Barba cor diferente do cabelo

Cor da barba diferente da cor do cabelo?

[uam_ad id="1008"]

“Por que a cor da minha barba é diferente da cor do meu cabelo?” Nós costumamos ouvir e sempre que possível responder às dúvidas da nossa comunidade. Uma das dúvidas que recebemos com certa frequência é essa e se isso é normal. Neste post tentaremos responder a estas dúvidas com o que sabemos sobre o assunto.

É normal ter a cor da barba diferente da cor do cabelo?

Sim, é perfeitamente normal. Muitos caras têm cabelos castanhos e barba ruiva, por exemplo ou ainda cabelo ruivo e barba loira (ou até cabelo castanho e barba ruiva e loira). Mais comum ainda são diferentes tons da mesma cor em diferentes partes da barba. Então, não, você não é uma anomalia.
Alguns acham que isso dá mais personalidade e temos que concordar, esse é um dos fatores que tornam sua barba única. Além disso, diferentes tonalidades na barba também dão a impressão de volume, dimensão e textura.

O que determina a cor da barba?

cor da barba diferente da cor do cabelo

A cor dos cabelos ou pelos na sua cabeça e corpo é primariamente determinada pelos níveis de pigmentação nos folículos capilares. Cada folículo contém uma mistura de melanina, que pode ser composta por mais eumelanina, responsável pela cor acastanhada ou preta e feomelanina, responsável pela cor avermelhada ou amarelada.

Diferentes combinações de proporção destas duas classes de melanina resultam em diferentes tonalidades (ex.: mais eumelanina e menos feomelanina resulta numa cor mais castanha ou preta o inverso numa cor mais ruiva ou loira).

OK, mas porque é diferente a tonalidade entre o cabelo e barba?

Justo! O fato é que a distribuição da proporção de eumelanina e feomelanina nos folículos capilares não é igual em todo o corpo. Diferentes grupos de folículos capilares possuem diferentes combinações de melanina, resultando na diferença entre a cor dos fios da barba e a do cabelo ou ainda diferença em tonalidade em diferentes pontos da sua barba.
A exposição ao sol também pode ser um fator que provoca o clareamento dos fios, por isso é importante deixar sua barba sempre hidratada (o óleo para barba é ideal pois cria uma fina camada protetora sobre o fio).

Posso mudar a cor da minha barba?

Se essa diferença lhe incomoda ou simplesmente quer experimentar algo diferente, pode sim tingir sua barba, de forma parecida como faria com o seu cabelo. Para isso recomendo procurar o seu barbeiro e pedir orientações. Ele mesmo poderá fazer o procedimento (recomendo, principalmente se for sua primeira vez). Há tinturas masculinas para “barba, cabelo e bigode”.
Mas use este recurso com moderação, já que tingir com muita frequência pode ressecar os fios e gerar irritação.

E a sua barba é de uma cor diferente daquela do seu cabelo? O que você acha dessa característica? Compartilhe nos comentários abaixo!

[uam_ad id="1012"]

Newsletter