Este artigo é escrito por autores convidados. Mais informações ao final do post.

É comum que você esteja acompanhado enquanto come, correto? Mas mesmo sozinho, imagino que não goste de se sujar, que não ache apenas feio sujar a barba ou bigode, mas também desconfortável.

E o que nós, barbados devemos fazer? Abaixo você encontrará diversas dicas para comer sem sujar a barba, tudo bem se não seguir todas em seu dia-a-dia, mas tenho certeza que uma ou outra irá tornar sua vida mais prática.

Especial para bigodes

DICA 1: O primeiro passo é dividi-lo ao meio, empurrando-os para os lados. Assim, evita-se que os fios longos do bigode caiam sobre a parte superior do lábio, evitando que a comida toque nele.

DICA 2: Evite “finger foods”! Sabe aquelas comidinhas que se come com a mão? Costelinhas, asinhas de frango, cachorros-quentes, esse tipo de comida tende a ser um desastre! Comidas com garfo e faca são sempre a melhor opção. Não consegue evitar? Tente pequenas mordidas e tenha um guardanapo em mãos.

DICA 3: Canudo! Simples e extremamente eficiente quando o assunto é bebida. Com o canudo você nunca terá problemas de líquidos no bigode e na barba. Nós já temos um bigode, não precisamos de um bigode de leite. Quanto mais tempo gasto limpando o bigode, é tempo não aproveitado nas coisas boas da vida. Além disso, se você passar um guardanapo, pedacinhos de papel vão te acompanhar pelo resto do seu dia. Pondere sobre isso, pode ser estranho no início, mas resolve!

Talheres

Colheres amigáveis a barba

Uma dica preciosa é substituir colheres de sopa (maiores) por talheres menores. Então, adote a colher de sobremesa ou de chá. Pode parecer infantil, mas é legal em vários sentidos. Homem já não mastiga muito mesmo e ingerir porções menores não só ajuda a proteger a barba, mas também pode melhorar a digestão. Além de tornar a sua refeição um pouco mais lenta e saudável, vai transportar menos comida, facilitando não tocar nos ilustres pelos de seu bigode e abaixo dos lábios.

Café

Vai usar canudo? Não!!!
Uma opção para o barbudo moderno está nas tampinhas do Starbucks (ou um garrafinha térmica com o mesmo formato). Estas aberturas menores garantem que o liquido vá direto para lugar apropriado. Simples, prático e higiênico.

Pão

Pão com manteiga (margarina, cream cheese, cottage, geléia ou com creme de ricota, caso assim você prefira). Uma mordida direta na torrada com a manteiga pra cima irá resultar num desastre. A dica aqui é extremamente simples, vire-a de cabeça pra baixo ou dobre-a no meio (dependendo da viscosidade do acompanhamento escolhido). Dessa maneira o pão será um escudo natural entre o untuoso acompanhamento e seu bigode. Claro que podem sobrar algumas migalhas, mas será mais simples se livrar delas.
Queijo cottage é especialmente terrível para a barba: empelota e vira bolinhas. Se você é uma dessas pessoas que come cottage de colher (não conheço nenhuma dessas), a dica é mudar a maneira como você abre a boca pra comer. Em vez de fazer um som de “Âh”, que traz os pelos pra dentro da boca, faça “hey” quase que sorrindo ao comer, e afastando os pelos da comida.
Isso diminui bastante o contato entre a colher e a barba. Para completar, vire o talher dentro da boca, saindo ao contrário a colher ou o garfo terá menos chance de encostá-lo no bigode.

Cereal

comer sem sujar a barba

Eu também gosto de cereal! Não tema, também temos uma dica para comer sem sujar a barba. Caso sua barba seja tão grande que a ponta vá parar no bowl (pote) de leite (o mesmo pode acontecer com uma sopa), a dica é segurar um pouco a barba para evitar o terrível contato. Não submerja a barba em leite ou sopa, não é legal, sujará sua roupa e talvez você nem perceba a bagunça que está fazendo.

Sanduíche

Comendo sanduíche com barba

MODO 1: Quando for comer um sanduíche (especialmente aqueles com maionese saindo pelos lados) o ideal é não comê-lo inteiro. Corte de modo que tenha dois triângulos, tipo como sua mãe fazia quando você era criança, lembra-se? Leve sempre em consideração que é mais fácil limpar o meio do bigode, do que os lados. Assim, coma o sanduíche virado de lado (o lado do sanduíche fica no mesmo sentido do seu nariz), e não deitado, como costumamos comer.

MODO 2: Outra opção é comer do jeito usual, e com o dedo empurrar o bigode para o lado, enquanto coloca o sanduíche na boca. Tudo isso de forma discreta!

MODO 3: Como uma terceira opção, pode cortar o sanduíche (especialmente os de pão de forma) em tiras mais finas (umas 4 fatias), de modo que elas entrem na boca sem tocar a barba ou o bigode – lembre-se de comer as fatias de lado!

Sopa

Sopas gotejam, e isso é sempre um grande problema para os barbudos! Elas escorrem através da barba, e se você estiver usando algum produto para deixar sua barba mais macia, provavelmente a sopa ira pingar até a sua roupa. Um verdadeiro desastre (a não ser que você tenha uma barba tão, tão longa, que cubra tudo – alguns homens aguardam ansiosos esse glorioso dia chegar). Para a sopa utilize uma combinação de técnicas que falamos antes: utilize uma colher menor, segure a barba, vire a colher para baixo antes de retirá-la da boca. Também ajuda se você fizer a expressão do som de “hey”, como explicamos.

Espaguete

comendo espaguete vs barba

Esse é outro alimento bem desafiador!!! Duas opções aqui: em casa você pode cozinhá-lo quebrando-o pelo menos na metade. Sei que isso é uma ofensa aos italianos, e por isso tenho uma segunda solução, que também é útil para quando estiver em restaurantes. É o jeito tradicional italiano de se comer um bom espaguete: com uma colher você agrupa um pouquinho de macarrão, e em cima da colher você gira o garfo até que obtenha uma quantidade não muito grande, para entrar na boca com facilidade. Com a colher você também pode ajeitar os fios de macarrão no garfo, para que virem um todo uniforme.

E você, toma alguns desses cuidados? Alguma das dicas acima não funciona com você, qual sua sugestão?

Autores: Daniel, Juliana e Mariana
Daniel é um cara barbudo, engenheiro, crossfiter e músico. Juliana é economista e chef de cozinha. Mariana deixou a advocacia para tornar-se fotógrafa e viajante. Juntos vamos passear com a barba do Daniel por lugares super bacanas e trocar experiências, não apenas sobre barba, mas sobre gastronomia, música, esportes ao ar livre e tudo mais o que os leitores sugerirem, lá no Blog da Barba.

Use produtos BARBA BRAVA:

3 thoughts on “Comer sem sujar a barba: Algumas dicas

  1. Henrique Vaz says:

    Como minha barba é grande, costumo puxar a camisa ate o nariz e descer, assim a barba fica protegida dentro da camisa e não entra no prato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *