como tirar cheiro de cigarro da barba

Como tirar cheiro de cigarro da barba?

Sabe como tirar cheiro de cigarro da barba? Todos sabemos que o fumo, a fumaça e as substâncias encontradas no cigarro podem trazer consequências para a boca e a barba. Uma das mais comuns é a permanência do cheiro, que fica impregnado. Além dele, o hábito de fumar pode trazer outros males para os fios e a pele.

A boa notícia é que esses problemas podem ser reduzidos, com alguns cuidados. Neste post, dizemos tudo que você precisa saber sobre como tirar cheiro de cigarro da barba e diminuir as manchas. Acompanhe!

Como as substâncias presentes no cigarro afetam a barba?

O mau cheiro da nicotina pode permanecer impregnado por alguns minutos ou até horas, mesmo depois do banho, porque os produtos capilares não são capazes de retirar todo o odor.

A temperatura do cigarro também favorece o envelhecimento precoce e resseca os fios. O resultado é uma barba opaca e com pontas duplas, já que o ressecamento contribui para a perda das camadas de proteção dos fios.

O ato de fumar faz com que a barba perca a melanina precocemente; por isso, ela perde a cor e fica esbranquiçada.

Além disso, o cigarro pode deixar manchas de alcatrão nos bigodes, que ficam amarelados, com tom acinzentado ou marrom, conforme a coloração dos pelos.

Como tirar cheiro de cigarro da barba?

Se você não pretende parar de fumar, pode tentar diminuir os males para a sua barba. Veja algumas medidas:

Proteja a barba

Óleos e balms ajudam a cuidar dos fios, criando uma espécie de filme de proteção que evita o contato direto da fumaça com o pelo. O ideal é utilizar esses produtos antes de fumar; mas, como eles trazem outros benefícios, como hidratar e dar um aspecto mais brilhante à barba, podem ser utilizados no cotidiano.

Lave com shampoo específico para a barba

Sabonetes e shampoos capilares retiram a oleosidade natural da barba, podendo trazer consequências indesejadas, como dermatite e foliculite. O shampoo específico para a barba retira os odores do cigarro, remove os demais resíduos e não compromete os fios e nem a pele.

Hidrate diariamente

A hidratação pode ser considerada uma obrigação para os fumantes barbudos. Como mencionado, a fumaça resseca e faz com que os fios percam sua coloração, além de retirar os nutrientes da barba. É uma forma de manter os fios saudáveis, mesmo com a temperatura e ação do alcatrão, nicotina e etc.

Faça esfoliação quando possível

Não precisa (e nem deve) ser realizada sempre, mas a esfoliação pode ajudar, pois retira as impurezas em uma camada mais profunda e estimula a produção das glândulas sebáceas, renovando a oleosidade natural da barba.

Apare o máximo que puder

As partes manchadas podem ser simplesmente aparadas. Se não se sentir confortável para tirar muito, corte apenas as pontas e pelos rebeldes. Além de melhorar o aspecto das manchas, vai deixar sua barba mais alinhada e uniforme.

Há alguma receita para tirar as manchas?

Existe uma maneira simples de retirar as manchas da barba. Você vai precisar de:

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;

1 colher de sopa de vinagre de álcool;

suco de meio limão misturado com uma xícara de água.

Misture todos os ingredientes em um copo. Se quiser, deixe apenas a mistura agir no bigode e demais áreas da barba por 10 minutos. Você pode colocar no copo, fechar a boca e virá-lo, como se fosse beber o conteúdo, cobrindo a região do bigode.

Posso só disfarçar o cheiro?

Sim. Essa não é uma solução definitiva para tirar cheiro de cigarro da barba, mas pode ser útil para ocasiões em que não se tem o tempo necessário para uma higienização completa, que realmente resolva o problema. Você pode usar séruns e óleos, folhas ou casca de limão, tangerina, ou essências para o corpo (hortelã, menta, calêndula e outras) ou o óleo para barba, que além de hidratar, contém 3 tipos de fragrâncias masculinas, que você vai curtir.

Como vimos, o cigarro pode trazer alguns malefícios para a sua barba. Entretanto, seguindo essas dicas simples, é possível se livrar do mau cheiro e manter os pelos da sua barba livres de manchas e muito mais saudáveis.

O que achou deste post? Ele foi útil e esclareceu suas dúvidas? Dê sua opinião nos comentários!

Newsletter