como pentear a barba de forma correta

Como pentear a barba de forma correta?

By

É inegável o fato de que cada vez mais homens estão aderindo ao visual barbado e exibindo orgulhosos suas barbas por aí. E, com isso, claro que eles também passaram a se preocupar mais em cuidar da aparência e manutenção dos fios. Mas muitos ainda têm dúvidas ou receios na hora de pentear a barba.

Se você é um barbudo de respeito e quer exibir pelos saudáveis e bem-alinhados, precisa continuar lendo este post. Descubra por que pentear a barba é tão importante e como fazer isso com um passo a passo simples e prático. Acompanhe!

O pente é seu melhor aliadopente barba brava

Antigamente, muitos associavam a barba — principalmente as grandes e fartas — a falta de higiene e desleixo, o verdadeiro homem das cavernas. Hoje, essa imagem vem se modificando na medida em que os homens têm cuidado tanto de si quanto dos seus pelos.

Pentear a barba vai além de pura vaidade ou modismo. Ao longo do dia, agentes externos, como poeira e exposição ao sol, favorecem o desgaste dos pelos e desalinham os fios. Por isso, é preciso retirar os resíduos que se acumulam e acabam danificando os fios, deixando-os opacos e ressecados.

Além do mais, o ato de escovar a barba com frequência pode ajudar a diminuir o aspecto áspero de algumas, ajudando na hidratação, pois distribuirá melhor a oleosidade natural pelos fios.

Ah! E nada de ficar passando a mão na barba ao longo do dia. Isso porque a mão carrega impurezas que acabam passando para os pelos e pode deixá-los mais oleosos. Outro motivo é que a cada passada de mão ingênua, você acaba arrancando alguns fios novos que ainda não estavam tão firmes.

Cuidados ao pentear a barba

Fuja da tentação de escovar os pelos logo no banho: embora seja bem mais prático, penteá-los molhados pode ser prejudicial. Os fios, quando úmidos, tendem a inchar, parecendo mais grossos, e, com isso, acabam ficando muito mais frágeis e predispostos à queda. Para evitar falhas, é imprescindível esperar que os pelos sequem.

Além do mais, utilizar produtos específicos para a barba — como óleos e hidratantes — vai auxiliar na hora da escovação, permitindo que os fios fiquem macios e sedosos, e dificultando que formem nós e se partam.

Mas, tão importante quanto o ato de pentear, é a escolha do pente. Fuja da tentação de recorrer aos pentes finos da sua namorada. Um pente de madeira, específico para a barba, pode ser o seu maior aliado, além de muito mais estiloso.

A escolha do pente certo

Escolher um pente de madeira, nesse caso, não é vaidade masculina. Como é projetado especificamente para a área da barba, esse tipo de pente possui distância e tamanho exatos para se adaptar aos pelos do rosto, diminuindo a energia estática gerada nesse local e eliminando o frizz.

Sem contar que o fato de ser utilizado numa área tão sensível do rosto evita machucados e irritações que os pentes comuns poderiam causar à pele.

Uma sugestão é o pente de madeira da Barba Brava. Elaborado em madeira com acabamento em verniz, esse pente é um charme à parte, além de muito prático e resistente.

 

Como pentear a sua barbacomo pentear a barba

Antes de tudo, é preciso ir com calma. Lembre-se de que os pelos da barba são mais sensíveis que os do couro cabeludo, então nada de pressa nessa hora. Siga nosso passo a passo e consiga uma barba alinhada e macia ao longo de todo dia.

1. Use os dedos durante o banho

Já falamos aqui o porquê de não utilizar pentes durante o banho. Mas nada te impede de pentear os fios com a ponta dos dedos enquanto aplica os produtos específicos para limpeza e hidratação. Além de distribuir melhor o produto, esse ato já vai ajudar a desembaraçar mais os fios, diminuindo o frizz.

2. Hidrate os pelos

Seja com óleos ou balms, não importa muito o tipo de produto que você mais gosta desde que costume hidratar os pelos da barba com certa frequência. Afinal, assim como os cabelos, eles necessitam repor água e nutrientes que são perdidos diariamente.

Uma boa hidratação vai facilitar o processo de escovação dos fios, além de deixá-los mais arrumados.

3. Tenha cuidado redobrado com barbas crespas

Pelos crespos são mais rebeldes e costumam embaraçar com facilidade, por isso é importante ter uma atenção redobrada com esse tipo de fio. Aqui, é indispensável usar sempre um óleo específico para a barba antes de iniciar a escovação dos pelos, facilitando que o pente deslize melhor.

4. Tenha paciência

Não force o pente. Se você se deparar com nós ao escovar, não adianta forçar. Isso fará com que os fios se partam, causando falhas. Tenha paciência e comece escovando os fios da raiz até as pontas, formando um ângulo de 90º com o pente.

5. Não durma com os pelos úmidos

Embora pareça refrescante, dormir com a barba molhada pode dificultar o ato de desembaraçá-la na manhã seguinte, já que os pelos ficarão amassados e embaralhados, sendo difíceis de disciplinar posteriormente.

6. Procure pentes de pontas arredondadas

Já falamos também da importância de utilizar o pente correto. Ele precisa ser de madeira, ser específico para barba e ter pontas arredondadas para facilitar o deslize e evitar machucar a pele do rosto, bem mais sensível que o couro cabeludo.

7. Não use elásticos

Se sua barba for longa, evite utilizar elásticos para prender os fios. Ao serem retirados, esses elásticos podem partir os pelos e deixá-los mais embaraçados. Se precisar prender, utilize prendedores de tecido, que deslizam melhor e diminuem esse impacto.

8. Discipline os fios rebeldes

Se você já realiza todos os outros passos e, mesmo assim, sua barba insiste em ficar bagunçada, aposte num balm para fixar os pelos no lugar por mais tempo. Basta aplicar uma quantidade suficiente para espalhar por todos os pelos e, em seguida, moldá-los com a ajuda do pente.

Agora que você já sabe como pentear a barba, não tem mais desculpas para andar com um daqueles pentes plásticos por aí ou sair com o visual de homem das cavernas.

Continua com dúvidas de como cuidar dos seus pelos ou quer conhecer os produtos mais indicados para sua barba? Entre em contato conosco! Será um enorme prazer ajudar!

You may also like

Pin It on Pinterest