como mudar a tonalidade da barba

Como mudar a tonalidade da barba?

Sua barba está ficando grisalha e você quer que ela fique com sua coloração de antes? Quer deixá-la com uma cor uniforme ou mudar um pouco ou totalmente a cor, barbudo? Independentemente da necessidade (e da vontade), existe uma forma adequada para tonalizar ou colorir os fios. Como? Aqui você saberá algumas formas de mudar a tonalidade da barba. Fique ligado.

Como mudar a tonalidade da barba?

Se os fios da sua barba têm uma tonalidade diferente da dos seus cabelos, uma coloração pode uniformizá-los. Ela também ajuda quem tem a barba cujos fios apresentam mais de uma cor e quer igualá-los. Inicialmente é preciso ter certeza do que você quer e a partir daí definir os produtos e técnicas mais interessantes. Vamos ver alguns deles:

Barba grisalhabarba grisalha

A solução para quem quer a barba da mesma coloração que os cabelos tingidos é o tonalizante ou corante específico para barba. Entre as opções de tinturas estão o castanho escuro, médio e claro, preto, preto azulado, loiro e ruivo.

O ideal é utilizar um corante mais escuro do que a cor da barba natural, uma vez que os fios vão desbotar com o tempo.

Barba amarelada

Já decidiu pela barba branca, mas quer tirar o tom amarelado dos pelos? Eles são causados pelos fatores aos quais somos expostos no cotidiano, como poluição, cigarro, entre outros. O amarelado da barba pode ser resolvido com uma matização. Trata-se de um procedimento que deve ser feito com um profissional capacitado que neutraliza, renova e intensifica a cor da barba, que ganha o tom desejado.

Barba falhada

As tinturas para barba também são interessantes para corrigir falhas. Ao intensificar a coloração de alguns pelos é possível dar a eles um aspecto mais vivo, principalmente para aqueles que estavam com uma cor semelhante à da pele. Nesses casos, a coloração vai passar a impressão de que os fios são mais espessos, diminuindo a intensidade das falhas.

Mudar radicalmente de cor

Se você quer mudar a cor da sua barba totalmente será necessária a utilização de um produto indicado para esse fim. O mais adequado é o descolorante para barbas ou a tintura da cor desejada. Evite produtos como a água oxigenada e descolorantes para os cabelos. Mesmo as tinturas masculinas para cabelos não devem ser aplicadas nos pelos da face.

Lembre-se de que será necessário retocar se quiser manter a coloração, uma vez que as fórmulas de tintas são semipermanentes e ficam mais “vivas” durante as primeiras seis semanas. Além dele, alguns produtos podem manter a barba sempre bonita.

Por que não usar tinturas de cabelo na barba?

Essas tinturas não devem ser usadas no rosto, pois podem manchar ou irritar a pele. Mesmo se forem usados produtos para suavizar a sua ação, como vaselina e creme hidratante, os riscos de o resultado não ficar de acordo com o esperado são altos.

Esses produtos também podem conter amônia e outros componentes químicos que agridem a pele, podendo causar alergias.

Na hora de mudar a tonalidade da barba, vá um profissional especializado, faça uma avaliação e só depois recorra ao tratamento indicado.

Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo e nos conte o que achou!

  • Fabiano R. Rodrigues

    Comecei a usar um tonalizador para barbas “Grecin”, mas me deu uma alergia infernal, tive que tirar a barba por isso.Descobri que tenho alergia a química formol. Pergunto a vocês, Há algum tonalizante que não terei alergia?

    • barbabravaclub

      Opa @fabianorrodrigues:disqus , realmente não é raro produtos de coloração para cabelo/barba causarem alergia. Não temos um produto específico pra indicar, mas como existem diversas combinações de tipos de pele e alergênicos, o ideal é você fazer a prova do contato em uma pequena área de pele antes da aplicação total do produto e observar se há reação. Abraços!

  • Wallace Abreu

    Quero mudar a cor da minha barba. Ela é bem escura quero deixar um tom mais claro para igualar com a cor do meu cabelo , alguem tem alguma sugestão?

    • barbabravaclub

      @wallaceabreu:disqus no post damos a dica de utilizar um tonalizante para a barba – eles vêm em diversos tons 😉

Newsletter