cabelo, mude essa ideia urgentemente!

Somente o shampoo para barba é capaz de lavar os fios da maneira certa, sem nenhum tipo de componente agressivo que possa enfraquecer ou ressecar os fios. Além da preservação da saúde da barba, os shampoos também oferecem higiene completa, além de trazer aquela sensação de frescor e um cheirinho sensacional!

Barbudos com pele normal e mista podem usar shampoo para barba diariamente ou optar pela pasta de limpeza que você já viu neste post.

Já para aqueles com pele oleosa, o ideal é usar a pasta de limpeza e o shampoo juntos, alternando os dois produtos pelo menos uma vez ao dia. Isso ajuda a controlar a produção de oleosidade do rosto. Homens com pele seca devem usar o shampoo diariamente e a pasta apenas duas vezes por semana para evitar o ressecamento da pele.

A hidratação da barba

Assim como a limpeza, hidratar a barba deve ser um cuidado diário, pelo menos uma vez ao dia. Ao contrário do que muitos pensam, hidratação não é coisa só para cabelos: ela é necessária tanto para a saúde da pele quanto dos pelos da barba.

É a hidratação que repõe a água e os nutrientes perdidos ao longo do dia. Barbudo, o pensamento é simples: se você precisa de água e alimento todos os dias para se manter saudável, por que com a sua barba seria diferente?

Ela é parte do seu corpo e também precisa de hidratação constante. Cara, se você vacilar, o resultado vai ser ruim: fios ressecados, quebradiços e com uma péssima aparência. Não rola, né?

A falta de cuidados diários intensifica a produção e o acúmulo de óleo, deixando a pele mais oleosa e causando a queda dos fios. Hidratar a barba frequentemente também evita o surgimento das indesejáveis pontas duplas, que surgem devido à falta de proteínas, assim como o ressecamento.

Os produtos fundamentais para hidratar a barba

Já está querendo saber qual a fórmula mágica para a hidratar a barba, né, cara? Fica tranquilo e relaxa que é o mesmo conceito que já falamos aqui: produtos específicos para a pele masculina e voltados para a barba.

Os mais indicados para uma hidratação adequada são balms ou óleos. Os dois podem ser usados juntos, mas sem exageros, já que isso pode resultar na oleosidade da pele. E a gente ensina como usar cada um deles. Saca só!

Balm

Os balms têm textura em creme e são feitos a partir de óleos essenciais, manteiga de karité, óleo de argan e outros ingredientes que não agridem os fios. Servem para limpar, refrescar, tonificar a pele e controlar os fios, além de facilitar a modelagem.

Barbudos no melhor estilo Don Juan, com barbas curtas ou por fazer, devem dar preferência a esse tipo de produto. Os nutrientes que o balm tem fazem a barba ficar facilmente modelada do jeito que você quer, além de assentar os fios e deixá-los mais rentes ao rosto, oferecendo também hidratação à pele.

Óleo

Já para os barbudos no estilo lenhador, com barbas longas e mais cheias, o óleo traz ainda mais benefícios. Por ser líquido, é facilmente aplicável e absorvido, hidratando e dando brilho aos pelos. Ele também impede o surgimento de caspa e deixa os fios mais “domesticados” com a frequência do uso.

Se você já está vendo sua barba ficar grande e imponente, é hora de ligar o sinal de alerta! Quando seus fios alcançarem 3 centímetros de comprimento, é recomendável adotar o uso do óleo. Abaixo disso, dá pra usar também, mas em quantidade menor para que a barba consiga absorver o produto.

Combinando óleo e balm

Se liga nessa situação intermediária, barbudo! As barbas crespas ou ressecadas, mesmo sendo longas ou curtas, precisam de uma hidratação extra. O ideal é apostar na combinação dos dois produtos. Se a sua pele for oleosa, comece utilizando o óleo em dias alternados e vá ajustando a frequência.

Cara, a verdade é que o balm e o óleo não são substitutos, mas complementares. Enquanto o óleo tem um poder maior de hidratação por ser feito com ingredientes naturais, o balm atua na modelagem, dando textura e mais volume.

