E aí, barbudo, você sabe como fazer um bom café? Funcionar de manhã sem esse combustível é uma verdadeira missão impossível. A tradição da bebida no Brasil é extensa, mas também não rola beber um sem gosto, forte demais ou com características pouco agradáveis ao paladar, certo?

Existem algumas interessantes variações do cafezinho tradicional, uma mais gostosa que a outra. Para cada uma delas existem alguns segredos básicos, que vão funcionar em qualquer um desses tipos.

Quer saber quais são? Nós te ajudamos! Você vai acompanhar, neste conteúdo, quais são os segredos para fazer um café de ótima qualidade. Confira!

Veja como fazer um bom café

Um café de qualidade não se faz de qualquer maneira. É preciso ter cuidado e dedicação, usando os ingredientes certos e da forma mais adequada. Falando assim, pode parecer que fazer um bom café é algo complexo, mas acredite, não é! Você não precisará de ingredientes místicos e muito menos terá que usar processos altamente avançados para conseguir qualidade.

Quando falamos de um bom café, estamos levando em consideração alguns fatores como aroma, sabor apurado e equilibrado, sem que a bebida fique forte demais ou muita aguada, com pouco gosto. A seguir você vai ver quais são as dicas essenciais para ter um cafezinho de primeira sempre que você quiser!

Use água de boa qualidade

Essa é a regra número 1 para fazer um bom café. A água faz muita diferença no sabor, barbudo! Muita gente usa qualquer tipo, especialmente da torneira, sob a ideia de que ela ficará própria para consumo após ferver. Isso pode até ser verdade, mas ainda assim há a influência no sabor do café.

Para conseguir preparar a bebida com a melhor qualidade possível, use sempre água filtrada, a mesma que você bebe normalmente no dia a dia, ou a água mineral. Essas duas opções garantem que seu café não sofra nenhum tipo de interferência negativa no sabor.

Café moído na hora tem um sabor totalmente especial

Considere essa possibilidade se quiser ter uma experiência diferenciada na hora de tomar um bom café! Você consegue encontrar um moedor com um preço acessível e também não terá dificuldades de comprar café em grãos.

Estamos te dando essa dica por 2 motivos básicos: moído na hora, o sabor do café é mantido de forma mais apurada, assim como o seu aroma, que fica bem forte. Brother, vale muito a pena!

O pó de café também não faz feio

Cada um tem sua própria rotina, e pode ser que ter que moer o café sempre não seja interessante para alguns de vocês, barbudos modernos. O pó de café é uma opção menos natural, mas mais rápida. Dá para ter uma experiência legal mesmo assim!

O selo da ABIC é muito importante para os pós de café comprados no mercado. Eles garantem a pureza do produto dentro de um nível que não interfere no sabor e na qualidade. As linhas gourmet são bastante saborosas. Outra boa opção são os pós comprados em cafeteria, que não possuem o selo, mas são de qualidade igual ou superior.

Cheque a validade, se a embalagem é selada a vácuo e não se esqueça de conservar da melhor maneira após aberto: em embalagem vedada e que evite a umidade, mantendo o pó de café bem seco.

É bom ressaltar que nada substitui o próprio grão do café. Ele mantém o sabor, especialmente porque será consumido logo após ser moído. Se puder, dê sempre preferência a esse tipo. Algumas cafeterias moem para os clientes, caso você não tenha ainda a máquina adequada.

Atenção na hora de adoçar

Quanto mais você seguir as dicas deste post, menor será a necessidade de adoçar o seu café, justamente porque ele estará com o seu sabor natural muito apurado, devido a processos cuidadosos e que preservam suas propriedades naturais, inclusive o gosto.

Se mesmo assim você achar que não dá para beber sem adocicar, faça da maneira certa: não misture o açúcar na água! Ao esquentar, as propriedades serão alteradas, e o risco é que seu café fique melado e com um gosto bem distante do ideal. O correto é fazer isso só quando ele estiver pronto e servido, seja com adoçante ou açúcar.

Porções na medida

Fazer um bom café também depende do equilíbrio entre água e o grão, ou o pó de café. É preciso usar boa proporção para que ele não fique nem muito forte, nem muito fraco. Se você quiser fazer, por exemplo, 1 litro de café, serão necessárias 5 colheres de pó ou grão (já moído, claro), pois assim é possível encontrar um equilíbrio que resulte em um sabor sensacional!

Conheça as possibilidades dos tipos de café

Barbudo, se você gosta muito de café, com certeza fica animado de experimentar algumas variações interessantes da bebida, certo? Existem diferentes tipos, muito marcados por preparos distintos, originários de outros países. As diferentes culturas interferem na maneira como o café é feito e o resultado disso são bebidas sensacionais. Vamos conhecer alguns deles?

Cortado (média)

Tradicionalmente conhecido como “média” em muitas partes do Brasil, esse tipo de preparo é bem nostálgico e delicioso. Ele é ótimo para tomar pela manhã, quando você precisa de uma alimentação mais reforçada para aguentar o dia que vem pela frente. A média nada mais é do que um bom café espresso com leite esquentado no vapor.

Café irlandês

Nesse aqui o bicho pega! Para dias frios e que você precisa daquele “levante“, o irlandês é uma boa pedida. Ele se trata de uma mistura sensacional: café tradicional com whisky! Para fechar a bebida, um creme de chantilly ou espuma de leite por cima. Fala aí, tem como não querer experimentar?

Ristretto

O ristretto é um espresso curto, perfeito para tomar ao longo do dia, preferencialmente à tarde. Ele tem mais açúcar e menos cafeína, ideal para quem não quer abrir mão de beber um café, mas não quer ficar tão acordado a ponto de chegar à noite sem sono.

Mocha

Esse é mais um cafezinho ideal para tomar após o almoço ou acompanhando aquele lanche da parte da tarde. Com um sabor único, ele sofre mais interferências no preparo, por isso é tão único. O mocha consiste em café espresso com chocolate em calda, leite vaporizado e espuma. Cara, é bom demais!

Você viu que não tem mistério na hora de fazer um bom café, não é mesmo? Certamente seus brothers também curtem a bebida, assim como aquela gata. Então, agora você tem assunto para vários momentos, além de ter a habilidade para preparar um café e agradar a galera.

Curtiu essas dicas? Você pode ter acesso a posts como este e também a vários conteúdos sobre barba e bigode. Assine nossa newsletter e receba tudo diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *