mitos e verdades sobre barbas

Conheça 5 mitos e verdades sobre barbas

Se tem um assunto que dá o que falar é a barba. Mas quanto mais se fala, mais informações pouco precisas aparecem. Se você quer conhecer mitos e verdades sobre barbas que circulam por aí, você veio ao lugar certo.

Neste post, reunimos 5 “fatos” sobre barbas que costumamos ouvir, mas que nem sempre correspondem à verdade. Vem com a gente conferir!

1. A barba favorece o aparecimento de alergias respiratórias

Mito! Se você realiza corretamente a higiene da barba, não tem por que temer que ela se torne um depósito de ácaros, pólens e poeiras.

Pelo contrário: os pelos da barba funcionam como uma barreira que impede a entrada de substâncias alergênicas nas vias respiratórias, diminuindo a incidência de crises de asma e alergias.

2. Homens com barba são mais atraentes

Verdade! Em um estudo recente publicado na revista Evolution and Human Behaviour, os cientistas concluíram que a presença da barba eleva a masculinidade e dominância do homem, tornando-o mais atraente.

3. A barba não nasce depois dos 20 anos

Meio mito, meio verdade! A barba começa a aparecer na adolescência, durante a puberdade. A grande responsável por isso é a testosterona, mas a disponibilidade de pelos faciais é programada geneticamente.

Para a maior parte dos homens, o preenchimento da barba ocorre, em média, até os 20 anos. Entretanto, alguns homens só terão o rosto preenchido perto dos 30 anos.

Há ainda alguns homens que só terão a barba dos sonhos depois de realizar um implante.

4. Água e sabonete garantem o cuidado com a barbasabonete na barba

Mito! Cabelo, pele e barba são coisas diferentes, certo? Por isso, cada um deles precisa de produtos específicos para o seu cuidado.

Mesmo o shampoo para cabelos não é indicado para a higiene da barba, uma vez que a pele do couro cabeludo é bem diferente daquela encontrada sob os pelos faciais.

Na hora de cuidar da barba, opte por produtos específicos para esse fim, evitando o ressecamento dos fios e o surgimento de problemas como a coceira e a caspa.

5. A barba cresce mais rápido no verão

Verdade! O calor provoca a vasodilatação. Como consequência, o sangue circulará mais rapidamente, nutrindo melhor o folículo piloso e estimulando o crescimento.

Outros mitos e verdades sobre barbas

Não são apenas esses 5 fatos sobre barbas que são propagados aos quatro ventos. Há ainda alguns outros que merecem nossa atenção.

Mitos:

  • lâmina de barbear engrossa os fios;
  • a barba leva de 2 a 3 semanas para crescer;
  • há produtos e tratamentos milagrosos para fazer a barba crescer;
  • raspar a barba todos os dias faz os pelos crescerem mais rapidamente.
  • aparar a barba no sentido contrário, engrossa os fios;

Verdades:

  • nem todos os pelos da barba crescem com a mesma velocidade;
  • barbas tratadas com óleo ficam hidratadas e macias, por isso não arranham;
  • a barba é um bloqueador natural da luz ultravioleta;
  • quem remove a barba com muita frequência tende a apresentar pelos encravados.

Viu só como há muitas informações imprecisas sobre as barbas? Se você gostou de saber um pouco mais dos mitos e verdades sobre barbas que andam falando por aí, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!

Newsletter