Barbudos e saudáveis: descubra como a barba melhora a saúde

Deixar a barba crescer vai muito além do estilo, afinal, essa pode ser uma escolha que oferece muitos benefícios. A barba melhora a saúde do homem, principalmente pela proteção que ela proporciona à pele de agressões como radiação solar, poeira e ressecamento.

Tenho certeza de que você não precisa de muitos motivos para deixar a barba crescer além do fato de que fica f#%@, mas se precisar de mais um, que tal o fato de que faz bem pra sua saúde? Confira abaixo:

Proteção contra radiação solar

A exposição ao sol pode provocar queimaduras, acelerar o envelhecimento e ainda causar câncer de pele. Usar protetor solar é fundamental, mas os homens com barba já possuem uma proteção natural: os fios formam uma barreira à radiação solar, protegendo a pele dos seus efeitos nocivos.

Foi comprovado em um estudo da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, que a proteção da barba pode ser equivalente ao uso de protetor solar FPS de até 21, dependendo do comprimento e da espessura dos pelos.

Mas é importante lembrar que a barba somente oferece proteção UV para a pele que está sob ela, sendo necessário usar o protetor solar nas outras regiões do rosto que não são cobertas por pelos.

51301-barbudos-e-saudaveis-descubra-como-a-barba-melhora-a-saude

Prevenção de doenças

A barba e o bigode funcionam como uma barreira natural, que impede a entrada de bactérias e alérgenos pelas narinas. Esses agentes podem provocar crises alérgicas ou até mesmo infecções. Asma, gripe e resfriados podem ser evitados se você mantiver a sua barba sempre limpa e bem cuidada.

Para evitar inflamações, principalmente nos meses mais frios e secos, é importante que a região da garganta esteja aquecida. A barba comprida ajuda a manter uma temperatura um pouco mais elevada na região do pescoço, pois os pelos funcionam como isolante térmico que bloqueia o ar frio.

A barba comprida também evita infecções e irritações na pele, causadas por cortes com a lâmina de barbear. É comum, durante o barbear, que a lâmina corte a pele ou machuque algum pelo encravado. Além de dor, isso pode levar a infecções e manchas na pele, se não for tratado adequadamente.

Pele mais hidratada e jovem por mais tempo

benefícios da barbaPode comemorar barbudo!

Os pelos faciais ajudam a manter a hidratação da pele, fator principal para evitar o envelhecimento precoce. Além disso, os produtos que você utiliza para manter a barba hidratada permanecem em contato com a pele por mais tempo, ajudando também a preservá-la hidratada.

Mas é necessário prestar atenção ao excesso de oleosidade, que acontece principalmente quando a barba não é bem cuidada, e pode provocar problemas como a caspa. Se você já possui pele oleosa, não se preocupe: basta utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele e manter a barba sempre limpa.

Como podemos perceber, não faltam motivos para deixar a barba crescer. Se ela for bem cuidada, e bons hábitos de higiene forem mantidos, é certo que usar barba melhora a saúde, evita doenças e mantém a sua pele jovem por mais tempo.

Agora que você já conhece todos os benefícios da barba, compartilhe este artigo nas redes sociais e divida este conhecimento com os seus amigos!

  • Samuel Motta

    de que adianta pele jovem? nunca mais ninguém vai ver mesmo hehehehe

    • barbabravaclub

      Hahahahah verdade! Amém!

Newsletter