cuidar da barba

Cuidar da barba: 5 produtos essenciais

[uam_ad id="1008"]

Cuidar da barba é essencial! Já faz um bom tempo que a barba deixou de ser associada a um homem que tem preguiça de se cuidar e se tornou algo completamente oposto. Hoje, ela é quase indispensável, se tornando um símbolo de estilo de vida. Mas, para que ela esteja bonita e saudável, garantindo um visual elegante, é preciso adotar alguns cuidados.

Atualmente, cuidar da barba faz parte da rotina diária de muitos homens que se preocupam em estar sempre com um bom visual. Nesse sentido, montar um kit de produtos é essencial para que você consiga se cuidar e deixar sua barba do jeito que sempre quis.

Para te ajudar, selecionamos 5 produtos básicos que não podem faltar no seu kit. Além disso, vamos te explicar quais são as funcionalidades de cada um, para que você perceba como é fácil cuidar da barba se tiver os itens certos. Veja só:

1. ShampooShampoo para barba

A função do shampoo para a barba é a mesma do produto para os cabelos, deixar os fios limpos. Porém, o que você usa na cabeça não deve ser usado no rosto, assim como os sabonetes para o corpo.

É muito importante investir em um shampoo específico, já que a estrutura desses fios é diferente dos demais. Assim, ele os deixará mais hidratados e bonitos, enquanto um shampoo para os cabelo deixaria a barba ressecada.

Esse item é importante, pois, além de ser feito para os fios da barba, possui formulação adequada para estar em contato com a pele do rosto, não agredindo-a, ajudando a controlar a oleosidade e mantendo-a hidratada.

2. Óleo para barbaóleo para barba

O óleo oferece tantos benefícios ,que você com certeza vai querer ter o seu agora mesmo. Entre suas principais funções, estão: hidratação dos fios, fortalecimento, brilho e maciez — e ainda tem um cheiro ótimo! Além disso, ele também traz benefícios para a pele de seu rosto.

Vale ressaltar que o óleo pode ser aplicado todos os dias diretamente na barba — que deve estar seca e deve ser massageada para que os fios consigam absorver melhor o produto. Quanto mais longa for sua barba, mais benefícios você conseguirá aproveitar e mais rapidamente você os enxergará.

Claro, o óleo pode ser utilizado por qualquer homem, independente do tamanho dos fios e do tipo de pele, mesmo quem tem a pele oleosa pode usá-lo, pois ele ajudará no controle da oleosidade natural do rosto.

A fórmula ideal de um produto como esse possui um composto de óleos vegetais e essenciais. Quanto mais natural, menos chances de causar irritações ou alergia na pele.

3. Balm

balm possui duas funções principais: modelar a barba controlando os fios soltos, alinhando, criando uma camada protetora que ajuda a manter os fios sempre no lugar e dar volume e textura  aos fios.  Somado a isso, por ser feito com óleos essenciais e outros ingredientes hidratantes, ele deixa os fios mais macios e muito bem cuidados, ajudando a limpar e tonificar a pele!

Esse produto deve ser usado diariamente, aplicando uma pequena quantidade próximo à raiz da barba e espalhando muito bem em todo o fio. Além disso, o balm serve para diversos comprimentos já que, além de cuidar dos fios, cuida da pele do rosto.

Balm X Óleoóleo ou balm qual aplicar primeiro

Talvez você esteja pensando se vale a pena investir em um óleo e em um balm para a barba, e a resposta é sim!

O óleo tem a principal finalidade hidratar e fortalecer enquanto o balm tem a finalidade de “assentar” os fios rebeldes.

Uma das demais diferenças, é que o óleo dá um acabamento brilhante e o balm uma finalização mais fosca. Então, escolha seu estilo preferido e utilize o produto certo por último para o acabamento desejado! Simples assim.

4. Pasta de limpeza esfolianteaplicando a pasta

Além de cuidar muito bem dos fios da sua barba, é preciso ter uma atenção especial à pele do rosto. Por isso, o truque é usar uma pasta de limpeza esfoliante que mantém a saúde dos fios e, consequentemente, faz com que eles fiquem mais bonitos.

Junto a isso, é importante esfoliar a pele com frequência, pois esse cuidado remove as células mortas, evita a descamação — que pode causar coceira —, e ainda desobstrui os poros, fazendo com que os fios consigam crescer mais rápido e mais fortes.

Vale ressaltar que a massagem que é feita na pele durante a esfoliação estimula a circulação sanguínea, outro fator que acelera o crescimento dos fios. Ou seja, a limpeza profunda proporcionada por esse processo deixa a pele e a barba mais bonitas e saudáveis.

5. Pente para barbaPente pra barba

Para quem tem — ou pretende ter — a barba um pouco mais longa, um pente específico é essencial. Ele ajuda a deixar os fios mais alinhados, além de diminuir as chances de embolar e ajudar a remover os fios que já estão soltos.

O ideal é que o pente seja de madeira, pois além de ser mais resistente, ele possui ação antiestática e faz com que os fios fiquem mais alinhados do que os pentes de outros materiais. Para pentear, o jeito certo é de cima para baixo, com o pente em 90°.

É importante lembrar que cada pessoa tem um tipo de pele e de barba, por isso é interessante testar alguns produtos até encontrar o que funcione melhor para você e para o estilo que deseja.

À primeira vista, pode parecer um pouco complicado cuidar da barba, principalmente para quem não está acostumado com tantos itens. Mas, assim que você pega o jeito utilizando-os diariamente, percebe que é muito mais fácil do que parece. Basta criar uma rotina de cuidados que logo ela se tornará natural e quando os resultados aparecem, ficará claro que valeu a pena!

Como você pôde ver, ter uma barba bonita e saudável é muito fácil, basta conhecer os melhores produtos e saber como usar cada um deles. Quando os cuidados são adotados corretamente, eles garantem elegância no visual dos barbudos!

Gostou das nossas dicas para cuidar da barba? Então você com certeza vai gostar dos outros posts do blog! Veja algumas dicas para mudar a tonalidade da barba!

[uam_ad id="1012"]

Newsletter