homem de barba em reunião no trabalho

Barba no ambiente de trabalho: boas práticas

É sabido que a cultura da barba está em alta e muitos homens ao redor do mundo todo estão deixando suas barbas crescerem, no entanto há aqueles que têm o desejo de deixar a barba crescer mas têm receio de como as pessoas no ambiente corporativo, principalmente nos cargos de escritório, irão reagir à sua barba no ambiente de trabalho. Deixa eu lhe contar uma coisa: se a sua barba terá alguma influência na sua carreira, ela será POSITIVA!

Influência da barba no ambiente de trabalho

A barba concede ao homem, automaticamente, um semblante mais maduro e experiente aumentando a credibilidade e poder de persuasão (há estudos que comprovam isso). Estas características vão ajudar a manter e alavancar ainda mais sua carreira. Certamente todos os segmentos podem se beneficiar destas qualidades.

Este post não tem o intuito de discutir a legalidade de proibições impostas pela empresa, este é um tema para outro post (dica: considere este artigo da constituição a seu favor).

No entanto, é preciso estar atendo a algumas boas práticas e seguir algumas dicas que farão sua barba mais do que aceitável no ambiente de trabalho: ela poderá ser agente impulsionador da sua carreira. Confira abaixo:

O Básico:

Esteja Preparado
Para deixar sua barba crescer você pode simplesmente deixar de fazer a barba, isso é óbvio. Porém, se possível, escolha bem o momento de fazer isso pois idealmente por pelo menos 4 semanas você não poderá fazer ou aparar a barba e durante este período você pode ficar com uma aparência “desleixada” já que sua barba ainda não estará modelada ao gosto desejado e os fios terão, inevitavelmente, crescido de forma desigual.

Por isso, aproveite suas férias ou um período de licença, se nada disso estiver à vista, tente utilizar um feriado prolongado ou algo assim. Desta forma poderá dar tempo para sua barba começar a “tomar forma” e quando se apresentar ao trabalho poderá levá-la já moldada.

Escolha um Estilo

Escolha um estilo que seja adequado ao seu ambiente de trabalho. Se o ambiente é mais descontraído com pessoas mais jovens, suas opções podem ser maiores. Agora se o ambiente é mais sério, formal e tradicional, escolha um estilo que se enquadre, por exemplo uma barba cheia curta ou barba cheia média. Muito cuidado ao utilizar somente bigode, cavanhaque ou sideburns (costeletas estendidas) pois podem conceder um estereotipo difícil de ignorar.

Quanto ao tamanho, opte por uma barba curta ou média pois são mais fáceis de manter dentro dos padrões “aceitáveis” do meio corporativo.

Manutenção, manutenção, manutenção
manutenção da barba

A manutenção da sua barba é essencial para que esteja sempre bem apresentada no ambiente de trabalho. Lembre-se de pelo menos a cada dois dias raspar a região do pescoço (barba no pescoço nunca é bonito) e delimitar as linhas acima da bochecha pois estas regiões são as principais vilãs que sabotam o seu estilo “barbado e arrumado”.

Apresentação do seu “eu” barbado

Dê um trato antes de apresentá-laNo dia em que for levar sua barba para o trabalho pela primeira vez, dê um trato nela. Além do básico diário (lavar a barba com shampoo para barba, utilizar óleo para barba para hidratação) experimente secá-la com o secador de cabelo enquanto utiliza um pente ou escova para alinhar os fios e após isso utilize tesoura ou máquina para aparar as pontas e modelar, tirando as partes que “saem” do formato desejado.

Esteja bem vestido
barba no ambiente de trabalho

Certa vez um conhecido ator norte-americano disse algo como: “quanto mais volumosa a barba, mais elegantemente você precisa se vestir”, ou algo assim. Claro, isso pode ser verdade dependendo do seu contexto, mas de modo geral é uma boa prática para se seguir no ambiente de trabalho.

Sua barba vai combinar muito bem com uma camisa social clara de manga comprida e sapatos escuros, talvez um blazer se o clima permitir: no dia de apresentar sua barba no escritório, capriche na vestimenta para evitar (ou minimizar) os comentários “você parece desleixado” ou “não tinha gilete em casa?”.

