barba saudável

4 Dicas para uma barba bem cuidada e saudável

Por que cuidar da barba?

A barba é compreensivelmente um dos recursos mais interessantes no rosto masculino. Alguns mantém a barba para ficar mais atraente, impor respeito, questão de estilo ou simplesmente porque é mais fácil assim. Embora todas as afirmações anteriores sejam verdade, para atingir todas elas é necessário uma coisa: uma boa manutenção.

Afinal de contas, sua barba é uma das primeiras coisas que as pessoas notam quando lhe encontram. Como a primeira impressão é a que fica, você não quer correr o risco de ser considerado desleixado ou até mesmo falhar totalmente em obter os resultados desejados (ficar mais atraente, impor respeito ou facilidade de manutenção). Além disso a manutenção da sua barba também está relacionada à sua saúde e ela reflete muito bem isso.

Para você que já escolheu um estilo e já começou a deixa-la crescer, segue abaixo algumas dicas para cuidar da sua barba:

1. Não esqueça de lavar

lavando a barba

Assim como seu cabelo, o pelo facial também precisa de lavagem, ou usando um termo universal: limpeza. Isso porque ao longo do dia é acumulado sujeira externa como poeira, fumaça e detritos. Há também os detritos gerados pelo seu corpo, como descamação de pele, células mortas e fios de barba soltos. Manter esta sujeira na sua barba pode levar ao comprometimento da saúde do pelo e da pele, resultando em aparência “morta” e possíveis complicações como caspa, queda de pelo ou coceira. Nem preciso mencionar que sua barba pode ficar com cheiro [desagradável] caso não lave com frequência, principalmente se for fumante ou compartilhar espaços com eles.

Mas cuidado: O shampoo usado no cabelo ou sabonete pode deixar os fios da barba ressecados. Recomendo utilizar um shampoo para barba pois além de eliminar esta sujeira, ele ajuda a controlar a oleosidade da pele do rosto e também ajuda a hidratar os fios, deixando uma sensação de limpeza no processo. A frequência da lavagem vai depender do seu tipo de pele e necessidade naquele dia específico. É recomendado lavar a barba ao menos 4 vezes por semana.

 2. Utilize o pente e/ou escova

Após lavar e secar muito bem, é essencial pentear ou escovar sua barba. O processo de escovar tem como principal função ordenar os pêlos, sugerindo uma direção de crescimento e moldando o seu estilo. Já o pente, além de ajudar a modelar sua barba, também ajuda na remoção de fios mortos  e desembaraço que pode ocorrer na barba.

O pentear pode ser feito diariamente, após o banho ou ao se preparar para sair. O pente escolhido faz diferença aqui: os pentes de madeira são preferidos pois não causam estática como os de plástico, estática esta que faz com que os fios fiquem arrepiados e também atraem mais sujeira. Além disso, os pentes de maneira geralmente possuem os dentes mais espaçados, o que é melhor para o espesso pelo do rosto.

 3. Hidratação é fundamental

Por trás de toda grande barba há uma… pele. Isso mesmo. Não se esqueça que o pêlo cresce a partir da sua pele e ela é o “solo” que alimenta a nutrição desta bela e máscula floresta na sua cara. Manter os fios hidratados é importante para não ressecar o pêlo e a pele por baixo. Lavar sua barba de maneira apropriada é o primeiro passo para uma boa hidratação dos fios.

O uso de óleo para barba é sem dúvida a melhor forma de manter sua barba bem cuidada e hidradata ao longo do dia, pois além de melhorar instantâneamente a aparência da sua barba ele também ajuda a controlar a oleosidade que é naturalmente gerada pela sua pele para compensar a hidratação dos fioss fios, porém frequentemente ela é em excesso o que acaba prejudicando.  Se você aplicar óleo diretamente na barba, tira um pouco da responsabilidade da sua pelo em prover tal proteção, o que deixa todo o seu rosto com uma aparência mais saudável. Outros benefícios do óleo para barba são: nutrir o crescimento, reduzir pontas duplas, minimizar a queda e descamação, dentre outras, mas isso merece um artigo dedicado apenas para suas vantagens.

4. Alimentação e Descanso, mais importante do que imaginadieta balanceada para barba bem cuidada

Assim como nas outras células do seu corpo, para crescer e se regenerar sua barba precisa de proteínas que são obtidas através dos alimentos que consome. Por isso uma dieta balanceada que inclua bastante proteína e vitaminas é essêncial. Das vitaminas, algumas das responsáveis pelo crescimento saudável da barba são: vitaminas do completo-B, vitamina D, ferro, zinco e ácido fólico.

E tal como após um treino na academia, o descanso é muito importante para fomentar o crescimento e manutenção da barba. É durante a noite que o seu organismo processa maior parte dos nutrientes para a correta distribuição, gerando os hormônios necessários para o crescimento da barba.

 

Newsletter