Então, mesmo os que têm barbas fartas podem utilizar o balm para manter os fios no lugar. Esse produto tem a proposta de finalização, ou seja, quando você quiser arrumar a sua barba, ele pode entrar por último para colocar os fios penteados da forma que você preferir. É por isso que esteticamente o balm sempre vai ter uma função muito importante.

O segredo, barbudo, é sempre dosar a quantidade de produtos. Lembre-se: investir em produtos de qualidade, com fórmulas concentradas, evita que você os desperdice ao usá-los em grandes quantidades por vez.

A regularidade na ida ao barbeiro

Deixar a barba na régua, bem aparada e alinhada, é o que todo barbudo quer. Independentemente se você leva esses cuidados a uma barbearia ou se dá conta em casa mesmo, é preciso dosar as vezes em que você submete seus fios às lâminas.

Sempre que você apara a barba, seja com a máquina ou com a navalha, causa uma irritação, ainda que em um nível mais baixo. Isso acontece simplesmente porque os fios ficam afiados e, ao entrarem em contato com a pele, machucam e causam irritação.

Sendo assim, barbudo, você também precisa dar um descanso para a pele do seu rosto! Crie uma rotina saudável, observando como a sua pele reage de acordo com essa frequência de corte. Uma vez na semana ou uma vez a cada 15 dias pode ser um bom tempo. A principal dica é fazer testes e ver como a sua pele reage.

Os cuidados na hora de pentear

Sim, seus fios precisam ser penteados! Até mesmo o ato de hidratar a barba depende disso, especialmente no uso do óleo, já que o pente ajuda a espalhar o produto por toda a extremidade do fio.

No dia a dia, o pente vai ajudar seus fios a ficarem bem alinhados, sem aquela bagunça toda que você encontra no espelho ao se olhar quando acorda. Além disso, o pente não deixa que os fios embaracem ou fiquem quebradiços.

Pentear também ajuda bastante a distribuir a oleosidade natural da pele para os fios, mantendo a saúde dos fios e evitando problemas de acne, por exemplo. Tenha sempre um bom pente de madeira com você, pois ele retira a estática dos fios e os deixa sempre alinhados.

A importância de evitar hábitos ruins

Aí, barbudo, sabia que você mesmo pode prejudicar seus fios? Então, vamos parar de vacilar? Tão importante quanto hidratar a barba é mantê-la quietinha e longe de práticas ruins. A coceira é uma realidade comum em quem está deixando os fios crescerem, mas você precisa lutar contra isso!

Como evitar a coceira

Essa é uma reação comum, já que os fios crescem e irritam bastante a pele. Usar alguns produtos específicos ajuda nesse processo. O balm é a melhor saída, já que os fios estarão curtos e ele pode oferecer a hidratação necessária para a pele.

O produto adequado vai ajudar a acalmar a pele, permitindo que essa irritação diminua. A coceira pode acontecer também em barbas maiores, apesar de ser bem raro! Para evitar isso, basta cumprir com os hábitos de higiene e hidratação, beleza?

Por que alisar a barba é ruim

Outro hábito prejudicial é o de passar a mão na barba. Para alguns caras isso é algo automático, enquanto para outros pode até ser um charme. Barbudo, tem outras maneiras de conseguir fazer seu estilo, já que essa é bem prejudicial aos fios.

Suas mãos transmitem impurezas para a barba. Além disso, ficar mexendo nos fios pode deixá-los mais quebradiços e ressecados, prejudicando todos os seus cuidados com a hidratação. Sendo assim, deixe sua mão longe da barba, combinado?

Uma barba impactante exige dedicação, mas o resultado é gratificante também. Com o tempo esses cuidados diários, como hidratar a barba, vão fazer parte da sua rotina (como escovar os dentes, lembra?). Então, não deixe de seguir as dicas deste post para manter aquela barba imponente e cada vez mais bonita!

Ainda tem dúvidas sobre qual produto escolher para a hidratação da barba? Quer saber mais sobre a ordem de utilização deles? Leia mais sobre o assunto no artigo: “O óleo ou balm, qual a ordem de aplicação?”

 

[uam_ad id="1012"]

Newsletter