homem com coceira na barba

Coceira na Barba? 4 passos para resolver!

O problema: Coceira na barba

Você já teve aquela coceira na barba que passou de charmosa para irritante? Não se preocupe, coceira na barba é relativamente comum, principalmente nos primeiros estágios do crescimento para os novos barbudos. Alguns homens tem mais coceira na barba do que outros, esse problema pode estar relacionado à diversos fatores. Em todo o caso, há solução! Continue lendo…

As causas:

Antes de saber como resolver, é importante saber qual a causa da sua barba estar coçando. Elas podem ser diferentes em cada caso, cobriremos aqui as principais causas da coceira: processo de crescimento da barba; pele e fios ressecados e higiene da barba.

Causa 1: Processo de Crescimento

fio de barba cortado com lâmina
A imagem mostra um fio de barba crescendo após ter sido feita com lâmina de barbear. Percebe o ângulo pontiagudo?

Em relação ao processo de crescimento, um dos fatores que causa coceira na barba é um efeito observado ao fazer a barba com a lâmina: o fio é cortado num ângulo que faz com que ele fique pontiagudo e ao crescer  ele incomoda a pele já que vai perfurando seu caminho pela epiderme até a superfície. Em alguns casos os fios podem crescer sob a pele e resultar em pêlos encravados, o que também causa coceira. Apesar de estes fatores parecerem fora do seu controle, você pode sim minimizar a coceira na barba!

Causa 2: Falta de Hidratação:

Outro fator que também causa a coceira na barba é a pele ressecada. A pele por baixo da sua barba pode ficar ressecada por diversos motivos, seja qual for o motivo isso a torna mais sensível. Junte isso ao fato de ter milhares de fios pontudos sendo esfregados nela e… bam! Coceira. Esta causa pode ocorrer em qualquer estágio do crescimento de uma barba, desde as mais curtas às mais longas.

Causa 3: Acúmulo de detritos:

Ao longo do dia nossa barba coleta detritos microscópicos que ao contato e fricção com a pele podem causar coceira. Estes detritos são pequenas partículas de poeira, células mortas ou até mesmo fios soltos. Adicionalmente uma barba que não é propriamente higienizada também pode ter caspa em combinação com determinados tipos de pele e, em casos mais extremos, é um fator conhecido por causar coceira devido justamente ao acúmulo de “flocos” de descamação entre os fios.

Como combater:

Abaixo 4 simples etapas que vão lhe ajudar a combater a coceira na barba.lavar a barba

  • Etapa 1: Limpe

Uma boa e adequada higiene da barba é essêncial por diversos motivos e ela é a primeira etapa para lhe ajudar a se livrar da coceira. Utilizando um shampoo específico para barba você promove a limpeza dos fios, removendo detritos, poeira e células mortas acumuladas ao longo do dia. O motivo de usar um shampoo específico para a barba é que além de ele ser feito para ser utilizado na pele do rosto, que possui um PH diferente do couro cabeludo na sua cabeça, no processo o shampoo para barba também hidrata e suaviza os fios, deixando-os mais maleáveis e menos sujeitos causar irritação na fricção.

  • Etapa 2: Condicione e Hidrate

Após uma boa lavagem (e secagem), amacie e hidrate sua barba utilizando óleo para barba. O uso do o óleo de barba tem diversos benefícios para combater a coceira na barba, são eles: hidrata a pele por baixo da barba, de modo que ela não fique ressecada; amacia os pelos, reduzindo o incômodo na fricção; Com a pele hidratada e o fio macio, outros vilões que também saem da jogada são: caspa e pêlos encravados.

  • Etapa 3: Repare

Caso você identifique por baixo da sua barba alguns pêlos encravados na pele, remova-os com a ajuda de uma pinça esterilizada. Conforme você parar de fazer (raspar) a barba, menor será a incidência de pêlos encravados. Mais um motivo para deixar a barba crescer!

 

  • Etapa 4: Penteie
    penteando a barba

O simples ato de pentear os fios da barba ajuda a ordena-los e treiná-los a crescer numa direção específica, minimizando as chances de fios encravados. Adicionalmente, pentear a barba ao longo do dia ajuda a remover os tais detritos acumulados, retirando fios soltos e células mortas, resultando em menos irritação na pele.

 

Tenho certeza de que estes 4 simples passos irão ajudá-lo a minimizar ou eliminar totalmente a coceira na sua barba, tirando o inconveniente da irritação causada e fazendo você se sentir ainda mais másculo e confiante com sua barba perfeita.

  • Victor Hugo Garaluz

    Legal mas é tudo pra compra os produtos do site né, seria melhor métodos que pudessem ser feitos por qualquer um e a qualquer hora :/

    • barbabravaclub

      Olá Victor,
      Aqui é o Rafael, autor do post. Eu particularmente não conheço nenhum método além dos citados que funcione de fato. Se você conhecer e quiser compartilhar aqui nos comentários, será muito legal.
      Abraços

      • Victor Hugo Garaluz

        Dando uma olhada no YouTube eu descobri que no lugar de xampú para barba da para usar xampú para bebês, facilita no meu caso pois minha irmã tem crises de dermatite(uma doença na pele) as vezes e ela usa o xampú no lugar do sabonete mas foi só isso tbm 🙂

  • Rafa Almeida

    Foliculite também seria uma causa?

    • barbabravaclub

      Oi Rafa! Pode ser sim. Como a foliculite causa uma descamação e inflamação do bulbo capilar, isso pode coçar sim, e muito. O ideal se for este o caso é procurar um dermatologista que poderá indicar um tratamento para o cenário específico.
      Abraços!

  • Fabiano R. Rodrigues

    Galera, queria uma informação. Usei o produto Grecin para barbas e deu uma mega alergia no rosto, tive até que tirar a barba, pois deu até bolhas.
    o que vcs me indicam, para tonalizante de barbas que não terei problemas?
    Será que tudo que usar terei problemas?

Newsletter