“Por que a cor da minha barba é diferente da cor do meu cabelo?” Nós costumamos ouvir e sempre que possível responder às dúvidas da nossa comunidade. Uma das dúvidas que recebemos com certa frequência é essa e se isso é normal. Neste post tentaremos responder a estas dúvidas com o que sabemos sobre o assunto.

É normal ter a cor da barba diferente da cor do cabelo?

Sim, é perfeitamente normal. Muitos caras têm cabelos castanhos e barba ruiva, por exemplo ou ainda cabelo ruivo e barba loira (ou até cabelo castanho e barba ruiva e loira). Mais comum ainda são diferentes tons da mesma cor em diferentes partes da barba. Então, não, você não é uma anomalia.
Alguns acham que isso dá mais personalidade e temos que concordar, esse é um dos fatores que tornam sua barba única. Além disso, diferentes tonalidades na barba também dão a impressão de volume, dimensão e textura.

O que determina a cor da barba?

cor da barba diferente do cabelo

A cor dos cabelos ou pelos na sua cabeça e corpo é primariamente determinada pelos níveis de pigmentação nos folículos capilares. Cada folículo contém uma mistura de melanina, que pode ser composta por mais eumelanina, responsável pela cor acastanhada ou preta e feomelanina, responsável pela cor avermelhada ou amarelada.

Diferentes combinações de proporção destas duas classes de melanina resultam em diferentes tonalidades (ex.: mais eumelanina e menos feomelanina resulta numa cor mais castanha ou preta o inverso numa cor mais ruiva ou loira).

OK, mas porque é diferente a tonalidade entre o cabelo e barba?

Justo! O fato é que a distribuição da proporção de eumelanina e feomelanina nos folículos capilares não é igual em todo o corpo. Diferentes grupos de folículos capilares possuem diferentes combinações de melanina, resultando na diferença entre a cor dos fios da barba e a do cabelo ou ainda diferença em tonalidade em diferentes pontos da sua barba.
A exposição ao sol também pode ser um fator que provoca o clareamento dos fios, por isso é importante deixar sua barba sempre hidratada (o óleo para barba é ideal pois cria uma fina camada protetora sobre o fio).

Posso mudar a cor da minha barba?

Se essa diferença lhe incomoda ou simplesmente quer experimentar algo diferente, pode sim tingir sua barba, de forma parecida como faria com o seu cabelo. Para isso recomendo procurar o seu barbeiro e pedir orientações. Ele mesmo poderá fazer o procedimento (recomendo, principalmente se for sua primeira vez). Há tinturas masculinas para “barba, cabelo e bigode”.
Mas use este recurso com moderação, já que tingir com muita frequência pode ressecar os fios e gerar irritação.

E a sua barba é de uma cor diferente daquela do seu cabelo? O que você acha dessa característica? Compartilhe nos comentários abaixo!

Confira nossos produtos para cuidar da barba:

 

30 thoughts on “Cor da barba diferente da cor do cabelo?

    • Jorge Paulo says:

      É muito legal ser multicolor nos pelos. O meu cabelo é castanho claro e a barba é castanho escuro, mas o bigode é loiro junto com os pelos em volta da boca. Também gosto desse mosaico!

  1. André Luis Dos Santos says:

    Minha barba têm três cores diferentes: castanho escuro, ruivo e branco. É um saco ter que ficar explicando que não descoloro.

  2. anon_88 says:

    Na família de meu pai eles tendem a escurecer o cabelo com a idade. Meu pai era loiro quando criança e hoje tem cabelo preto. Seu bigode era avermelhado, ele pensava que era do cigarro, mas parou de fumar a décadas e continuou assim. Eu quando criança era loiro, com o tempo meu cabelo ficou castanho. Minha barba é castanha, mas com fios ruivos no bigode e naquele risquinho embaixo da boca. Também sempre tive alguns poucos fios finos e loiros, que no sol até parecem brancos de tão finos. Tinha mais destes na adolescência, hj são pouquíssimos. Muito estranho essa genética, de mudar a cor dos cabelos e ter barba colorida rs

  3. Jax says:

    A minha é meio estranha, dos lados é loiro e na parte do bigode e cavanhaque é preto.
    E meu cabelo é castanho (vms se dizer que medio, não é escuro nem claro,mas ele clareia muito rapido)

  4. Reginaldo Delfim Zimerer says:

    Cara não consigo deixar minha barba crescer pois até uma altura os fius são castanho escuro mais quando vai crescendo comeca aparecer uns fius bem ruivos fica muito esquisito …

  5. Arthur Mascarenhas says:

    cara, meu caso é pior, acham que eu descoloro o cabelo. Meu cabelo é castanho claro e minha barba é preta igual carvão. se pa eu vou precisar descolorir a barba, pq fica mt feio kkkkkk

  6. Caio Lopes says:

    Minha barba quando estar bem baixa mal da pra ver pq os pelos é loiro. Deixo crescer mais ou menos 1 mês ou 1 mes e uma semana. Fica visível com de perfil ela fica mais escura embaixo tbm fica na cor perfeita mais no bigode e um pouco do cavanhaque fica loiro ai não gosto. Oq posso fazer ?

  7. Thiago Neves says:

    meu cabelo é castanho e minha barba é preta com uns fios brancos, é sempre chato falar todo hora que mesmo com 18 anos minha barba tem fios brancos por causa da genética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *