como modelar a barba

Como modelar a barba: 7 truques que você precisa conhecer!

Modelar a barba pode ser mais fácil do que você pensa! Deixar ela com a aparência desejada depende de alguns hábitos bem básicos, que devem ser aliados ao uso de produtos específicos para os pelos do rosto.

Os truques são bem práticos e rápidos! Qualquer homem pode fazê-los em casa, diariamente, para obter um resultado bastante legal, da forma como preferir. Está curioso para saber como?

O post a seguir traz 7 dicas preciosas que te ajudarão a modelar a sua barba de maneira rápida, deixando-a pronta para o dia a dia de trabalho ou para os momentos de lazer. Continue a leitura e veja como!

1. Descubra o formato da barba que te agrada

As barbas têm diferentes formas, com áreas mais aparadas e outras maiores e com mais pelos. Tudo isso pode ser moldado em uma visita ao barbeiro ou até mesmo em casa, com ajuda de um bom aparelho elétrico. Entretanto, a melhor maneira de descobrir o formato mais adequado para a sua barba é deixá-la crescer.

Por cerca de três semanas, permita que os pelos se desenvolvam sem nenhuma interferência. Eles podem parecer bagunçados no início, mas isso será fundamental para você perceber qual formato a sua barba atingirá ao longo do tempo.

Com o volume adequado, você poderá perceber como ela se comporta. Algumas barbas ganham forma sozinhas, já outras ficam cheias, mas bagunçadas. Somente com a sua grande, você perceberá qual formato ficará melhor e, a partir daí, poderá agir aparando os pelos e modelando.

formato do seu rosto também é determinante na hora de saber qual melhor estilo de barba.

2. Apare de forma certa antes de modelar a barba

Após deixar os pelos crescerem e ganharem volume, chega a hora de aparar. Pode parecer uma tarefa simples e que não exige muitos cuidados, porém, a má execução pode resultar em alguns erros que podem arruinar a aparência da sua barba. Aparar é fundamental para atingir a modelagem perfeita!

Pelos da lateral e do bigode

O primeiro passo é pentear todos os fios para fora, como se os estivesse afastando do rosto. Esse movimento permitirá que você veja o excesso deles e os apare a partir daí. A ferramenta mais apropriada é um barbeador elétrico. Regule para o pente mais alto a fim de não ter nenhuma surpresa e fazer o corte gradual.

No bigode, penteie os pelos para baixo, na direção da boca. Em seguida, com uma tesoura, apare-os na altura desejada, preferencialmente acima do lábio superior, fazendo isso de forma alinhada.

Área de limite dos fios

Um dos pontos mais importantes é a linha de delimitação da barba. É comum ver homens seguindo o maxilar na hora de aparar. Podemos considerar isso um erro, já que desvaloriza a barba, diminuindo o volume e deixando sem pelos uma área muito grande do pescoço.

Especialmente se você é mais gordinho, evite ao máximo usar a linha do maxilar para fazer o contorno do rosto. Isso fará com que você fique com o famoso e temido queixo duplo.

3. Evite hábitos ruins no cotidiano

Quem tem barba sabe como algumas manias são quase incontroláveis no nosso dia a dia. Passar a mão na barba e coçar os pelos são as principais e as mais prejudiciais para a saúde e o crescimento dos pelos, além de agirem dificultando a modelagem.

Coçar é muito comum e igualmente prejudicial, especialmente quando os pelos estão crescendo. Esse costume pode ocasionar em falhas na barba, provocando aqueles buracos desagradáveis.

Alisar também é uma mania, para alguns até mesmo intencionalmente, como uma espécie de charme. Ok, vamos entender, mas você precisa saber que isso não é saudável!

A mão retém muitas sujeiras, especialmente se você estiver na rua, em um dia a dia de compromissos. O ato de alisar a barba transmite todas essas impurezas para os pelos, o que faz com que eles fiquem com uma aparência ruim, dificultando a modelagem.

4. Use uma pomada balm modeladora

Os cosméticos para barba são fundamentais. Por exemplo, a pomada balm é importante na hora de modelar seus pelos e dar aquela aparência que você deseja de maneira fácil e rápida.

Ela consegue conferir forma, consistência e firmeza para a barba, além de deixá-la limpa, cheirosa e hidratada. Aplique um pouco nos fios toda vez que for penteá-los antes de sair de casa.

5. Use óleo para barba

óleo, além dos benefícios da pomada balm, também traz muito brilho aos fios. Seu uso precisa ser feito com cuidado, uma vez ao dia, para que não haja aumento da oleosidade.

O óleo é fundamental para modelar a barba, especialmente para quem já a cultiva por mais de 4 meses. Esse produto é indispensável, especialmente no frio, época em que a pele e os pelos ficam ressecados e difíceis de serem penteados.

6. Tenha sempre um pente em mãos

pente é o grande aliado na hora de modelar sua barba. Já pensou na possibilidade de deixar o seu cabelo perfeitamente alinhado sem usar esse acessório? Então, o mesmo acontece com a barba!

Após aplicar a pomada modeladora ou o óleo, passe o pente na barba e modele da maneira que quiser, sempre pensando em manter os fios alinhados e em uma direção uniforme. Caso contrário, a aparência ficará ruim.

Tenha o acessório com você no dia a dia! Você poderá sempre ajustar os pelos de sua barba quando for ao banheiro e sentir que há necessidade. O pente é um item indispensável aos barbados!

7. Lave e seque os pelos do rosto sempre

Quando os fios estão sujos e úmidos, sempre terão condições ruins para ser modelar a barba! A higiene é fundamental para que você garanta o formato apropriado para os pelos. Jamais dispense o uso de um shampoo apropriado para os pelos do rosto.

É comum que os homens utilizem sabonete normal ou até mesmo shampoo de cabelo nos pelos do rosto, porém, esses não são os produtos mais indicados e acabam por não trazerem nenhum benefício.

Após lavar sua barba, ou depois do banho, seque-a cuidadosamente antes de aplicar o balm ou o óleo. Caso contrário, o efeito modelador não será o mesmo. Além disso, a barba úmida pode estar suscetível a fungos e bactérias.

Com as dicas de hoje, você chegará a um bom resultado na hora de modelar a barba! Lembre-se de que o cuidado com ela é diário, e não só na hora de pentear. Pensando nisso, siga aqui no blog e conheça os produtos essenciais para manter a sua barba!

Newsletter