Auto-confiança é chave
Nós achamos que barbas são sensacionais. Você acha que barbas são sensacionais. Ao que parece, quase todos acham as barbas sensacionais. No entanto, lembre-se que isso é questão de gosto, cultura, opinião, etc. Por isso, sempre haverão aqueles que dirão: “preferia sem barba”, ou “não gostei do visual” ou ainda farão piadinhas geralmente manjadas e sem-graça sobre seu novo estilo. Por isso é importante lembrar o quão F*!#@ você está com esta barba, ter orgulho da bravura que está carregando e estar cheio de auto-confiança para ignorar os comentários maldosos que possam aparecer.

Mas já lhe adianto, estes serão minorias e se você fez tudo direitinho até aqui, pode ter certeza de que no que depender da sua aparência, já está no caminho do sucesso no mundo corporativo exibindo uma barba de responsa!

E você, tem alguma dúvida ou dica sobre barbas no ambiente de trabalho? Deixe um comentário abaixo!

  • Marcos Fontes

    Certamente ignorar comentários engraçadinhos e piadinhas dos invejosos é uma das dicas fundamentais! Se você se importar com a opinião alheia, não resistirá à tentação de raspar tudo! Seja firme em sua decisão de deixar a barba crescer, principalmente nas primeiras semanas, quando todos ao seu redor também estão se acostumando com seu novo visual. Já tive essa experiência e me mantive firme em meu propósito, e já estou há cerca de dez anos cultivando minha barba… Outra dica: resista também à coceira dos primeiros dias, é super normal e com o tempo passa, ou você se acostuma! rs.

    • barbabravaclub

      É isso mesmo @marcosrf74:disqus! Muito bem colocado. Saber filtrar a opinião é fundamental pois nem tudo que se houve vai agradar. As pessoas têm o direito de opinar mas somos nós quem temos o dever de escolher o que ouvir. Obrigado por compartilhar seu ponto de vista! Abs.,

  • André Luis Dos Santos

    É complicado mesmo. É muito importante manter aparada e alinhada para evitar a aparência de desleixo. Estou no aguardo do meu kit para melhorar ainda mais 🙂

  • Alessandro Camilo

    Eu estou nesse impasse pois estou ingressando em um novo emprego com um cargo importante na iniciativa privada. Enfim manter minha estimada or “shave me”.

    • barbabravaclub

      @alessandrocamilo:disqus, é realmente complicado este tabu na sociedade. Na nossa visão, você deve mantê-la, afinal de contas você já passou no processo de seleção e contratação, então presume-se que lhe aceitam pelas suas competencias e estilo pessoal. Se tiver algum receio, no início tente mante-la aparada, não mais do que 4 ou 5 cm de comprimento e a medida que for conquistando o respeito das pessoas no ambiente de trabalho pode exibir maior liberdade no seu estilo.
      Abraços!

  • Luke Bardi

    Uma dúvida para quem esta começando a entrar no mundo empresarial, minha barba pode influenciar de forma negativa na hora de arrumar um emprego novo?

    • barbabravaclub

      Olá Luke,
      Receio que a resposta não seja muito simples. Vamos tentar separar aqui:
      Resposta curta: não.
      Resposta longa: Talvez. Depende do segmento em que você está se candidatando. Mas no final das contas o que mais importa mesmo é sua qualificação e seu desempenho na entrevista e processo seletivo. As empresas estão cada vez mais abertas em relação a expressão de estilo de vida dos seus colaboradores e algumas até mesmo procuram por perfis distintos que exibam identidade. Acreditamos que se você mantiver uma boa aparência (seguindo as dicas do post), a barba não interferirá negativamente na sua seleção — pelo contrário, poderá até ajuda-lo a alcançar aquela vaga já que geralmente passa a impressão de maturidade, experiência e responsabilidade.
      Boa sorte brother!

      • Luke Bardi

        Muito obrigado! Vocês ajudaram muito! Espero que continuem assim! Ajudando os barbudos em dicas e produtos de qualidade!

Newsletter