E aí, barbudo, tudo certo? Você também vive na busca constante para saber como fazer a barba engrossar? Essa é uma dúvida de grande parte dos homens que sonham com uma barba mais volumosa, espessa e imponente.

É importante entender que, primeiramente, essa é uma questão genética. Uns têm mais facilidade e são mais abençoados no quesito barba! Porém, você pode se esforçar para que seus fios cresçam com mais desenvoltura!

Engrossar a barba não é uma tarefa fácil e requer muita paciência. Por isso, é importante entender melhor esse processo e o que pode potencializar o crescimento dos fios! Confira o que você precisa saber neste post!

Entenda o crescimento da sua barba

Se você é barbudo, pelo menos uma vez já passou pelo processo de crescimento dos fios. No entanto, se ainda não entrou nesse mundo, é a hora certa de entender como funcionam as etapas. Afinal, há muitas variáveis que vão influenciar no desenvolvimento da barba e, por isso, é fundamental falar sobre o assunto.

Há uma coisa chamada genética que faz toda diferença! E, cara, o simples fato de você ter maiores dificuldades de desenvolver um barbão imponente pode ser algo ligado ao seu corpo, e aí não tem muito jeito. Entretanto, ainda dá para fazer um esforço!

Sua barba tende a crescer, de forma geral, cerca de 1,3 cm por mês. Porém, naturalmente isso pode variar, tanto para mais quanto para menos. Além da genética, seus níveis hormonais também têm influência direta nessa questão.

Mais para frente neste post você vai entender como fazer a barba engrossar e crescer mais rápido por meio de algumas dicas e produtos, beleza, barbudo?

Tenha cuidado com mitos

Existem vários mitos famosos sobre o crescimento da barba, que, além de não ajudar em nada, podem ser até prejudiciais. Dois dos mais comuns que você escuta por aí são:

  • fazer a barba todos os dias;
  • fazer a barba no sentido contrário do crescimento dos pelos.

Além de não ser indicado pelos dermatologistas, barbear-se dessa forma não fará com que seus pelos engrossem. Muitos homens têm a impressão de que a barba está mais grossa quando ela começa a crescer, mas isso acontece porque a raiz é mais grossa e as pontas são mais finas.

Portanto, quando você se barbeia, a parte mais fina é cortada e a que estava mais grossa se torna a ponta. Mas à medida que o pelo vai crescendo, ele vai afinando novamente. Então, informe-se para não prejudicar sua barba e até mesmo a sua pele por causa de informações falsas.

Quanto mais você faz a barba, especialmente usando a dica do sentido contrário, mais você machuca seu rosto. Isso acontece porque os pelos nascem cada vez mais finos na raiz, além de crescerem direcionados para a pele, causando irritação. Sendo assim, esqueça esses mitos, brother!

Seja paciente

Papo sério! Entender como fazer a barba engrossar é mais complexo do que pode parecer, justamente porque não há uma fórmula mágica para isso. É preciso ter muita paciência e persistência para que ela fique grossa e uniformemente preenchida.

O ideal é não mexer na barba por, pelo menos, um mês depois que você a fizer, nem mesmo para modelar, pois ela precisa de um tempo para crescer. Depois desse tempo você pode apará-la se ela ficar mais comprida que o desejado, ou modelá-la para ficar com um desenho mais bonito.

Se sua barba for falhada, você precisará esperar mais tempo para que ela fique mais preenchida. Enquanto isso, você pode apenas aparar de tempos em tempos. O importante é não desistir e se barbear inteiro quando se sentir incomodado.

Combatendo a coceira

Há uma inimiga importante no processo de crescimento da barba: a coceira! Cara, a sensação incômoda, irritante e impulsiva vai fazer parte dessa fase, infelizmente. Mas você precisa ser forte e lutar contra essa vontade que, muitas vezes, é quase incontrolável.

Coçar pode ser um ato prejudicial, já que esse é o momento em que os fios mais finos estão crescendo. Essa reação é normal, pois faz parte da irritação de pelos finos encostando na pele. Coçar pode causar as temidas falhas, arruinando a estética da sua barba.

Para ajudar no alívio dessa situação, você pode usar o balm para a barba, aplicando na pele, em poucas quantidades, duas vezes ao dia. O produto ajuda a aliviar a sensação de irritação, hidratando e fazendo com que os fios cresçam nutridos.

Com esse cuidado e com muito autocontrole você vai passar por esse período chato e incômodo, que geralmente dura, no máximo, quatro semanas. Muita força nessa hora, amigo!

Saiba mais sobre barbas falhadas e finas

Um dos grandes incômodos e fatores que fazem com que os caras busquem saber como fazer a barba engrossar são as malditas falhas. Elas simplesmente aparecem em muita gente impedindo, pelo menos em um primeiro momento, que a barba tenha aquela aparência fechada e grossa, do bom e velho lenhador.

Há muitas questões que podem influenciar nesse problema, como a própria questão genética, que já foi abordada anteriormente e que, nesse caso, vai realmente dificultar mais o processo. Em outros casos, é a simples questão da paciência de saber esperar o tempo de crescimento dos seus pelos, que poucos aspirantes a barbudos têm!

