Cerveja artesanal: saiba o que é necessário para produzir

Quem está acostumado a degustar boas bebidas sabe o valor que as cervejas artesanais têm. Não só pelas inúmeras possibilidades de nuances de sabor, mas também por todo o trabalho do artesão. Fabricar cervejas artesanais é uma arte que requer atenção aos detalhes e métodos.

Apesar disso, fazer sua própria cerveja não é impossível. Na realidade, dá para fabricá-la usando o seu fogão doméstico e uma geladeira com bastante espaço. Listamos, abaixo, tudo o que você precisa saber para produzir a sua cerveja artesanal:

barbudo bebendo cerveja

A pureza dos insumos

Os ingredientes necessários para produzir cervejas artesanais são poucos: malte, lúpulo, leveduras e água. O primeiro (e, possivelmente, o mais famoso) ingrediente das cervejas é o malte. Ele nada mais é do que a cevada em processo parcial de germinação.

O lúpulo é o responsável pelo amargor e pelos diferentes sabores da bebida. Além disso, graças ao seu poder bactericida, ele impede que microrganismos indesejados se desenvolvam e estraguem a bebida. Já as leveduras farão a fermentação do mosto e a transformação em cerveja.

Por fim, o ingrediente fundamental a todos os seres vivos e também à cerveja: a água. Quanto mais pura ela for, melhor a qualidade da cerveja que será produzida.

Os instrumentos necessários

É possível fabricar cerveja na cozinha da sua casa. Entretanto, para que ela saia dentro da qualidade esperada, é importante providenciar o material correto. Mas não precisa se preocupar, porque eles são mais simples do que parecem.

panela com torneiraAlém do fogão de quatro bocas, providencie duas panelas com capacidade para 32 litros ou mais. O ideal é que elas tenham torneiras em sua base. Mas, para baratear a compra, você pode comprar as torneiras separadamente e instalá-las sozinho. Da mesma forma, uma das panelas precisará de um fundo falso, que pode ser improvisado com uma forma de pizza furada.

Mais especificamente, existem instrumentos de precisão que farão toda a diferença na sua cerveja: um termômetro, uma balança, um moinho para cereais, uma válvula airlock e dois baldes de PVC, também com tampa e torneiras.

A fabricação das cervejas artesanais

ingredientes para fazer cerveja
Fonte: http://comofazercerveja.com.br

Comece triturando o malte e, em seguida, coloque-o em uma panela com água a 70 graus. Nessa etapa, em hipótese alguma a temperatura pode passar dos 74 graus. Mexa por 20 minutos e deixe a mistura repousar por uma hora. Depois desse período, use a panela de fundo falso para separar o mosto do líquido.

De volta à panela de fundo normal, acrescente mais água a 70 graus ao mosto e acenda o fogo. Após 5 minutos de fervura, acrescente o lúpulo de amargor. Em seguida, deixe ferver por uma hora com a panela destampada. Nos últimos 5 minutos, acrescente o lúpulo de aroma.

Depois disso, é hora de deixar a mistura decantar. Mergulhe a panela em uma bacia com água e gelo e deixe-a descansar por uma hora com a tampa fechada. Fique atento a essa etapa. Nesse momento, qualquer contaminação bacteriana pode estragar a cerveja.

A partir daí é a vez das leveduras. Você deve escolher o fermento de acordo com o tipo de cerveja que deseja produzir (ale, larger etc). Feche o balde e deixe a mistura descansar de 7 a 10 dias. Em seguida, use a torneira e o airlock do balde para retirar as leveduras decantadas sem deixar o ar entrar na mistura. Então, o balde deve ser mantido fechado e em temperatura ambiente por mais duas semanas até que a cerveja esteja pronta para o consumo.

O processo para fabricar cervejas artesanais é demorado e minucioso. Por isso, ele exige paciência e bastante rigor nos detalhes. Uma pequena variação de temperatura durante a fermentação, por exemplo, pode matar as leveduras e colocar todo o seu esforço a perder. Mas não precisa ficar alarmado: existem diversos especialistas que podem ajudar nesse processo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e chame os amigos para fazerem essa experiência com você.Quem sabe essa atividade prazerosa não se transforma em fonte extra de renda?

Newsletter