perfumes masculinos

Entenda as famílias aromáticas dos perfumes masculinos

Acertar na escolha do perfume não é uma tarefa fácil, afinal, além do gosto pessoal, são muitas notas e famílias aromáticas envolvidas. Esses fatores dificultam a escolha dos perfumes masculinos ideais para cada ocasião, e não apenas isso: dificultam também a escolha de novas opções.

Se você tem dificuldade em escolher o perfume ideal e usa sempre o mesmo por receio de comprar um que não seja tão bom, confira este post e entenda as famílias aromáticas dos perfumes:

Notas e famílias olfativas dos perfumes masculinos

Notas olfativas são divididas em:

  • de saída;
  • de coração;
  • e de fundo.

Essa divisão tem relação com a ordem em que evaporam.

Notas de saída, por exemplo, são as primeiras sentidas e duram poucos minutos na pele; as de coração evaporam de forma mais lenta, sendo exaladas quando a pele está absorvendo o perfume; já as notas de fundo são as últimas a sumirem e sua fixação é mais intensa.

Já as famílias olfativas são definidas de acordo com as notas olfativas predominantes no perfume. As famílias podem ser cítricas, amadeiradas, aquáticas, aromáticas e orientais.

Cítrica

Com característica marcante e leve, perfumes cítricos são resultados de essências obtidas de frutas cítricas, como o limão e a laranja. Além disso, é considerado um perfume fresco, o que o torna ideal para ser usado em dias quentes.

Laranja, limão, tangerina, bergamota e mandarina são algumas das notas presentes nesse grupo, além do toque amadeirado presente em alguns perfumes cítricos.

Amadeirada

A maior parte dos perfumes disponíveis no mercado pertencem à família amadeirada ou boisée, mostrando que é um dos preferidos dos homens. Geralmente são associados à seriedade, à elegância e à sedução.

Podem ter um caráter quente ou seco, dependendo da composição. Quente quando predomina o sândalo e o patchouli; seco quando predomina o cedro e o vetiver.

É menos adocicado e pode ter toques de tabaco, terra e canela, além de algumas notas naturais picantes. Notas de pinho, âmbar, vidoeiro, musgo de carvalho, couro e madeira de agar são algumas das mais comuns nos perfumes amadeirados.

Aquática

A família aromática aquática é caracterizada por um aroma que transmite o frescor da água. Geralmente os perfumes desse grupo são revigorantes, leves e considerados ideais para qualquer momento.

Com notas marinhas, é uma união de notas cítricas com naturais. As notas mais comuns são de ingredientes marinhos, ervas, folhas verdes, pepino, sálvia e alecrim. Essas notas são as responsáveis por lembrar o aroma do orvalho, da maresia e das matas.

Aromática

É uma das famílias mais comuns na perfumaria masculina, a qual é uma mistura de aromas orientais, cítricos e lavanda, agradando quem busca uma fragrância natural e fresca. Geralmente é composto por notas de cumarina, lavanda, sálvia, tomilho, cedro e âmbar.

Oriental

Uma combinação de notas quentes com notas frescas, essa é a melhor descrição para esse grupo. Ideal para quem busca uma fragrância exótica, já que leva em sua composição notas de flores raras, madeiras nobres, especiarias e resinas.

Notas de âmbar, canela, anis, cravo, gengibre, baunilha e noz-moscada também são comuns.

Entender as famílias aromáticas dos perfumes masculinos é uma ótima forma de acertar na próxima compra e de ficar satisfeito com a escolha. Apesar de parecer complexo, basta conhecer qual família agrada mais o seu olfato e experimentar as suas fragrâncias.

E você, já conhecia as famílias aromáticas? Qual você prefere? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!