O simples fato de nunca ter deixado a barba crescer livremente, de fato, pode ser um desses fatores. Se sua barba nunca teve tempo para se desenvolver, é normal que ela apresente falhas quando os fios estiverem em tamanho maior.

Há outras questões mais superficiais que podem atrapalhar o desenvolvimento dos fios, como a oleosidade ou até mesmo a presença de acne. Porém, há também fatores mais profundos e ligados ao seu organismo e estilo de vida.

A barba nada mais é do que parte do corpo masculino e, se não houver saúde, naturalmente ela não vai crescer do jeito esperado. Afinal, funcionamos assim, não é mesmo? É tudo integrado! Então, cara, antes mesmo de se preocupar em como fazer a barba engrossar, certifique-se de que está conduzindo sua saúde da maneira certa!

Deixe a barba crescer sob cuidados

A condução ideal desse processo de crescimento dos fios é com paciência e com a adoção de um estilo de vida saudável. Primeiramente, cuide da sua saúde e, depois, da sua pele! O ideal é ir a um dermatologista para entender quais são as suas necessidades.

Homens geralmente têm maior propensão à oleosidade na pele, o que exige cuidados específicos. Quando a barba já estiver em processo de crescimento, a pasta esfoliante é uma excelente opção! Ela limpa e desobstrui os poros, fazendo com que os fios cresçam com saúde e desenvoltura.

Uma alimentação regrada também é fundamental para a saúde do corpo, ou seja, influencia diretamente o desenvolvimento da sua barba. O estresse também é um inimigo forte do bem-estar e da saúde, precisando ser evitado com todas as suas forças!

É importante saber lidar com as pressões do cotidiano, tendo sempre aquele momento para despressurizar e relaxar. Já ouviu falar em queda de cabelos causada pelo estresse? Com a barba é a mesma coisa. Enfrentá-lo é um dos principais recursos na hora de pensar em como fazer a barba engrossar e crescer com saúde!

Seguindo esses cuidados, aliados à paciência, a tendência é que com o passar do tempo as falhas dos fios sejam cada vez menores! Dê tempo para a sua barba para que o desenvolvimento melhore. Até chegar ao resultado esperado pode levar tempo, mas vai valer a pena no final. Pense nisso, brother!

Aposte em vitaminas e suplementos para fortalecer a barba

Pode parecer frescura, mas cuidar da saúde e se alimentar bem é um dos itens mais importantes para que sua barba cresça mais rápido e mais forte. Alguns alimentos têm vitaminas que auxiliam no crescimento dos cabelos e, consequentemente, da barba.

Inclua em seu cardápio diário alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B9 que colaboram com o organismo para a produção de fios mais grossos. Esses nutrientes podem ser encontrados em folhas verdes, castanhas e nozes, por exemplo.

Vitaminas B3 e B5 também são importantes para esse fim e podem ser encontradas nas proteínas e em alimentos de origem animal, como leite e ovos.

O ideal é buscar a ajuda de profissionais, como nutricionistas e dermatologistas, para que eles indiquem as melhores vitaminas e até suplementos para ajudá-lo a atingir o seu objetivo.

Hidrate os pelos com periodicidade

Se você já faz isso com o cabelo, por que não fazer o mesmo com a barba? Nada como uma boa hidratação para deixar os fios mais macios e com um caimento melhor. O óleo ajuda nesse processo e dá mais força pros fios, além de deixar aquela fragrância massa e a barba com uma sensação refrescante.

O ideal é que você faça o uso do óleo uma vez a cada dois dias, tendo em vista que ele pode aumentar a oleosidade da pele. Assim seus cuidados são mais positivos para a saúde geral. Foque sempre em aplicar o óleo mais para as pontas dos fios.

O ideal também é que você só adote essa rotina com o óleo quando sua barba já estiver com 3 cm de comprimento. Antes disso, o balm pode fazer esse papel sem maiores problemas.

Lave sua barba regularmente

Limpeza é tudo! Você deve sempre manter a barba limpa, fazendo sempre o uso do shampoo. Esse deve ser um cuidado de rotina, de pelo menos duas vezes ao dia, na hora do seu banho, preferencialmente.

Como a barba precisa de cuidados específicos, o shampoo que você usa deve ser diferenciado, com foco específico para ela. Ele oferece os nutrientes necessários, além de manter os fios brilhosos, macios e cheirosos.

Apare a barba com cuidado

Para não perder mais pelos do que o necessário, você deve tomar cuidado ao fazer a barba. Se quiser apenas aparar e modelar, demarque as linhas do seu rosto e retire apenas os pelos que ficarem de fora.

Cuidado para não retirar pelos onde não deve, senão você terá que esperar que eles cresçam novamente. Quando for secar a barba também é preciso ter cuidado e não esfregar com força, para que os fios não descamem, nem caiam. Se quiser retirar toda a barba sem prejudicá-la futuramente, lembre-se de sempre seguir o sentido de crescimento dos fios, beleza?

Não se esqueça: para ter uma barba grossa e bonita você precisa ter paciência e cuidar muito bem dela. O uso dos produtos recomendados, aliados a um estilo de vida saudável, vão te ajudar na hora de saber como fazer a barba engrossar.

Gostou das nossas dicas? Conhece mais alguma infalível? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião e experiência sobre o assunto!

One thought on “O que fazer para engrossar a barba?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *