barba bem cuidada pelo barbeiro

5 dicas para ter uma barba mais bonita

 Não é nenhuma novidade e você já deve saber que a barba concede ao homem distinção e estilo, porém, como nada na vida é fácil, para ter uma barba bonita é preciso dedicação.

Principalmente para quem ainda é novato nesse universo e quer ter uma barba bem cuidada, é possível sofrer um pouco até conseguir deixar tudo do jeito que você realmente quer. Mas na prática, como manter uma barba bonita de verdade?

Bom, muitos homens desistem de ter barba, justamente porque mantê-la dá um certo trabalho: no começo a região coça, os pelos crescem de maneira desigual deixando falhas e uma aparência desleixada, dentre outros. Assim como o cabelo, a barba precisa de tempo para ganhar forma, volume e — com a ajuda de produtos e um bom barbeiro — ir moldando o rosto.

E aí? Pronto pra conferir as dicas e começar a ostentar aquela barba dos sonhos? Então, se liga nas dicas!

5 passos para melhorar a aparência da sua barba
5 dicas

A aparência também é outro fator que indica quando uma barba é bem cuidada ou não. Esses fios são mais grossos e fortes do que os fios do cabelo e ficam muito mais agradáveis — na visão e no toque — quando a barba está macia e limpa.

Reserve alguns minutos do dia para cuidar especialmente da barba. Para clarear um pouco mais as coisas, vejamos os 5 mandamentos para cultivar uma bela e saudável barba!

1. Lembre-se: higiene é fundamental

shampoo para barba

Parece banal falar de higiene, mas não é. Tem uns caras que ainda acham que basta a água pura que cai do chuveiro para manter uma barba limpa de verdade. Lembre-se sempre de que resíduos de comida podem cair e se acumular entre os pelos e, “apenas água” não conseguirá eliminá-los. Além disso, a pele da região precisa ser bem limpa para evitar os fungos que causam a temida caspa.

Por isso, é fundamental o uso de um shampoo específico para barba. O ideal é realizar a higienização pela manhã e à noite. Além de limpa e com cheiro agradável, os fios da barba ficarão mais maleáveis e brilhosos.

2. Dedique-se: idas ao barbeiro são necessáriasbarbearia

Ir ao barbeiro pra cuidar da sua barba é altamente indicado. Claro, se você tiver habilidade, pode fazer uma manutenção dos fios em casa, utilizando tesoura, máquina e lâmina. Mas para reforçar recortes, linhas e organizar todos os pelos um bom profissional pode ajudar muito. Uma barba bem-feita vai melhorar ainda mais sua aparência.

3. Olhe-se: saiba explorar seus pontos fortes

Combine o estilo da sua barba com o formato do seu rosto. Seja para acentuar seus traços ou para disfarçar algo que incomode. A barba pode transformar a aparência de um homem, por isso, use-a a seu favor. Você não precisa ter a barba igual à do cara que viu no Pinterest ou na internet: cada barba é única e você deve explorar isso. E mais uma vez você vai precisar da ajuda de um bom barbeiro para isso. Um profissional experiente saberá indicar qual corte ficará melhor para o seu rosto e quais cuidados você deverá seguir para manter os fios em dia.

4. Cuide-se: mantenha um kit sempre ao seu lado

Além do shampoo, tenha sempre um kit com tesoura, óleo para barbabalm e pente. O shampoo lava, o óleo ajuda a hidratar os fios, o balm alinha e dá volume aos pelos, a tesoura elimina aquele pelinho que cresceu antes dos demais e está se sobressaindo, o pente e a escova ajudam os fios a ficarem no devido lugar e, no caso das barbas longas, pentear evita que fiquem embaraçados e com nós, além de eliminar detritos acumulados.

5. Policie-se: evite os maus hábitosmão na barba

Procure evitar de ficar passando as mãos na barba a todo o momento. As nossas mãos carregam muitas bactérias que você iria preferir manter longe da sua barba. Por exemplo, você toca no corrimão do seu prédio, depois mexe em dinheiro, cumprimenta o vizinho com um aperto de mãos e, por fim, leva os dedos e todas as sujeiras: para sua barba! Além do risco de causar algum tipo de alergia ou irritação na pele, esse hábito ajuda a deixar os fios opacos, oleosos em excesso, fracos e pode causar, até mesmo, a queda dos pelos.

Os principais erros que os barbudos cometem

Tem uns caras que vivem sonhando com uma barba legal, mas ao mesmo tempo, cometem uns erros básicos! Como manter uma barba bonita assim? Por isso, a gente, como bom camarada e especialista no assunto, separou uma lista para você cortar alguns hábitos que só tendem a prejudicar a aparência dos fios e da pele. Confere aí!

Usar qualquer shampoo na barba

A gente sabe que muitos homens insistem em usar shampoo de cabelo na barba achando que vai ter o mesmo resultados do que um produto específico! Furada!

Em primeiro lugar, é bom diferenciar os tipos de produtos, afinal as peles de cada região e até mesmo os organismos funcionam de formas bem diferentes. Depois, o mais importante, é que shampoo de cabelo não tem nada a ver com um específico para barba! Senão, pra que as empresas iriam gastar tempo com pesquisas e formulações distintas?

