Barba cor diferente do cabelo

Cor da barba diferente da cor do cabelo?

“Por que a cor da minha barba é diferente da cor do meu cabelo?” Nós costumamos ouvir e sempre que possível responder às dúvidas da nossa comunidade. Uma das dúvidas que recebemos com certa frequência é essa e se isso é normal. Neste post tentaremos responder a estas dúvidas com o que sabemos sobre o assunto.

É normal ter a cor da barba diferente da cor do cabelo?

Sim, é perfeitamente normal. Muitos caras têm cabelos castanhos e barba ruiva, por exemplo ou ainda cabelo ruivo e barba loira (ou até cabelo castanho e barba ruiva e loira). Mais comum ainda são diferentes tons da mesma cor em diferentes partes da barba. Então, não, você não é uma anomalia.
Alguns acham que isso dá mais personalidade e temos que concordar, esse é um dos fatores que tornam sua barba única. Além disso, diferentes tonalidades na barba também dão a impressão de volume, dimensão e textura.

O que determina a cor da barba?

cor da barba diferente da cor do cabelo

A cor dos cabelos ou pelos na sua cabeça e corpo é primariamente determinada pelos níveis de pigmentação nos folículos capilares. Cada folículo contém uma mistura de melanina, que pode ser composta por mais eumelanina, responsável pela cor acastanhada ou preta e feomelanina, responsável pela cor avermelhada ou amarelada.

Diferentes combinações de proporção destas duas classes de melanina resultam em diferentes tonalidades (ex.: mais eumelanina e menos feomelanina resulta numa cor mais castanha ou preta o inverso numa cor mais ruiva ou loira).

OK, mas porque é diferente a tonalidade entre o cabelo e barba?

Justo! O fato é que a distribuição da proporção de eumelanina e feomelanina nos folículos capilares não é igual em todo o corpo. Diferentes grupos de folículos capilares possuem diferentes combinações de melanina, resultando na diferença entre a cor dos fios da barba e a do cabelo ou ainda diferença em tonalidade em diferentes pontos da sua barba.
A exposição ao sol também pode ser um fator que provoca o clareamento dos fios, por isso é importante deixar sua barba sempre hidratada (o óleo para barba é ideal pois cria uma fina camada protetora sobre o fio).

Posso mudar a cor da minha barba?

Se essa diferença lhe incomoda ou simplesmente quer experimentar algo diferente, pode sim tingir sua barba, de forma parecida como faria com o seu cabelo. Para isso recomendo procurar o seu barbeiro e pedir orientações. Ele mesmo poderá fazer o procedimento (recomendo, principalmente se for sua primeira vez). Há tinturas masculinas para “barba, cabelo e bigode”.
Mas use este recurso com moderação, já que tingir com muita frequência pode ressecar os fios e gerar irritação.

E a sua barba é de uma cor diferente daquela do seu cabelo? O que você acha dessa característica? Compartilhe nos comentários abaixo!

  • Bernardo Portella

    Sou loiro com barba ruiva, é irado, fica foda!

    • barbabravaclub

      Legal cara, adiciona personalidade!

  • Marcos Devian

    Eu não tenho esse ponto distintivo! Minha barba é preta. Mas, alguns fios aparecem brancos em mim com a idade atual de 25 anos…

    • barbabravaclub

      Fica massa também cara, dá uma moral isso. Mais fácil confiar num cara de barba, principalmente com alguns fios brancos =)

  • Francisco Pozzatto Junior

    putz, tenho o cabelo todo preto e grande parte da barba é ruiva kkkkkk mas eu acho irado!!!

  • Vitor Albuquerque

    Sou loiro mas minha barba é preta, muito loko

  • Anderson Araújo

    Tenho cabelos castanhos e minha barba é ruiva, muito foda!

  • Nan Nobrega

    Gostei.
    Meu cabelo é castanho escuro e minha barba é ruiva.

    • David Neri

      A minha também, meus cabelos são castanho escuro e minha barba é ruiva

  • André Luis Dos Santos

    Minha barba têm três cores diferentes: castanho escuro, ruivo e branco. É um saco ter que ficar explicando que não descoloro.

    • Altair Kusanagi

      Same, tenho até mais.

    • Johnatan Barbosa

      Kkkkk sei como é isso tenho 16 anos e já tenho barba e tem altos fios ruivos todos me perguntam se eu descoloro.

    • Luiz Felipe

      Eu também. Mistura de preto, castanho, ruivo, loiro e branco. E o estranho é que na primeira vez que eu deixei a barba crescer ela estava toda preta, mas dessa vez ela cresceu colorida.

      • André Luis Dos Santos

        Deve ser uma mistura de genética + idade avançada rsrsrs Flw

    • Matheus

      Meu cabelo é castanho escuro e minha barba tem uma cor meio loira-ruiva, como se fosse um amarelo queimado, ocre. Todo mundo também pergunta se eu descoloro ela, já tô até me acostumando.

  • anon_88

    Na família de meu pai eles tendem a escurecer o cabelo com a idade. Meu pai era loiro quando criança e hoje tem cabelo preto. Seu bigode era avermelhado, ele pensava que era do cigarro, mas parou de fumar a décadas e continuou assim. Eu quando criança era loiro, com o tempo meu cabelo ficou castanho. Minha barba é castanha, mas com fios ruivos no bigode e naquele risquinho embaixo da boca. Também sempre tive alguns poucos fios finos e loiros, que no sol até parecem brancos de tão finos. Tinha mais destes na adolescência, hj são pouquíssimos. Muito estranho essa genética, de mudar a cor dos cabelos e ter barba colorida rs

  • Familia Amarela TV

    Tenho a barba loira e o bigode preto ‘-‘

  • Jax

    A minha é meio estranha, dos lados é loiro e na parte do bigode e cavanhaque é preto.
    E meu cabelo é castanho (vms se dizer que medio, não é escuro nem claro,mas ele clareia muito rapido)

  • Reginaldo Delfim Zimerer

    Cara não consigo deixar minha barba crescer pois até uma altura os fius são castanho escuro mais quando vai crescendo comeca aparecer uns fius bem ruivos fica muito esquisito …

  • Ayrton Sts

    eu tenho 16 anos e minha barba parece de velho e só tem 2 cores:preto e loiro

  • Wr.Soccer

    tenho o cabelo castanho e a barba ruiva aloirada huahauha

  • Julio Cesar

    Eu sou loiro,meu bigode é preto e minha barba é branca ;-;

  • Arthur Mascarenhas

    cara, meu caso é pior, acham que eu descoloro o cabelo. Meu cabelo é castanho claro e minha barba é preta igual carvão. se pa eu vou precisar descolorir a barba, pq fica mt feio kkkkkk

  • Caio Lopes

    Minha barba quando estar bem baixa mal da pra ver pq os pelos é loiro. Deixo crescer mais ou menos 1 mês ou 1 mes e uma semana. Fica visível com de perfil ela fica mais escura embaixo tbm fica na cor perfeita mais no bigode e um pouco do cavanhaque fica loiro ai não gosto. Oq posso fazer ?

Newsletter