Você acorda de manhã e corre para a cozinha para tomar aquele cafezinho. Junto com a bebida, você ingere também a culpa. Afinal, café vicia, dá dor de cabeça, causa azia…

Mas, calma aí! Será que isso tudo é verdade mesmo ou não passa de mitos sobre café?

Neste post, vamos esclarecer algumas questões e deixá-lo mais tranquilo para apreciar uma das bebidas mais consumidas no mundo inteiro. Pegue a sua xícara e boa leitura!

1. Café vicia

Ter o hábito de tomar café não quer dizer que a bebida cause dependência. Se você acha que anda tomando muito café, vá reduzindo aos poucos para se livrar do costume sem muito estresse. O seu cérebro não entrará em conflito com você.

O uso crônico da cafeína, entretanto, leva a uma tolerância das células do nosso corpo. Isso quer dizer que, com o tempo, mais cafeína será necessária para produzir efeitos como o aumento do estado de vigília e a diminuição da fadiga.

2. Crianças não podem tomar café

A cafeína desperta qualquer um, seja adulto, seja criança. Porém, de nada adianta impedir que crianças tomem café e liberar o consumo de chocolate, refrigerantes de cola ou alguns chás. Para você ter uma ideia, um copo de chá-preto tem a mesma quantidade de cafeína encontrada em um expresso.

Logo, o café pode ser consumido por crianças, desde que com moderação. A recomendação é que ele seja oferecido apenas após os 4 anos de idade junto com o leite.

3. Café causa dor de cabeça

A enxaqueca está associada a aumento do calibre dos vasos sanguíneos na cabeça. Como a cafeína é uma substância vasoconstritora, ela atua aliviando as dores de cabeça. Por essa razão, é bastante comum encontrar remédios contra a gripe e dores de cabeça que contêm cafeína em sua composição.

4. Café ajuda a emagrecercoffe blend

Esse, infelizmente, é mais um mito. O café, isoladamente, não faz ninguém emagrecer. A boa notícia é que ele pode ajudar bastante o processo.

E há duas razões para isso. A primeira delas é que o café é um moderador do apetite, conferindo saciedade após ser ingerido. A segunda está relacionada ao aumento da disposição, o que pode estimular a prática de atividades físicas.

5. Café envelhece

Nada disso, esse é mais um dos mitos sobre café! O efeito é justamente o contrário. Assim como o vinho, o café contém polifenóis. Essas moléculas antioxidantes atuam prevenindo o envelhecimento das células. Além da contribuição estética, a saúde também agradece a ajuda dessas substâncias, que podem evitar o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial.

Já contamos os principais mitos sobre o café. Vamos agora conhecer algumas verdades sobre essa bebida:

  • o café previne o desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • a cafeína tira o sono, sobretudo das pessoas mais sensíveis a essa substância;
  • o café não deve ser tomado junto com medicamentos;
  • o consumo exagerado de cafeína prejudica a absorção de cálcio.

E aí, gostou de saber que alguns “fatos” não passam de mitos sobre café? Assine a nossa newsletter e se mantenha sempre bem informado!

[uam_ad id=”1008″]

2 thoughts on “5 mitos sobre café que você achou que eram verdadeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *