Antes de começar esse texto, queremos deixar claro que é importante seguir as regras de cada estado para o funcionamento das barbearias em tempos de pandemia. Para ajudar o setor de beleza, o SEBRAE criou um guia de retomada segura das atividades.

Fala, brother. Tudo tranquilo? Você que é proprietário ou trabalha em uma barbearia e ainda não sabe como atrair clientes, vai aproveitar muito este artigo. Na sequência, explicaremos quais são as práticas infalíveis quando o assunto é o gosto dos barbudos. Desse tema, a gente manja.

Ao colocar em prática as nossas recomendações, o seu espaço deixará de ser um simples estabelecimento comercial para se tornar um local onde os bravos experimentarão momentos inesquecíveis. Separe aí o papel e a caneta e prepare-se para levar a sua barbearia para outro nível. Boa leitura!

Tenha o melhor atendimento

A forma como os clientes de sua barbearia são atendidos representa um fator decisivo para o sucesso do negócio. Se o barbudo for tratado com frieza, ficar muito tempo esperando para receber um trato no visual e não se sentir à vontade no local, dificilmente ele voltará. Além disso, ao encontrar os amigos (que são consumidores em potencial do serviço), ele não indicará o que você tem a oferecer. O efeito do mau atendimento é devastador, não é mesmo?

Então, a nossa dica é que você invista no poder dos relacionamentos. Que tal receber os clientes na porta com um sorriso e oferecer uma bebida enquanto esperam? Se for a primeira visita, apresente a estrutura e a decoração do espaço, trocando ideias com o rapaz sobre a opinião dele — de maneira informal, esse feedback poderá orientar mudanças que poderão deixar o lugar ainda mais maneiro. Não se esqueça de treinar toda a equipe para que ela tenha a mesma preocupação.

O ideal é tornar a barbearia uma segunda casa para os frequentadores, onde eles possam dar uma pausa na rotina e relaxar. Dessa forma, enquanto investem em uma barba de respeito, os consumidores esquecem os problemas e curtem uma experiência que deixará o dia deles melhor. Como resultado, eles ficarão doidos para voltar e divulgar para os mais chegados experimentarem o serviço.

Apresente sempre novidades

Outra estratégia infalível para atrair os bravos barbudos é dominar uma grande variedade de serviços. Para isso, a equipe deve se atualizar sobre as novidades da área, entender como lidar da melhor forma com todos os tipos de pele, de cabelo e estilos de barba. Assim, independentemente da preferência do cliente, ele encontrará os melhores cuidados na sua barbearia.

Estude e aprenda o que deve ser feito para produzir efeitos incríveis de acordo com variadas tendências. Workshops, feiras, palestras e eventos do setor apresentam o que é top no mercado — então, sempre que possível, marque presença. Somado a isso, use produtos de qualidade, explique a função de cada um deles e disponibilize-os aos clientes, para que eles consigam manter os resultados por mais tempo em suas próprias casas.

O balm e o óleo para barba, por exemplo, garantem a hidratação e a modelagem dos fios, tudo com aroma irresistível. O shampoo para barba tem os elementos necessários para eliminar as impurezas dos pelos faciais sem agredir a pele. A pasta esfoliante é crucial para uma limpeza mais profunda e para a abertura dos poros (que promovem o crescimento de fios saudáveis). Além disso, o pente de madeira elimina a estática e proporciona a modelagem do visual pretendido. Explique as funções de cada item e os venda.

Promova incentivos

Parceiro, temos certeza de que a sua ideia não é só oferecer o serviço e receber por isso. A proposta é que, ao frequentar a sua barbearia, os clientes se sintam especiais, certo? Então, que tal promover incentivos para agradá-los? Os cartões fidelidade, por exemplo, em que após determinado número de visitas os clientes recebem um brinde, cumprem bem esse papel.

Também é possível oferecer descontos para aqueles que compartilharem nas redes sociais fotos do trato na barba. Ainda há a possibilidade de organizar eventos temáticos mensais, como campeonatos de sinuca, parcerias com tatuadores e produtores de cerveja artesanal. Aqueles grandes clássicos do futebol também podem ser exibidos em uma telona de respeito, com bolões para animar a moçada. Divulgue as ações que adotar e espere por um grande número de visitantes!

Invista na decoração

A decoração também é coisa de macho e precisa ser pensada para deixar o seu espaço com a cara dos barbudos. Ao escolher um tema que você gosta e tem facilidade em conversar, o processo será muito divertido. Rock clássico, tatuagens ou carros antigos. Seja qual for a sua preferência — retrô ou moderninha —, deixe a criatividade rolar solta.

As paredes ficam muito mais maneiras com pôsteres, e aquela sua coleção de carrinhos em miniatura fará muito sucesso na barbearia. Já pensou em deixar instrumentos musicais para os clientes criarem um som? Com mesa de sinuca, jukebox e pebolim também não têm erro. Coloque a sua identidade em cada um dos itens e cores — pode ter certeza que ela agradará muitos barbudos e renderá altas conversas. Você poderá, inclusive, aprender mais sobre o seu hobby.

Tudo isso contribui também para que a clientela se divirta enquanto espera pelo atendimento. Assim, o período em que ficar por lá será de pura descontração. O melhor de tudo é que os clientes, ao se identificarem com você, poderão se tornar grandes amigos, e muitos caras legais ficarão atraídos pelo seu estabelecimento.

Marque presença nos canais on-line

Se a sua barbearia ainda não tem canais on-line, meu velho, é hora de começar a investir nisso. Crie páginas nas redes sociais e envolva os seguidores com conteúdos regulares e de qualidade. A ideia é compartilhar com eles informações importantes sobre os cuidados com a barba, além de dicas sobre estilos de vida, filmes, viagens, motos ou o que mais seja a preferência dos barbudos que são seus potenciais clientes. É importante conhecê-los.

Não é preciso ser nenhum guru das redes sociais ou do design para fazer peças criativas que atraiam seu cliente online nas redes sociais. Você pode utilizar uma ferramenta como o Canva ou o Spark, por exemplo, que em literalmente poucos minutos permite você criar um banner para redes sociais, blog, etc – e isso mesmo sem experiência com ferramentas de design gráfico.

Nos blogs será possível abordar tópicos mais aprofundados e explicar, com detalhes, os serviços que os clientes encontrarão na sua barbearia. Mas sejam quais forem os canais escolhidos por você, atualize-os sempre com postagens interessantes (em vez de sobrecarregá-los com propagandas) e mantenha um bom relacionamento com os internautas. Fazendo isso, com certeza, os resultados serão surpreendentes.

E aí, parceiro? Aprendeu como atrair clientes para a sua barbearia? Que tal começar, agora mesmo, a praticar todas as recomendações? Ao investir na qualidade do atendimento, promover incentivos aos barbudos de plantão, fazer uma decoração maneira, estudar as tendências de mercado e produzir conteúdos de primeira nas mídias on-line, o seu espaço vai bombar!

Aproveite a visita e confira o nosso outro artigo sobre como aumentar o lucro da sua barbearia!

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