barba bem cuidada pelo barbeiro

5 dicas para ter uma barba mais bonita

[uam_ad id="1008"]

A barba concede ao homem distinção e estilo, porém, como nada na vida é fácil, para ter uma barba bonita é preciso dedicação. Principalmente para quem ainda é novato nesse universo e quer ter uma barba bem cuidada, é possível sofrer um pouco até conseguir deixar tudo do jeito que você realmente quer.

Muitos homens desistem de ter barba, justamente porque mantê-la dá um certo trabalho: no começo a região coça, os pelos crescem de maneira desigual deixando falhas e uma aparência desleixada, dentre outros. Assim como o cabelo, a barba precisa de tempo para ganhar forma, volume e — com a ajuda de produtos e um bom barbeiro — ir moldando o rosto.

5 passos para melhorar a aparência da sua barba
5 dicas

A aparência também é outro fator que indica quando uma barba é bem cuidada ou não. Esses fios são mais grossos e fortes do que os fios do cabelo e ficam muito mais agradáveis — na visão e no toque — quando a barba está macia e limpa.

Reserve alguns minutos do dia para cuidar especialmente da barba. Para clarear um pouco mais as coisas, vejamos os 5 mandamentos para cultivar uma bela e saudável barba!

Lembre-se: higiene é fundamental

shampoo para lavar a barba
Shampoo para Barba

Parece banal falar de higiene, mas não é. Muitos homens ainda acham que basta a água pura que cai do chuveiro para manter uma barba limpa de verdade. Lembre-se sempre de que resíduos de comida podem cair e se acumular entre os pelos e, “apenas água” não conseguirá eliminá-los. Além disso, a pele da região precisa ser bem limpa para evitar os fungos que causam a temida caspa.

Por isso, é fundamental o uso de um shampoo específico para barba. O ideal é realizar a higienização pela manhã e à noite. Além de limpa e com cheiro agradável, os fios da barba ficarão mais maleáveis e brilhosos.

Dedique-se: idas ao barbeiro são necessáriasbarbearia

Ir ao barbeiro pra cuidar da sua barba é altamente indicado. Claro, se você tiver habilidade, pode fazer uma manutenção dos fios em casa, utilizando tesoura, máquina e lâmina. Mas para reforçar recortes, linhas e organizar todos os pelos um bom profissional pode ajudar muito. Uma barba bem feita vai melhorar ainda mais sua aparência.

Olhe-se: saiba explorar seus pontos fortes

Combine o estilo da sua barba com o formato do seu rosto. Seja para acentuar seus traços ou para disfarçar algo que incomode. A barba pode transformar a aparência de um homem, por isso, use-a a seu favor. Você não precisa ter a barba igual a do cara que viu no Pinterest ou na internet: cada barba é única e você deve explorar isso. E mais uma vez você vai precisar da ajuda de um bom barbeiro para isso. Um profissional experiente saberá indicar qual corte ficará melhor para o seu rosto e quais cuidados você deverá seguir para manter os fios em dia.

Cuide-se: mantenha um kit sempre ao seu lado

Além do shampoo, tenha sempre um kit com tesoura, óleo para barba, balm  e pente. O shampoo limpa, o óleo ajuda a hidratar os fios, o balm alinha e dá volume aos pelos, a tesoura elimina aquele pelinho que cresceu antes dos demais e está se sobressaindo, o pente e a escova ajudam os fios a ficarem no devido lugar e, no caso das barbas longas, pentear evita que fiquem embaraçados e com nós, além de eliminar detritos acumulados.

óleo para barba barba brava
Óleo para Barba

Policie-se: evite os maus hábitosmão na barba

Procure evitar de ficar passando as mãos na barba a todo o momento. As nossas mãos carregam muitas bactérias que você iria preferir manter longe da sua barba. Por exemplo, você toca no corrimão do seu prédio, depois mexe em dinheiro, cumprimenta o vizinho com um aperto de mãos e, por fim, leva os dedos e todas as sujeiras: para sua barba! Além do risco de causar algum tipo de alergia ou irritação na pele, esse hábito ajuda a deixar os fios opacos, oleosos em excesso, fracos e pode causar, até mesmo, a queda dos pelos.

Conclusão

Como podemos notar, não é nada fora do comum manter uma barba bem cuidada, basta apenas mudar alguns hábitos e acrescentar outros. Tem alguma dúvida ou quer mostrar como vem deixando sua barba mais bonita? Deixe seu comentário!

[uam_ad id="1012"]

Newsletter