Você já reparou que diariamente escutamos diversas expressões? Seja entre amigos ou nos filmes, enquanto algumas duram pouco no discurso popular, outras passam de geração para geração e carregam consigo uma essência. É o caso do termo old school.

Se você nunca ouviu falar ou não lembra, aqui vai um breve resumo: é um termo em inglês usado para se referir a alguma coisa à moda antiga. Continue a leitura e veja como essa expressão está mais presente no seu cotidiano do que você imagina.

O que é old school?

Traduzindo, poderíamos dizer que significa antiga escola ou velha guarda. No entanto, seu significado vai muito além disso. Sabe aquelas coisas consideradas ultrapassadas, mas que ainda são vistas como legais por algumas pessoas? É a situação perfeita para encaixar o termo old school.

Para além desse caso, o termo pode se referir também a objetos considerados clássicos. Como exemplo, na música podemos citar o hip-hop. Já no universo da moda, a marca All Star é um ótimo exemplo de old school. Popular nos anos 80 e 90, atualmente é utilizada por pessoas mais descoladas e modernas, que têm preferência por artigos vintage e retrô.

Como é o estilo baseado nesse conceito?

Na moda, podemos dizer que os suspensórios, boinas, coletes e suéteres são as peças que mais representam a linha old school, que pode ser chamada também de retrô. A camisa xadrez, por exemplo, começou a ser usada pelos lenhadores nos anos 70 e atualmente é praticamente símbolo do estilo. Por isso, se você gosta dessa tendência, não deixe de ter uma no seu armário!

Se existe uma característica física que reforça a ideia do old school, certamente é a barba. Febre nas décadas passadas, ela está sendo cada vez mais usada entre os homens e sua principal característica é o ar mais clássico e a inspiração nas barbas de antigamente.

O interessante das barbas vintage é a versatilidade. Embora mais cheias e, às vezes, mais longas, elas se adaptam aos diferentes estilos de vida e também de personalidades. Vale lembrar: esse estilo de barba exige bastante cuidado e manutenção, para que o aspecto arrumado predomine.

Portanto, se basear nesse estilo, tanto para a barba quanto para a vestimenta, é uma opção considerada charmosa e atemporal. Outro ponto interessante pode ser mesclar peças mais contemporâneas, compondo uma produção mais estilosa, sem deixar o ar clássico de lado.

Qual a diferença entre vintage, old school e retrô?

De modo geral, os três termos possuem significados muito próximos, já que remetem a um tempo mais antigo. No entanto, existem algumas particularidades em cada uma das expressões. Que tal conhecer?

O vintage, por exemplo, se refere a tudo que é, de fato, antigo e continua em alta. Ou seja, peças antigas que podem ser usadas atualmente por estarem conservadas. Detalhe importante: tais peças precisam ter sido confeccionadas na época de referência, caso contrário se encaixam no termo retrô.

Como deu para perceber, quando a peça é apenas uma referência a uma época específica (não produzida nela) dizemos que é retrô. São tendências atuais inspiradas nos tempos antigos.

Já o old school é usado para se referir às referências que lembram itens do passado, de qualquer época. É uma tendência tão forte que marca presença na moda, música, comportamento e até no cinema.

Como você viu, muitos termos fazem parte do nosso cotidiano e, na maioria das vezes, nem os percebemos. No entanto, é sempre interessante conhecê-los um pouco mais e, quando for o caso, utilizá-los como referência para moda e estilo, como é possível com o old school.

O que você achou do termo, já conhecia? Gostou do assunto? Então, siga-nos no Instagram, Twitter e Facebook para ficar sabendo das próximas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *