Todos sabemos que o churrasco é uma paixão nacional. Ele pode ser uma pequena reunião ou uma festa para várias pessoas, e qualquer ocasião é motivo para fazer um: seja um aniversário, uma recepção de casamento ou um simples jogo de futebol.

E, para acertar no evento, devemos tomar alguns cuidados. A quantidade e a variedade das carnes e das bebidas, os acompanhamentos, a churrasqueira… Tudo isso terá influência no resultado final. Mas fique calmo e confira as nossas dicas para realizar um churrasco em casa de respeito:

1. Selecione as carnes

A escolha das carnes varia muito de acordo com os convidados, mas é importante ter pelo menos 3 tipos:

  • entre as bovinas, a picanha é sempre bem-vinda. Mas você pode escolher também a maminha ou o miolo de alcatra, que são macias e fáceis de assar;
  • uma peça de lombo é uma boa opção entre as carnes de porco, mas também pode ser um pernil temperado com limão e sal ou uma linguiça apimentada;
  • as asinhas e as coxinhas de frango podem complementar o cardápio.

O cálculo geralmente é de 400 gramas de carne por pessoa. Se for uma festa com duração maior, o número sobe para 700 gramas.carnes para churrasco

2. Escolha as bebidas

Essenciais para um churrasco de sucesso, as bebidas também dependem muito do gosto e da disposição do pessoal.

Começando pela cerveja, um bom cálculo seriam 5 latões ou 6 long necks por cabeça. Procure incluir tipos diferentes da tradicional pilsen, como lager ou stout, que vão bem com carnes mais fortes. Pode-se colocar também 600 mililitros de refrigerante para cada um.

Caso seja uma celebração mais chique e queira incluir algum tipo de espumante, 1 garrafa para cada 4 pessoas será suficiente. Se você não abre mão do uísque, a conta é de 1 litro para cada 10 pessoas.

3. Pense nos acompanhamentos

Como teremos bebida a festa inteira, o ideal é termos carboidratos para equilibrar. O arroz é tradicional, e você pode incrementá-lo com brócolis ou alho torrado.

Faça um vinagrete menos ácido, utilizando mais azeite e menos vinagre na receita.

Além de acompanhamentos, se a carne demorar a sair, é interessante termos pequenas entradas — como uma mistura de damasco, amendoim e castanhas — e tortilhas ou pães árabes cortados em 4 — que vão bem com patê de abacaxi com frango desfiado.

4. Acenda a churrasqueirachurrasqueira carvão

Muito se fala sobre essa questão, pois existem várias maneiras de acender corretamente uma churrasqueira.

Antes de tudo, limpe-a muito bem e tire todo o carvão velho. Em um canto, faça uma espécie de cabana com os pedaços maiores de carvão e, depois, coloque uma bola de papel mais grosso no meio dela. Jogue álcool e depois acenda-a com um fósforo.

Outra maneira é entrelaçar um pedaço generoso de papel higiênico no carvão, embebê-lo em óleo e acendê-lo.

Só coloque as carnes quando já existirem brasas e não as espalhe por toda a churrasqueira, pois carnes diferentes pedem temperaturas diferentes.

Para complementar seu churrasco em casa, coloque uma iluminação leve e escolha uma playlist de músicas bem ecléticas.

Tudo pronto! Agora é só aproveitar com os amigos!
Se você tem outras dicas para fazer um churrasco em casa, compartilhe-as com a gente nos comentários!

One thought on “4 passos para fazer um bom churrasco em casa

  1. Maria Ligya Calegari says:

    Eu não tinha ideia do que fazer para acompanhamento, ainda bem que li o seu post. Mais uma coisa que terei que pensar, mas acho que dá para fazer algo legal sim. Também não tinha ideia do que ter pra fazer churrasco, por sorte vi esse folheto do Extra e tive uma boa luz. Nunca fiz churras, apesar de adorar carne, sempre como na casa dos outros. Rs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *