aparando a barba com navalha

6 passos para alinhar a barba com navalha

Dar uma aparada constante nos fios, é um ritual que faz parte da rotina dos homens e a utilização da navalha, à moda antiga, é um costume que voltou com tudo. Aqui a gente te mostra 6 passos para aderir a esta tendência, aprender a fazer a barba com navalha e ter um visual digno de um gentleman! Confira!

1. Hidrate o rosto e use uma toalha quente

O primeiro passo é hidratar a pele antes mesmo de começar. A pele da face é mais sensível e pode facilmente se irritar com a navalha, portanto, é importante protegê-la antes.

A toalha quente também é usada para proteger a pele contra irritações. Coloque uma toalha úmida no micro-ondas por cerca de 2 minutos e depois coloque-a no rosto. Verifique antes se não está muito quente, para evitar queimaduras. Apenas retire do rosto quando começar a esfriar.

2. Utilize espuma quente

Usar espuma quente também é decisivo para preparar o rosto, pois faz com que a navalha deslize com mais facilidade e, consequentemente, defende a pele das inflamações.

Para conseguir esquentar a espuma em casa, você pode tentar duas opções: adicione um pouco de água bem quente à sua espuma de barbear, ou esquente o produto no fogão. Quando estiver quente, espalhe no rosto com um pincel ou com as mãos.

3. Passe a navalha com cuidadopassando a navalha

Para acertar no corte e ter precisão no desenho, a navalha tem que estar super afiada. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de barbear. Deslize a navalha suavemente para não se machucar e sempre no sentido em que os fios crescem. Tenha paciência nesse momento e preste atenção para não deixar falhas.

4. Aplique óleo e use outra toalha quente

Certas áreas, como o pescoço, são mais difíceis de barbear, uma vez que é preciso passar a navalha contra o sentido do pelo. Assim, é crucial redobrar a proteção para não agredir a pele e se cortar.

Aplique um óleo para hidratar os fios e fazer com que a lâmina escorregue com mais facilidade. Além disso, repita o processo da toalha quente da mesma forma que você fez no início.

5. Apare bem o bigode

O bigode dá um toque todo especial ao look e, portanto, merece atenção na hora do corte. Fique atento para deixá-lo bem alinhado e não ultrapassar o lábio. Para garantir o acerto, não se esqueça de usar um pente para modelar, o que vai te ajudar e muito nessa tarefa.

6. Finalize com pós-barba e toalha friabarbudo

Quando acabar, lave bem o rosto e passe um produto pós-barba, o que ajuda a fechar os poros e evitar possíveis irritações. Depois, finalize com uma toalha bem fria. Use-a para terminar a limpeza e retirar excessos de fios. E acabou!

Agora cuide bem da sua navalha. Para que ela dure muito tempo, mantenha-a afiada e não a guarde molhada ou em locais muito úmidos, pois ela pode enferrujar com o tempo.

O homem barbudo sabe que é importante apostar em produtos e ferramentas para tratar da sua aparência e se cuidar. Não deixe de experimentar esse ritual rústico e apare sua barba com navalha. Você vai curtir muito o resultado!

E você? Já testou fazer a barba com navalha? Tem alguma dúvida ou dica para facilitar o processo? Conte para a gente nos comentários!

Newsletter