foliculite na barba

Como tratar a foliculite na barba?

A forma correta de tratar a barba ainda é pouco conhecida. Um dos problemas mais comuns que podem aparecer é a foliculite na barba, que provoca vermelhidão e uma pequena coceira na região do pescoço e do rosto depois de barbear. Ela não é difícil de prevenir ou tratar.

Acompanhe este post para saber o que é a foliculite e como lidar com ela!

O que é foliculite

A foliculite na barba ocorre com mais frequência após um barbear mais acentuado, e é uma pequena inflamação dos folículos do pelo. Ela aparece no rosto ou no pescoço, às vezes nos dois, e provoca vermelhidão, coceira e pequenas manchas vermelhas que, se infeccionarem, podem virar abscessos com pus.

Ela pode também aparecer em quem mantém a barba grande, mas isso é geralmente provocado por falta de limpeza ou uso de produtos inadequados.

Como prevenir a foliculite na barbalavando a barba

O mais importante é deixar a pele sempre limpa. Lave-a diariamente com um sabonete suave para hidratar a região. Não deixe de usar creme de barbear antes de fazer a barba e espere ele agir uns cinco minutos antes de começar. Se você possui a pele mais seca, pode passar um creme hidratante antes.

Nunca use lâminas velhas e enferrujadas, sempre as seque depois de cada barbear e guarde com a tampa em local seco. Uma boa opção é aparar no banho, pois a água quente abre os poros do rosto, facilitando o processo. Sempre que possível, use lâminas novas e passe o aparelho no sentido do pelo. Para quem tem barba espessa e com pelos encravados, uma solução é fazê-la com laser.

Utilize um pós-barba depois, para acalmar a pele. Se a inflamação apareceu com ela grande, isso pode ser por vários motivos. Um é a falta de limpeza, por isso, sempre que passar algum produto lave bem para não deixar resíduos.

Dê preferência para produtos de confiança, evitando cremes ou óleos caseiros. Ao sair do banho, lembre-se de secar sua barba muito bem, pois isso pode acarretar em inflamações também.

Como tratar a foliculiteprodutos para barba

Caso tenha notado uma leve coceira ou vermelhidão, procure lavar diariamente o local com água fria e passar produtos que ajudem no cuidado diário, pra diminuir a irritação.

Se o caso é mais grave e já surgiram pequenas áreas infeccionadas, aí é melhor procurar um dermatologista. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de sabonete antisséptico ou pomadas antibióticas e de corticoides.

No caso de pelos encravados, uma esfoliação pode ajudar a diminuir o aparecimento deles. Caso esteja com inflamação, nunca tente tirar a barba. Isso só irá piorar a situação. Espere que ela desapareça por completo para se barbear.

Outra dica para quem tem a barba muito grossa ou frequentemente percebe fios encravados é apará-la somente uma vez por semana.

A foliculite na barba pode ser evitada seguindo as dicas acima. Elas podem parecer trabalhosas num primeiro momento, mas é apenas questão de se acostumar com os cuidados diários. Logo, logo, você estará protegendo sua barba sem nem perceber.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica infalível para compartilhar? Deixe seu comentário!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

  • Flavio Humberto de Almeida

    Eu só consegui resolver o meu problema de folículite da barba (pêlos encravados), deixando de usar lâmina de barbear e usando aparelhos de barbear que cortam o pêlo a 1mm de distância da pele, ficando assim com a impressão do 2o ou até 3o. dia de barba. Usei durante muito tempo o aparelho da Panasonic ER 389, depois philips entre outras marcas. Cheguei a usar até dois aparelhos para fazer a barba, um para tirar rapidamente os pelos e outro com lâmina um pouco menor, para acabamentos.
    A 1 mês aproximadamente comprei o Philips OneBlade. Achei muito bom esse aparelho porque ele corta muito rente a pele, mas sem causar a irritação da lâmina, com isso consigo fazer a barba muito mais rápido que antigamente, com um acabamento infinitamente maior. Resolvi compartilhar, pq a mais de 10 anos uso os antigos aparelhos e esse até agora, foi uma revolução para o meu caso.
    obs: Antes de usar aparelhos de barbear, tentei cremes e depilação a laser, aparelho de barbear de rodinhas e para o meu caso, com pele oleosa e pêlos bem grossos, não resolveu.

    • Eduardo

      Adoro os comentários são a cereja do bolo!
      O seu comentário me ajudou amigo, obrigado!

Newsletter