passo a passo como aparar a barba corretamente

Passo a passo para aparar a barba corretamente

A barba deixou de ser vista como sinal de desleixo, hoje, ela é uma definição da personalidade e do estilo de vida do barbudo.
Aparar a barba corretamente duas vezes na semana é o suficiente, atentando-se apenas em tirar o excesso para mantê-la em ordem.Porém, é preciso saber como cuidar da barba e os procedimentos corretos para aparar, lavar, secar, pentear e hidratar.

Neste post mostraremos um passo a passo de como aparar a barba corretamente. Confira!

1. Aparar a barba corretamenteaparando a barba

Aparar a barba facilita o trato e você pode fazer isso com o barbeador elétrico, passando sempre no sentido dos pelos para não correr o risco deixar falhas no seu barbear.

Se você tem barba volumosa utilize a  tesourinha. Com um pente pequeno alinhe os fios para definir a linha do corte e ver o comprimento.

2. Com a lâmina, faça o contorno

Com a lâmina, elimine os fios acima das bochechas e na linha do pescoço acompanhando o sentido de crescimento dos pelos e rente à pele, sem pressionar muito contra o rosto ou passar várias vezes na mesma área.

Na linha das bochechas, o formato pode ser quadrado ou redondo, ou ainda uma linha reta da altura da orelha ao final do bigode, deixando os dois lados rigorosamente simétricos.

Na linha do pescoço, limite os pelos a dois centímetros acima do seu pomo de adão e mantenha uma linha um pouco abaixo da mandíbula até abaixo dos lóbulos das orelhas. Fazendo um ângulo de 90 graus com o pescoço, trace a reta entre a parte inferior da orelha e o queixo.

3. Lave a barba com um shampoo

Primeiramente, molhe a barba com bastante água, massageando com os dedos para que ela penetre entre os fios e na pele. Em seguida, aplique um shampoo para barba, massageando novamente com os dedos para espalhar bem o produto e limpar a pele. Enxágue bem e repita o procedimento.

Evite o condicionador para que a pele não fique oleosa.

4. Seque a barba corretamente

Para secar a barba corretamente, comece passando os dedos entreabertos para cima e para baixo, de um lado para o outro para tirar o excesso de água entre os fios — mas tenha cuidado para não puxar, evitando que os fios se soltem ou quebrem.

Aperte uma toalha seca e bem absorvente por toda extensão da barba por cerca de 5 segundos, repita a ação com outra parte seca da toalha. Em seguida, dê leves tapinhas por cima da toalha contra o rosto para que o restante de água seja absorvido. Nesse ponto, a barba estará levemente úmida e você pode deixá-la secar naturalmente.

Caso ache mais prático, seque a barba com um secador de cabelos na temperatura fria ou, no máximo, morna (para não ressecar os fios ou queimar a pele), mantendo também uma distância mínima de um palmo do rosto para espalhar bem o ar.

5. Como cuidar da barba usando o óleoóleo para barba

Depois de lavar e secar corretamente, hidrate os fios com o óleo de barba, aplicando e massageando com as mãos. O óleo vai fortalecer os fios, deixando-os maleáveis, com brilho e uma agradável fragrância masculina.

Ele também ajuda a reparar fios ressecados, pois fortalece o bulbo capilar e evita quedas.

6. Use o pente para alinhar a barba

Use um pente de dentes finos para espalhar bem o óleo para barba, remover os fios soltos e deixá-la mais organizada. Siga sempre a direção do crescimento dos pelos fazendo um movimento horizontal que parte das orelhas e segue em direção ao queixo.

Não penteie os pelos no sentido oposto ao do crescimento para não embaraçá-los.

7. Aplique o balm para finalizarbalm para barba

Para finalizar, aplique com as mãos um balm para barba, que deixará os fios macios e alinhados. Nas barbas mais compridas, ele vai agir para deixá-las com volume e textura, permitindo que você as modele melhor, dando um acabamento sem brilho e um visual mais natural. Além disso, o balm também contribui pra saúde da barba.

Pronto! Agora você já sabe como cuidar da barba antes do trato semanal. Não se esqueça ainda dos cuidados diários para mantê-la bonita e saudável.

Gostou do nosso post de hoje barbudo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros brothers também!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!