dicas para praticar ciclismo

5 razões e dicas para você começar a praticar ciclismo agora mesmo

Você quer sair do sedentarismo e iniciar uma atividade física? Ótima decisão! Praticar ciclismo pode ser uma ótima opção.

Pedalar é uma ótima escolha para quem busca qualidade de vida. Além de trazer mais mobilidade, praticar ciclismo é um ótimo desafio para quem está começando no esporte e não está acostumado com o esforço físico, por ser uma atividade de baixo impacto.

Neste artigo vamos abordar algumas razões pelas quais o ciclismo é uma ótima opção de exercício e dicas para os iniciantes nesse esporte. Acompanhe!

O ciclismo é uma ótima opção de exercício

Pedalar é um meio de transporte rápido e prático, um exercício que auxilia no emagrecimento e uma maneira de se divertir e de conhecer novas pessoas.

A decisão de praticar o ciclismo, ainda que de forma amadora, transforma e melhora a sua qualidade de vida e muitos aspectos da sua rotina. Desde o momento em que você adere à atividade, sua saúde física e mental será beneficiada. Com o tempo, o corpo se acostumará à prática e ela se tornará um prazer.

Mas, antes de começar a pedalar, é muito importante a escolha da bicicleta adequada, do local, equipamentos de segurança, entre outros. Vejamos!

Escolha da bicicleta

Escolher o modelo de bicicleta é importante para poder tirar o máximo proveito da atividade. São várias opções de escolha, com marcas e modelos diferenciados. Considere, também, a ideia de adquirir uma usada.

A melhor forma de escolher uma bike é, primeiramente, definir o uso que você pretende fazer dela. Assim, identifique o seu perfil e para que ela será utilizada.

Um bom profissional saberá escolher o modelo e o tamanho correto para seu corpo. Se, por exemplo, for para lazer, como para pedalar em parques ou dar uma volta na ciclovia para se livrar do stress, prefira um modelo mais simples, do tipo híbrida ou comfort bike.

Defina do local para pedalar

O local onde será feita a pedalada é importante para manter a motivação e o foco na atividade. Assim, se você morar perto da praia, escolha praticar o exercício em ciclovias à beira-mar. Se você mora no interior, opte por estradas com uma boa pavimentação para evitar o risco de acidentes e mantenha-se afastado dos carros.

Geralmente nos lugares em que o terreno é plano, as marchas da bicicleta não são importantes. Assim, um modelo sem o câmbio é o mais indicado para praticar a atividade nos momentos de folga e lazer.

Já as mountain bike são as mais adequadas para o uso em montanhas e trilhas. Costumam ter um bom sistema de suspensão para aguentar terrenos acidentados.

Use os equipamentos de segurança

Alguns itens de segurança são essenciais para evitar acidentes durante o percurso. É preciso sempre ter guardado um kit de ferramentas básicas, além da bomba para encher o pneu. Desse modo, o ciclista pode fazer pequenos reparos e continuar a pedalada.

Tenha uma boa companhia

É uma ótima ideia ter uma companhia durante a prática dessa atividade física. Andar em grupo pode ser mais agradável e tende a ser mais prazeroso. Você pode começar a pedalar com seus amigos e, com o tempo, ir fazendo amizades com outros praticantes.

Além de ajudar a manter as relações interpessoais, você e seus amigos podem formar uma equipe de ciclismo.

É importante para sua segurança mencionar que sempre deve ser mantida uma distância de segurança entre os outros participantes.

Os benefícios de praticar ciclismo

Os benefícios do ciclismo são imensos, como a perda de peso e o ganho de condicionamento físico, auxiliando na manutenção do corpo saudável.

1. Reduz o Stress

Os problemas do cotidiano podem gerar irritabilidade e esgotamento mental.
Pedalar reduz os níveis de estresse e gera a sensação de relaxamento.

A atividade libera endorfina, que é uma substância responsável por proporcionar a sensação de bem-estar e que possui efeitos terapêuticos. Ao pedalar, você sente um alívio na irritabilidade e no estresse e o humor melhora.

2. Possui baixo impacto

Pedalar é um exercício que gera baixo impacto nas articulações. É uma atividade mais suave se comparada com outros exercícios aeróbicos com alto impacto, como a corrida ou jumping.

3. Ajuda no equilíbrio

O ciclismo melhora o equilíbrio. Essa atividade age na coordenação motora, já que exige um equilíbrio constante sobre as rodas. Além disso, o praticante também deve manter a atenção frequente, e assim, evitar o desequilíbrio e possíveis quedas.

4. Incentiva o convívio social

Ciclismo é um esporte democrático que promove o convívio social. Pode ser praticado por todas as pessoas de todas as idades, desde que tenham uma mobilidade mínima e estejam utilizando o equipamento correto, bem como os de segurança.

5. Auxilia na perda de peso

O ciclismo ajuda no processo de emagrecimento. Uma hora da atividade pode queimar entre 500 a 800 calorias, dependendo da intensidade na execução do exercício.

Além disso, andar de bicicleta diminui a fadiga e aumenta a resistência com a melhora da respiração e dos níveis de energia. Tudo isso acelera o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso.

O ciclista e os cuidados com a barbadicas para ciclismo

Primeiramente, saiba que é possível aderir a esse esporte e cuidar da barba ao mesmo tempo. Apesar dos pelos serem considerados um empecilho para a velocidade, devido ao atrito com o ar, dificultando o desempenho dos praticantes, essa preocupação fica reservada para os atletas, que geralmente competem profissionalmente.

Dessa forma, se você é um ciclista barbudo, considere adotar alguns cuidados com a sua barba:

  • Água: serve para higienizar a pele e a barba e mantê-las limpas.
  • Pano limpo: é importante para enxaguar o suor causado pelo esforço físico.
  • Balm para barba: ninguém quer pedalar e deixar os fios ao vento todo bagunçados não é mesmo? Por isso é importante alinhar e moldar a barba pra deixar os fios no lugar. Além do mais, o balm para barba forma uma camada de proteção contra os raios UV.
  • Shampoo para barba: Após tanto exercício, limpar profundamente os fios dos detritos acumulados no longo do caminho é essencial
  • Óleo para barba: diminui a irritação e hidrata. Assim, alivia os efeitos que as substâncias presentes no suor causam na pele e evita que o vento prejudique os fios.

Como você pode ver, as razões para praticar ciclismo vão desde fortalecer os músculos e emagrecer até relaxar e buscar tranquilidade,. Dessa forma, proporciona inúmeros benefícios, tanto na saúde física quanto na mental. E com certeza um deles vai atrair a sua atenção.

Além disso, não se esqueça de que é necessário ter os equipamentos básicos para a segurança e de fazer uma manutenção regular na bicicleta.

Se você curte aventuras, não se esqueça de ler o artigo sobre os melhores lugares para acampar no Brasil e viva novas experiências!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Nas Redes Sociais

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!