filmes indie

5 filmes indie de ficção científica

Tiros e explosões, festas universitárias regadas a bebida, liga de super-heróis ou a Terra sob ataque alienígena. Narrativas estereotipadas como essas, comuns nos longas de Hollywood, chegam a cansar, não é mesmo? Para fugir desse repertório, os filmes indie — ou independentes — são uma ótima pedida.

Os filmes indie não integram o circuito comercial do cinema. É comum que tenham orçamento limitado, e as histórias geralmente apresentam linguagem experimental e roteiros ousados graças à liberdade que os cineastas possuem. Eles ainda são aclamados em festivais, como o Spirit Awards, considerado o “Oscar dos indie”.

Quer indicações de alguns deles? Então conheça os 5 filmes de ficção científica indie que separamos para você neste post. Boa leitura e bom filme, barbudo!

1. Donnie Darko (2001)

A história é centrada no adolescente que dá nome ao filme, dirigido por Richard Kelly. Donnie (Jake Gyllenhaal), um rapaz problemático, certa noite acorda e se depara com um coelho de aspecto macabro, que diz ao protagonista o exato momento em que o mundo vai acabar.

O jovem não acredita na história até que um avião cai sobre a casa dele e quase o mata. A partir daí, Donnie começa a questionar sobre a veracidade da trágica previsão.

2. O Homem da Terra (2007)

O professor universitário John Oldman (David Lee Smith) perde o emprego e logo recebe a visita de seus alunos querendo saber a explicação para a demissão. O professor, então, revela o segredo que traz consigo: ele é imortal e vive já há milhares de anos. Depois da revelação, todos buscam entender a história e a vida de John. O longa tem a direção de Richard Schenkman.

3. O Predestinado (2015)

Com a direção e roteiro dos irmãos Michael e Peter Spierig, O Predestinado conta a história de um policial (Ethan Hawke) cuja tarefa é viajar no tempo para solucionar casos e prender criminosos. O agente, porém, tem um calcanhar de Aquiles: um inimigo que há muito tempo o engana e escapa de ser capturado — missão que será o grande desafio na vida do policial.

4. O Universo do Olhar (2014)

Ian Gray (Michael Pitt), biólogo e pesquisador, vive uma relação intensa com Sofi (Astrid Berges-Frisbey), apesar de ambos terem visões de mundo bem diferentes. Depois da morte da amada, Ian se dedica a um estudo sobre olhos e, por acaso, se depara com uma menina indiana que tem os mesmos globos oculares de Sofi.

A descoberta abala o ceticismo do pesquisador, que busca explicações além da ciência para o mistério com que se deparou no trabalho. A direção do longa é de Mike Cahill.

5. Sentidos do Amor (2011)

A história de amor entre a médica Susan (Eva Green) e o chefe de cozinha Michael (Ewan McGregor) se desenvolve em meio ao caos: uma epidemia leva todo o planeta a perder os sentidos — a visão, audição, tato, olfato e paladar se comprometem aos poucos.

O casal protagonista encontra no sentimento entre os 2 o motivo para sobreviver enquanto a espécie humana sucumbe à doença. David Mackenzie é o diretor do drama.

De um professor imortal à incredulidade abalada pela paixão de um cientista. Os filmes indie recomendados acima propõem a reflexão sobre a finitude humana, o sentido da vida, a fé e o amor — histórias autênticas que merecem ser conhecidas.

E você barbudo, já tinha assistido a alguma das obras sugeridas neste post? Quais outros filmes você indicaria aos nossos leitores? Deixe sua dica nos comentários!

Assine a nossa newsletter

Receba posts como este direto no seu email quinzenalmente!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!

Newsletter

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

Cadastre-se para receber dicas de como cuidar da sua barba!

Você foi cadastrado com sucesso. Beard on!