O fato é que o couro cabelo gera mais oleosidade, conta com mais poros, além de os próprios fios terem texturas, volumes e tamanhos bem diferentes da barba. Ou seja, os produtos capilares são desenvolvidos para essas características e aplicá-los na barba é erro bobo e que pode impactar diretamente no aspecto, no brilho e na saúde dela. Portanto, separe as coisas e reserve um espacinho na prateleira para um shampoo específico de barba, beleza?

Achar que os hábitos não interferem

Tudo o que a gente come, de alguma forma, impacta em nosso organismo! Não que você precise abandonar aquele X-Tudo da esquina da sua casa pra sempre, mas também não rola ir toda semana. Afinal, uma alimentação pesada, repleta de gordura, frituras, conservantes e todas essas porcarias de junk food, certamente, vão afetar na sua aparência, não só com o ganho de peso, mas na oleosidade da pele, no envelhecimento precoce e também na saúde dos pelos.

O mesmo vale para os hábitos, tipo fumar (cilada máxima, hein?), beber em excesso e não praticar atividades! Ao manter uma vida mais saudável, sempre em movimento, vai ajudar o corpo a se manter equilibrado e, inclusive, aumentando os níveis de testosterona, hormônio fundamental para a saúde e beleza da pele, unhas e, claro, cabelos e barbas. Portanto, se quer saber como manter uma barba bonita, então capriche também na alimentação (vitaminas A, B e E são sempre bem-vindas para os fios) e nada de ficar parado por muito tempo, combinado?

Os principais mitos sobre barba

Aqueles que querem saber como manter uma barba bonita, certamente, já se depararam com muita promessa pela internet ou, até mesmo, nos salões de barbearia. Aliás, o que não faltam por aí são mitos que chegam até a surpreender os mais experientes. Pra tentar desmistificar um pouco isso tudo, confira alguns casos bem comuns!

Raspar a barba a deixa mais grossa e escura

aparador elétrico

Quem nunca ouviu essa? Talvez, isso entre na cabeça de todo mundo durante a adolescência, quando se sonha com a primeira barba! A gente vai raspando e acompanhando os pelos crescerem e, claro, a impressão que dá é de estar cada vez mais volumosa e grossa.

Só que não é bem isso, né? Naturalmente, com a idade, novos fios vão surgindo e passam a ser mais grossos do que aquela pelugem que tínhamos aos 13, 14 anos. Outro fato é que, a base dos fios também é mais grossa e vai afinando até a ponta. Portanto, quando raspamos, dá essa impressão de crescer de forma mais robusta!

Por fim, vale ressaltar aparar as pontas, ou até mesmo raspar a barba, permite retirar as pontas quebradiças, fios mais rebeldes e dar um visual novo ao rosto, porém nada de achar que fazendo isso, a barba voltará mais escura ou mais grossa.

Só quem tem muito volume e fios escuros é que tem barba bonita

Tem um monte de galã aí só com cavanhaque e até barba falhada! De fato, o título de “barbudo” acaba sempre caindo para aqueles lenhadores de plantão, mas não, isso não é uma regra de beleza ou estilo! Você pode sim ter menos volume e ser muito estiloso. Reforçamos a seguinte ideia: se quer saber como manter uma barba bonita, o segredo está nos cuidados e não no corte, estilo, cor, volume e tamanho. Preta, loira, grisalha, falhada ou por fazer, não importa! Se curtir, vai fundo, mas só dá aquele capricho, beleza?

Vale investir em tônicos para crescer a barba

Sai dessa, de verdade! Nem a medicina conseguiu achar uma fórmula ainda e você vai cair nesse conto de meia dúzia de site oferecendo “poções mágicas” para crescer a barba? O importante saber é o seguinte: até existem medicamentos que ajudam a reduzir quedas e estimularem o crescimento. Mas, são remédios e só quem pode receitar é um médico! Sem contar que podem acarretar em vários efeitos colaterais!

Fora isso, o volume de sua barba depende de uma série de fatores, inclusive hormonais! Por exemplo, o DHT, que é uma subcategoria da testosterona, define onde vai nascer mais ou menos fios no seu rosto e não há nenhuma fórmula comprovada que altere a distribuição desses hormônios no corpo. Portanto, tônico de barba é arriscado demais e os cuidados do dia a dia, certamente, terão resultados mais positivos que qualquer coisa!

Enfim, essas são algumas dicas de como manter uma barba bonita e saudável sem cair em histórias e enganações clássicas de internet. Em resumo, o segredo está nos cuidados especiais e na qualidade dos produtos usados. Não importa o volume, estilo ou corte que você queira! Dá sempre pra ter um visual legal e estiloso, se cuidar bem!

Curtiu o post? Ficou alguma dúvida ou gostaria de deixar uma sugestão para outros barbudos de plantão? Então, chega mais e coloque seu comentário aqui embaixo!

CM Product Recommendations

Newsletter