E aí, barbudo, tudo certo? De cara, já vamos dizer o seguinte para você: não existe fórmula mágica para ter aquele barbão que você sempre quis! Chegar a um resultado satisfatório e ter uma barba de respeito, depende de uma rotina. Os cuidados diários com a barba são o caminho para que ela esteja sempre bonita, saudável e cresça da melhor maneira possível.

No cotidiano, é necessário saber como hidratar, higienizar e até mesmo pentear a barba do modo certo. Além disso, você deve ter por perto os melhores produtos para cuidar dos fios. Está pronto para saber como ter uma barba de respeito, brother? Acompanhe o post e confira os principais cuidados diários que você deve praticar!

Hidrate a sua barba diariamenteblank

Brother, você já percebeu que os fios da sua barba são bem mais grossos e rebeldes do que os do seu cabelo, certo? Naturalmente eles são assim, e isso demanda alguns cuidados importantes. O principal nesse sentido é a hidratação, e ela deve ser feita diariamente se você quer ter uma barba de respeito!

A hidratação deve ser feita pelo menos duas vezes por dia, e os produtos envolvidos nessa tarefa podem ser dois: balm e óleo para barba. O primeiro é ideal para quem tem fios menores, especialmente em crescimento. O balm hidrata, assenta os pelos e traz uma sensação refrescante e confortável.

Quem já está no estágio viking verá melhores resultados com o óleo. Os fios mais longos precisam de uma solução que seja absorvida da melhor forma, em toda a extremidade. O uso do óleo deixa a barba mais esticada, desembaraçada e com os fios bem nutridos e com vida. Uma belezura!

O ideal é que você use os produtos pela manhã, antes de sair de casa, e à noite, após o último banho. Duas vezes por dia são suficientes para manter os fios hidratados. Mais do que isso pode aumentar muito a oleosidade da sua pele, beleza?
Pronto, primeiro passo pra ter uma barba de respeito concluída! Vamos às demais dicas:

Seque adequadamente após o banho

Barbas mais cheias e compridas não são tão simples de secar. Provavelmente você já se viu meio enrolado nessa situação e sentiu que a sua ainda estava úmida. Barbudo, evite ao máximo deixar que elas fiquem assim, já que pelos nesse estado favorecem a proliferação de fungos e bactérias.

Se a sua barba é cheia, mas não tão comprida, uma toalha pode ser o suficiente. Usando as duas mãos, pressione a toalha sobre a barba e deixe que ela absorva a água por cerca de cinco segundos. Repita esse processo com as partes mais secas da toalha até sentir que secou bem a barba. Jamais esfregue, pois isso pode quebrar os fios e agredi-los.

Agora, se você tem fios bem longos, só a toalha não será suficiente. Use um secador de cabelo com o ar frio, para não ressecar os fios e deixá-los rebeldes. Posicione-o com certa distância do rosto e deixe o vento agir por alguns segundos. Após isso, use um pente de madeira para desembaraçar sua barba durante o processo.

Penteie para finalizar e dar a estilização

Pentear também é um dos importantes cuidados diários com a barba. Você deve fazer isso logo após o banho. Seque os fios, penteie e depois aplique o óleo ou o balm. O processo evita que eles embaracem, além de condicionar a direção deles e evitar que enrolem e fiquem quebradiços.

Lembre-se de que você deve pentear sempre com o pente de madeira para ter melhores resultados. O material remove a estática dos pelos e, assim, sua barba não fica rebelde e com aqueles fios arrepiados, sabe?

Óleo e balm ajudam a estilizar

Vai dar aquele rolê? Além de pentear, você também quer deixar a barba no esquema, com o formato que você curte, bem alinhada e com os fios direcionados. Nesse caso, não se esqueça de usar o balm ou o óleo.

Além de suas funções de nutrição e hidratação, esses produtos também são fundamentais para modelar a barba. Você pode usá-los até mesmo juntos, na ordem que preferir. Os pelos ficarão mais macios e no estilo que você mais gosta.

Evite erros nos cuidados diários com a barba

Durante os cuidados diários com a barba, tem muito cara que vacila em coisas simples. Mas relaxe, barbudo! Se você cometeu esses erros até agora, saiba que ainda pode corrigir. Dê uma olhada nos principais!

Lavar a barba com shampoo de cabelo ou sabonete

Brother, não dá para passar qualquer coisa na barba! Sabonete e shampoo podem dar a impressão de que os fios ficam limpos e cheirosos, mas esses produtos são prejudiciais à estrutura do pelo. Eles desregulam o pH natural da região, ressecam a barba e a deixam embaraçada e opaca.

Para lavar os fios, não tem mistério: shampoo para a barba! Ele é o único produto capaz de entregar tudo o que os pelos precisam em relação à limpeza e nutrientes. Você sentirá os fios mais macios, com brilho e mais fáceis de pentear.

Deixar de hidratar diariamente

Negligenciar a hidratação é um vacilo grave dos barbudos! Você já viu neste post o quanto esse cuidado é importante, certo? Não dá para se esquecer de aplicar o balm e o óleo pelo menos duas vezes por dia. Assim, você terá a barba ideal: bonita e sem causar nenhum incômodo.

Negligenciar o cuidado com a pele

Se você quer ter uma barba de respeito, a saúde da pele faz toda a diferença na estrutura dos fios. As células mortas podem atrapalhar o crescimento da barba e interferir na saúde dos pelos do rosto. É preciso limpar e regenerar a pele, e isso só é feito por meio da esfoliação. A pasta esfoliante voltada para os barbudos é a melhor alternativa!

Aparar a barba em intervalos grandes

Uma coisa é querer ficar barbudo. Outra, totalmente diferente, é largar os pelos de mão! Pô, não dá para aparar uma vez no mês, né, brother? Sua barba ficará bagunçada, sem formato e com o aspecto de desleixo.

O ideal é que você visite o barbeiro uma vez a cada 15 dias. Nesse meio tempo, você pode fazer a manutenção em casa mesmo, com o uso de uma tesoura ou máquina, beleza?

Utilize os produtos certos para a barba para garantir brilho e maciez

Todas as dicas que você viu até agora são muito úteis para os cuidados diários com a barba, mas elas precisam ser seguidas com os produtos certos. Esqueça o que você tem em casa e que não seja específico para os pelos do rosto. Esses itens só vão prejudicar a sua barba.

O balm, o óleo, a pasta esfoliante, o shampoo para a barba e o pente de madeira compõem o kit sagrado que todo barbudo deve ter em casa. Sem eles, é impossível manter uma rotina adequada e atingir os resultados que você espera.

Barbudo, deu para entender a importância dos cuidados diários com a barba? Uma barba forte, bonita e que seja realmente impactante só se conquista com dedicação e com bons hábitos.

Quer ver mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter e os receba diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *